Dinho.
Pelo que pesquisei no Google Earth, para cruzar do atlântico até El Calafate por asfalto, deve-se ir até Rio Gallegos mesmo.
Um abraço.
Versão Imprimível
Dinho.
Pelo que pesquisei no Google Earth, para cruzar do atlântico até El Calafate por asfalto, deve-se ir até Rio Gallegos mesmo.
Um abraço.
lendo desde o começo pra pegar as dicas...
Só para atualizar .
Valeu José Luiz.
Prezados Amigos boa tarde.
Estarei em Novembro na Patagônia, meu sonho era ir de carro até Ushuaia, mas não foi possível devido ao tempo disponível. Mas como sou teimoso vou de avião até El Calafate, alugar um carro e seguir para Ushuaia passando por Rio Gallegos, para tanto vou pegar a Ruta 5 de El Calafate para Rio Gallegos. Vcs saberiam me informar se é uma rota asfaltada. Obrigado e abraços
Hugo parabéns pela viagem e principalmente pelo relato. Foi de grande valia para o meu projeto.
Obrigado.
Scarabelli
Scarabelli, esse caminho até Rio Gallegos não tem graça nenhuma. Aliás, Rio Gallegos também não tem nenhuma atração. Vá pelo Chile. Conheça Torres del Paine, Puerto Natales e, se quiser, Punta Arenas. Um pouco ao norte de Punta Arenas você pode desviar para o leste e cruzar à Terra do Fogo por Manantiales, a frequência da balsa é maior do que em Punta Arenas.
Eu iria e voltaria pelo Chile.
Abraços
Scarabelli.
Fico contente em ter contribuído. Quando fiz os relatos, era exatamente essa a minha ideia.
Sobre a ida de El Calafate para Ushuaia, estou com o Newton Guerra. É muito mais interessante ir por Torres del Paine e Puerto Natales. Considero Torres del Paine o ponto alto da minha viagem, e de El Calafate até ali é um pulinho, e depois, caminho natural, passando por Puerto natales, e dali pra Ushuaia via transbordador em Primera Angostura.
Uma boa sorte na tua viagem.
Hugo.
Hugo e Newton, achei ótimo vocês levantarem esta possibilidade.
Meu roteiro pensado inicialmente seria: El Calafate - Rio Gallegos - Ushuaia - Punta Arenas -Puerto Natales - Torres del Paine - El Calafate - El Chalten - El Calafate. Este roteiro foi pensado desta forma por alguns motivos que seguem. Vou devolver o carro em El Calafate, mesmo lugar que retirarei. Se for devolver em outra cidade o valor do aluguel aumenta muito. Diante desta limitação pensei em fazer uma rota circular, passando por Rio Gallegos, levando em consideração o fator emoção/surpresa e neste ponto vocês poderiam me ajudar com muita propriedade. Pensei que talvez, se fosse descer via Punta Arenas, quando chegasse em Ushuaia a cidade ficaria "sem graça" (se é que isso seja possível) diante de tantas paisagens deslumbrantes que já teria presenciado até então e perderia aquele gosto de conquista, sei lá... Outra coisa é que, descendo via Punta Arenas, na volta, passaria pela mesma estrada, pelos mesmos lugares. O que vocês acham ? Será que daria para fazer essa rota "circular" mesmo descendo via Punta Arenas ? Existe mais de uma ruta que vai pra Ushuaia via Punta Arenas ? Esse negócio de emoção, surpresa e tal seria um detalhe com benefício inferior ao custo de passar por Rio Gallegos?
Obrigado. Abraços!!!
Scarabelli.
Compreendo perfeitamente o que você falou. Por isso acho que pode rolar sim essa rota circular que você vislumbrou. Costumo sempre dizer que, se você nunca foi a um lugar, a opinião de alguém que já foi pode ser uma referência, mas o que você vai achar do lugar só vai ser verdadeiro se e quando você for lá.
Concordei de cara com o Newton Guerra porque também não achei Rio Gallegos grande coisa. Mas se nunca tivesse ido lá, ficaria curioso em saber como é. Não fiz o trecho da Ruta 5 entre El Calafate e Rio Gallegos, mas pelo que conheci da região, é de se esperar que seja bem monótono, mas sendo novidade, tudo é válido. Eu fiz a Ruta 3 de Buenos Aires a Ushuaia. Jamais faria de novo por causa da mesmice, mas não me arrependo de ter feito uma vez...
Pra completar, pelo que pesquisei, a Ruta 5 é toda asfaltada entre El Calafate e Rio Gallegos.
Um abraço.
Scarabelli. Minha opinião.
Não conheço a estrada de El Calafate a Rio Gallegos, mas pelo que disseram, não tem atrativos. O Newton recomenda ir por Puerto Natales que tem mais atrativos. O Hugo diz que sendo novidade tudo é válido.
Concordo com as 2 opiniões. Não vejo problemas em ir e voltar pela mesma estrada, pois, mesmo sendo a mesma, o visual é diferente na volta, parecendo outra estrada. Somente quando parar para fotografar o mesmo lugar (normalmente ninguém para) que terá o mesmo cenário. Em várias viagens já fui e voltei pelo mesmo caminho (Paso de Jama, Bolívia pelo lago Chungará, estrada interoceânica, etc) e constatei essas diferenças.
Em contrapartida, assim como o Hugo, gosto de conhecer novas estradas. Fui para Ushuaia pela ruta 3 que muitos acharam sem graça e valeu. Se não tivesse ido ficaria sem saber como realmente ela é.
Pelo que entendi, vc queria saber se era toda asfaltada e o Fraenkel confirmou acima.
Qualquer roteiro que escolher será válido.
Boa viagem.