Postado originalmente por
Luiz Castilho
Amigos
Me permitam resuscitar esse fantástico tópico.
Que viagem maravilhosa o Waldir fez!!!
Quantas dicas fundamentais dadas pelo Gil!!!
É esse tipo de comunicação, companheirismo e amizade, mesmo que virtual, que faz tudo isso (viaturas, forum, relatos, questionamentos...) valer a pena.
Bem, eu estou entrando de férias em julho. Inicialmente estava programando uma expedição ao Jalapão, junto com outros foristas. Mas talvez não vá ter tantos dias como pensava e acho que vai ficar curto pro Jalapão. Outra questão é que ando mega, giga cansado e embora não tenha nada contra acampar (acampo desde os 14 anos - estou com 46) quero ter sempre uma cama à mão nessas férias (a turma da espedição vai acampando). Já estive propenso a ir para a Chapada Diamantina, já tive "certeza"de que ia para a Serra da Canastra... Depois de ler todo esse tópico (todas as 29 páginas!) me decidi pela Estrada Real. Tudo bem. Já foi dito aqui no tópico que o planejamento é tão divertido quanto a viagem em si certo? E mudanças de planos, como o próprio nome já diz, fazem parte do planejamento!
Pois bem, sou do Rio e conheço um pedacinho pequeno da Estrada Real na região de Pedro do Rio e Secretário, onde já fui pedalar várias vezes. Mas sou louco para conhecer vários dos locais da ER (Diamantina, Carrancas, Caraça...)
Como disse ainda não sei ao certo quantos dias de férias terei mas pretendo subir pela BR até Diamantina e vir descendo pelas estradas de terra, como fez o Waldir. Se a quantidade de dias livres permitir quero chegar a Parati. Devo sair logo depois do final da Copa (entre 12 e 16 provavelmente)
Ainda estou organizando o digerindo toda a informação que recolhi e venho recolhendo aqui e em sites da ER. Em breve vou formatar o trajeto que pretendo percorrer. E assim como o Waldir, não pretendo fazer reservas de hospedagem. Uma das coisas que me atrai muito nesse tipo de viagem é a liberdade de ficar mais num lugar que esteja fantástico, ou partir antes do programado de outro que não agrade tanto. Lugar para dormir sempre haverá, nem que seja na viatura. A propósito, vou com esposa e dois filhos (7 e 13 anos). Como teoricamente tudo deve estar mais seco nessa época do ano não deve enfrentar algumas das dificuldades enfrentadas pelo Waldir certo?
Por fim deixo aqui minha admiração e agradecimento a todos que postaram informações nesse tópico. Fica também um convite de coração para que aqueles que se animarem nos acompanhem nessa viagem.
Ah, e se tiver dúvidas vou postar por aqui também ok?
Grande abraço a todos!!!!!!!!!!!!