Powered by vBulletin

Projeto Patagonia - Ushuaia 2011-2012

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 109 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 78910111213141516171819202122232425262767 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/06/2011, 22:49
    Marcelo J Manente
    Documentos
    Citação:

Postado originalmente por sgrul1 Ver Post
    mmm...interessante. As datas no meu entender ficaram melhores. Sobre documentações e procedimentos com o veículo o que pode me dizer xexelo?

Colega,
    veja mais informações sobre documentos para o carro neste site que tem ótimas dicas:
    * Documentação e itens obrigatórios « Viajando de Carro
    dicas do que levar com a viatura:
    Para Veículos
    dicas gerais:
    Loco por tí América: Docas & Dicas
    Patagônia de carro - Perguntas e Respostas : Viagem de carro

Vamos nos comunicando e trocando ideias.

Abraços
  • 21/06/2011, 22:57
    Marcelo J Manente
    Ainda analisando
    Citação:

Postado originalmente por NO - CT Santos/SP Ver Post
    Xexelo
    Achei essa alteração mais interessante que a inicial ... mas depois da minha expedição, eu faria a carretera primeiro ... e voltaria por Puerto Madryn ... explico ... como a carretera é muito mais bonita (minha opinião kkkk) no inicio é melhor, se atrasar a volta daria pra correr mais pois Puerto Madryn não tem la grandes coisas (tudo isso opinião minha outro poderão discordar kkk)
    Logo seria Mendonza e/ou Cordoba (Bariloche só se a mulher quiser ir kkk), Carretera, El Chaten (se gosta de trekking é obrigatorio); el calafate (tenho a indicação de uma pousada que a dona é fantastica na entrada da cidade). Torres Ushuaia, ai se sobrar tempo Puerto Madryn kkkk
    Precisando de algo, to aqui ... ah depois vou entrar no seu blog ...
    Abs

NO,
    Ainda estou analisando o roteiro e pode ser que mude alguma coisa.
    A opção de fazer a Carretera primeiro pode ser interessante mesmo, não tinha pensado.
    Voce diz: Iniciar por Mendonza e descer pela ruta 40 até Futaleufu e depois Carretera??
    Falando em blog, já terminou o seu?

Abraços.
  • 22/06/2011, 01:36
    NO - CT Santos/SP
    Isso
    Conhecendo a região ... hj se fosse pra la faria como falou ...
    Meu blog ja cheguei até o acidente kkkk
    Faltam os ultimos sete dias ... logo logo sai ... ja to colocando fotos e corrigindo e vendo os últimos detalhes
    abs
  • 26/06/2011, 19:19
    rcofreitas
    Olá Xexelo!

Eu fui para Ushuaia com o Nô e tenho uma sugestão/pergunta!

Você vai de Calafate para Ushuaia, certo?

Porque você não considera ir primeiro para Puerto Natales e Punta Arena e depois Ushuaia?

Além de rodar menos, você vai perder algumas regiões e cidades muito bonitas!

Além disto, em Punta Arenas tem um ferry boat (apenas uma viagem por dia) para Porvenir e daí você pode ir direto para Ushuaia.

De Porvenir até San Sebastian/Chile é ripio, mas depois de passar por San Sebaastian/Argentina é tudo asfalto.

Eu não vi Torres del Paine em seu projeto! É o local mais bonito da região!

grande abraço,

Ricardo
    Kataya4x4
  • 26/06/2011, 21:38
    hugorangel
    Viajar é preciso...

Professor Marcelo.

Antes de mais nada, tire uma dúvida: você é professor de matemática? A pergunta é porque só tinha ouvido um “SE, somente SE” como forma de exprimir uma condição, vindo de um professor de matemática...

Bem, depois de ler todo o seu tópico, seu blog, ver muitas fotos de amigos foristas que interagiram com você aqui no tópico, e reviver muito da minha própria expedição a Ushuaia, tomo a liberdade de fazer algumas considerações que considero válidas/úteis:

1- Seguro Carta Verde – vale a dica do Mestre Ramalho para economizar uma boa grana, especialmente porque você pretende sair por Foz do Iguaçu. Pegue a dica com ele e faça o seguro lá.

2- Independentemente de você ir de Ranger ou de Niva, não considere se utilizar de velocidades elevadas, acima de110 km/h, nas grandes retas da patagônia pra ganhar tempo. Os fortes ventos quase sempre tornam essa opção impraticável, além de muito insegura. Seu planejamento com deslocamento em velocidades mais moderadas está corretíssimo.

3- As despesas com refeições realmente podem ser muito baixas ao longo da viagem. Fizemos algumas poucas extravagâncias ao longo do nosso roteiro, mas poderíamos tranquilamente passar sem elas. Uma dica, pra quem gosta como eu, é comer muita empanada, quase sempre muito barata e de boa/ótima qualidade em todo território argentino. Para você ter uma idéia, em Puerto Madryn comemos uma dúzia delas, eu e meu irmão, pagando 12 pesos, equivalentes a R$ 6,00 na época que passamos por lá. Fo um dos almoços mais baratos da viagem.

4- Os custos, de maneira geral, ficam bastante mais altos na época em que você pretende ir, em relação à época em que fui: janeiro é alta temporada, e lá, como aqui, os preços sobem. O grupo dos Kataya que foi no final de dezembro constatou isso.

5- Pitacos sobre o roteiro:
    - como disse o Ricardo no post anterior, você não pode deixar Torres del Paine fora do seu roteiro. É o lugar mais bonito da viagem na minha opinião. Pense em acampar uma noite dentro do parque, até porque, não creio que haja um lugar adequado em Cerro Castillo, conforme previsto na sua planilha. Parei lá para almoçar, mas não vi nem camping nem pousada.
    - entre El Chaltén e Cochrane, pense num pernoite em Gobernador Gregores, mesmo que isso aumente um pouquinho o percurso. Vale a pena. O lugar tem recursos, diferente de Bajo Caracoles, que não tem nada e, pelo relato do NO – CT Santos, os caras cobram quanto querem no pouco que tem. O lugarejo é muito precário, no meio do deserto da patagonia.

6- Como mencionou o José Leite Neto em um dos seus posts, o Mestre Ramalho tem um manual de sobrevivência que serve para qualquer um, viajante ou não. Vale uma leitura. Peça a ele que ele terá enorme prazer de lhe enviar (ele é sempre solícito).

No mais, desejo muita sorte na jornada. Como já disse outras vezes, independentemente da viatura, é uma viagem pra nunca mais esquecer.

Um abraço.

Hugo.
  • 27/06/2011, 13:22
    Marcelo J Manente
    Planejamento novo
    Citação:

Postado originalmente por rcofreitas Ver Post
    Olá Xexelo!
    Eu fui para Ushuaia com o Nô e tenho uma sugestão/pergunta!
    Você vai de Calafate para Ushuaia, certo?
    Porque você não considera ir primeiro para Puerto Natales e Punta Arena e depois Ushuaia?
    Além de rodar menos, você vai perder algumas regiões e cidades muito bonitas!
    Além disto, em Punta Arenas tem um ferry boat (apenas uma viagem por dia) para Porvenir e daí você pode ir direto para Ushuaia.
    De Porvenir até San Sebastian/Chile é ripio, mas depois de passar por San Sebaastian/Argentina é tudo asfalto.
    Eu não vi Torres del Paine em seu projeto! É o local mais bonito da região!
    grande abraço,
    Ricardo Kataya4x4

Ricardo,

O planejamento inicial já foi completamente mudado e pode mudar mais ainda. O atual está em meu blog: Viajar eu preciso, viver é impreciso

Atualmente devo descer direto pelo lado do Atlantico com apenas uma parada turistica em Puerto Madryn, peninsula Valdez e Punta tombo e depois direto até Ushuaia. Tudo isso com as devidas paradas para dormir é claro.
    A volta será por Punta Arenas, Puerto Natales, TDPaine, Calafate, Chalten e depois Carretera.

Estou pensando se não faço o caminho ao contrário, descendo pela Ruta 40 a partir de Mendonza, entrando na Carretera a partir de Futaleufu e a partir dai fazendo o caminho que seria o contrário do roteiro que tenho no blog.

Uma outra ideia é na volta subir pela 40 até Esquel, depois ir até Puerto Madryn e então voltar pra casa.

Vou analisando as opções. Nas férias vou fechar o roteiro e vou ver se tem outros colegas e viaturas que queiram seguir junto.
    Obrigado pelas dicas.

Abraços
  • 27/06/2011, 13:42
    Marcelo J Manente
    Citação:

Postado originalmente por hugorangel Ver Post
    Viajar é preciso...
    Professor Marcelo.
    Antes de mais nada, tire uma dúvida: você é professor de matemática? A pergunta é porque só tinha ouvido um “SE, somente SE” como forma de exprimir uma condição, vindo de um professor de matemática...
    Bem, depois de ler todo o seu tópico, seu blog, ver muitas fotos de amigos foristas que interagiram com você aqui no tópico, e reviver muito da minha própria expedição a Ushuaia, tomo a liberdade de fazer algumas considerações que considero válidas/úteis:
    1- Seguro Carta Verde – vale a dica do Mestre Ramalho para economizar uma boa grana, especialmente porque você pretende sair por Foz do Iguaçu. Pegue a dica com ele e faça o seguro lá.
    2- Independentemente de você ir de Ranger ou de Niva, não considere se utilizar de velocidades elevadas, acima de110 km/h, nas grandes retas da patagônia pra ganhar tempo. Os fortes ventos quase sempre tornam essa opção impraticável, além de muito insegura. Seu planejamento com deslocamento em velocidades mais moderadas está corretíssimo.
    3- As despesas com refeições realmente podem ser muito baixas ao longo da viagem. Fizemos algumas poucas extravagâncias ao longo do nosso roteiro, mas poderíamos tranquilamente passar sem elas. Uma dica, pra quem gosta como eu, é comer muita empanada, quase sempre muito barata e de boa/ótima qualidade em todo território argentino. Para você ter uma idéia, em Puerto Madryn comemos uma dúzia delas, eu e meu irmão, pagando 12 pesos, equivalentes a R$ 6,00 na época que passamos por lá. Fo um dos almoços mais baratos da viagem.
    4- Os custos, de maneira geral, ficam bastante mais altos na época em que você pretende ir, em relação à época em que fui: janeiro é alta temporada, e lá, como aqui, os preços sobem. O grupo dos Kataya que foi no final de dezembro constatou isso.
    5- Pitacos sobre o roteiro:
    - como disse o Ricardo no post anterior, você não pode deixar Torres del Paine fora do seu roteiro. É o lugar mais bonito da viagem na minha opinião. Pense em acampar uma noite dentro do parque, até porque, não creio que haja um lugar adequado em Cerro Castillo, conforme previsto na sua planilha. Parei lá para almoçar, mas não vi nem camping nem pousada.
    - entre El Chaltén e Cochrane, pense num pernoite em Gobernador Gregores, mesmo que isso aumente um pouquinho o percurso. Vale a pena. O lugar tem recursos, diferente de Bajo Caracoles, que não tem nada e, pelo relato do NO – CT Santos, os caras cobram quanto querem no pouco que tem. O lugarejo é muito precário, no meio do deserto da patagônia.
    6- Como mencionou o José Leite Neto em um dos seus posts, o Mestre Ramalho tem um manual de sobrevivência que serve para qualquer um, viajante ou não. Vale uma leitura. Peça a ele que ele terá enorme prazer de lhe enviar (ele é sempre solícito).
    No mais, desejo muita sorte na jornada. Como já disse outras vezes, independentemente da viatura, é uma viagem pra nunca mais esquecer.Um abraço.
    Hugo.

Ola Hugo,
    Você, com seu relato, foi uma das minhas inspirações para esta empreitada.
    Não, não sou prof. de Matemática, sou de Português (e mesmo assim tbm erro de vez em quando).

Respondendo:
    1- Sim, eu mudei minha saída do Brasil para passar por Puerto Iguazu e fazer a Carta Verde por lá.
    2- Andar pisando muito e ainda fora do meu pais não é minha ideia mesmo.
    3- No quesito refeição eu fiz um orçamento por alto para não ter nenhum problema de falta de grana no passeio.
    4- Tbm pensei na alta dos preços em Dez-Jan.
    5- Em TDP penso em acampar mesmo, até porque parece que os hoteis lá dentro estão fora dos meus$$ padrõe$$$. Pensei em dormir em B. Caracoles mais pela aventura. Mas vou analisar com carinho ir a G. Gregores.
    6- Vou pedir o manual pro Ramalho.

Muito obrigado Hugo por seus conselhos e pitacos, eles sempre serão bem vindos.

Um abraço.
  • 27/06/2011, 14:04
    ramalho-vitoria
    Um simples roteirinho está sendo tachado de manual.

Não sei se isso me envaidece ou causa preocupação, visto que viagens são coisas personalíssimas e o gostoso das coisas e a busca de informações complementares.

Com relação a Bajo Caracoles, não conheço o camping, mas no bar, que também é o posto de combustível, existe acomodações precarárias mas certamente superiores a uma barraca, até pelo frio.

Grande abraço.
  • 27/06/2011, 15:16
    hugorangel
    Mestre Ramalho,

Quem sou eu para discordar de ti grande mestre... mas com relação a Bajo Caracoles, a preocupação maior nem é a precariedade do lugar, mas sim os valores abusivos que o dono pode praticar. Não sei se você leu o relato do NO - CT Santos no seu blog (Patagonia 2010 / 2011), onde após o acidente sofrido, ele foi praticamente extorquido naquele fim de mundo. Muitos vão dizer que ele teve foi sorte, mas os valores me impressionaram...

Ao Marcelo, preciso dizer que achei bastante interessante a ideia de subir pela Ruta 40 até Esquel, isso evita um trecho extremamente monótono da Ruta 3. Acho que essa ideia pode ser amadurecida... E se precisar de mais pitacos, estarei sempre a disposição.

Grande abraço a todos.

Hugo.
  • 27/06/2011, 16:52
    joseleiteneto
    Citação:

Postado originalmente por ramalho-vitoria Ver Post
    Um simples roteirinho está sendo tachado de manual.

Não sei se isso me envaidece ou causa preocupação, visto que viagens são coisas personalíssimas e o gostoso das coisas e a busca de informações complementares.

Com relação a Bajo Caracoles, não conheço o camping, mas no bar, que também é o posto de combustível, existe acomodações precarárias mas certamente superiores a uma barraca, até pelo frio.

Grande abraço.

Roteirinho? Seja humilde, mas nem tanto...

Aquilo é um enciclopédia... Estou pensando seriamente em imprimir e transformá-lo em meu "livro de cabeceira" rsrsrs

Estou tentando planejar a rota da minha viagem em dezembro/janeiro para Ushuaia, saindo do Acre... Porém a coisa está muito complicada, estou sem tempo.

Creio que vou ficar de olho aqui e pegar uma rota consolidada do colega Niveiro rsrsrs
  • 27/06/2011, 16:53
    Marcelo J Manente
    Ruta 40
    Citação:

Postado originalmente por hugorangel Ver Post
    Ao Marcelo, preciso dizer que achei bastante interessante a ideia de subir pela Ruta 40 até Esquel, isso evita um trecho extremamente monótono da Ruta 3. Acho que essa ideia pode ser amadurecida... E se precisar de mais pitacos, estarei sempre a disposição.
    Grande abraço a todos.
    Hugo.

Pois é Hugo, vc já tinha me falado que a estrada ao lado do Atlantico era monotona.
    Acho que vou pesquisar e implementar a idéia de descer a ruta 40 até Futaleufu, entrar na Carretera, voltar para Argentina pelo Paso Roibalos em Bajo Caracoles, depois Chalten, Calafate, TDP, Punta Arenas e Ushuaia.
    Na volta Ushuaia, Gob, Gregores, Esquel, Puerto Madryn e segue para casa. Provavelmente terei de acrescentar paradas entre Gob. Gregores e Esquel.
    Vou dar uma pesquisada.

Um abraço.
  • 27/06/2011, 16:56
    joseleiteneto
    Citação:

Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Pois é Hugo, vc já tinha me falado que a estrada ao lado do Atlantico era monotona.
    Acho que vou pesquisar e implementar a idéia de descer a ruta 40 até Futaleufu, entrar na Carretera, voltar para Argentina pelo Paso Roibalos em Bajo Caracoles, depois Chalten, Calafate, TDP, Punta Arenas e Ushuaia.
    Na volta Ushuaia, Gob, Gregores, Esquel, Puerto Madryn e segue para casa. Provavelmente terei de acrescentar paradas entre Gob. Gregores e Esquel.
    Vou dar uma pesquisada.

Um abraço.

* PS: Marcelo, se me permite, depois de consolidada a rota me mande por email Rsrsrsrs... A única diferença é que sairei do brasil pelo Acre, porém no trecho da patagônia e pontos de parada, serão os mesmos...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 109 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 78910111213141516171819202122232425262767 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:58.