Postado originalmente por
marceloguimaraes
Olá pessoal!
No final de outubro fiz a viagem pela Patagônia. Nossa idéia inicial seria fazer uma viagem de trinta dias, no entanto, minha esposa passou mal na viagem e reduzimos pela metade, ou seja, quinze dias.
No entanto, por sorte, logo no início resolvi esticar bastante, então fazia dois dias de estrada em apenas um. Então apesar do pouco tempo, conseguimos fazer bastante coisa.
Saímos de São Paulo no dia 29/10 e fomos até o Ushuaia pela Ruta 3, passando por Punta Tombo e Península Valdes (vale a pena). Na Península entrou uma pedrinha entre o disco de freio e a pastilha, foi quando descobri que o macaco hidraulico estava com problema, mas foi tranquilo de resolver com outro emprestado. Depois rodamos 900km sem macaco (graças a Deus não aconteceu nada).
Ficamos três dias em Ushauia, depois fomos até o Chile. Detalhe: quase ficamos sem combustível, pois antes de pegar o rípio, só havia gastado 1/4 de diesel e não abasteci, só fomos encontrar combustível quando já tínhamos andado 30km na reserva.
Fomos dois dias no Parque Torres Del Paine, o primeiro dia foi perdido, pois o tempo estava fechado, no segundo não estava completamente limpo, mas conseguimos ver as paisagens. Lindíssimo.
Depois fomos até El Calafate, ficamos dois dias, conhecemos o Perito Moreno, bar de gelo etc (adoramos). De El Calafate passamos por El Chalten, mas como minha esposa começou a passar mal, não ficamos e decidimos começar a voltar para o Brasil, dirigi 23hs de El Calafate até Bariloche.
A Ruta 40 é lindíssima, e o caminho da volta para o Brasil de Bariloche (que não foi pela Ruta 40 - não lembro o nome), vai beirando o lago, é fantástico.
Na volta decidimos não pegar o Buque Bus e a decisão foi acertada, apenas um guarda (quando faltava 30km para sair da Argentina) começou a querer dinheiro, mas logo desistiu e saiu bem mais barato ir até o Uruguai por terra.
Infelizmente abortamos muita coisa, El Chalten (conhecer o Flitz Roy) , a Carretera Austral, Rafiting em Futaleufu, escalar o Vila Rica, Mendoza, Bariloche etc, mas valeu a correria.
Sugestão: Leve a maior parte do dinheiro para trocar na Argentina, até no Ushuaia é possível fazer o câmbio. Fiquei com receito e comprei em São Paulo, resultado: 3.5 pesos para 1R$ e no Ushuaia consegui 4.5 pesos para 1R$. Mesmo para pesos Chilenos vale a pena trocar lá, a cotação é bem melhor.
Apesar de ter sido parado muitas vezes, não me pediram o cambão, kit de primeiros socorros. Apenas pediram para ver o triângulo, e se implicaram pq o extintor estava fora da embalagem, mas a validade estava pintada no próprio reservatório.
Apesar de a minha viagem ter sido corrida, se precisar de alguma dica sugestão, estou às ordens!
Abraços,
Marcelo.