PQP, topicozinho tosco! :odedo:
Versão Imprimível
PQP, topicozinho tosco! :odedo:
Uso TOP TURBO 14W40 API CI-4 há vários anos. Excelente óleo mas dificil de achar, compro em galão. Troco junto com o filtro cada 8.000 km mas já andei 12.000 km sem problemas.
Olha, eu to usando Shell Rimula X3 a cada 10.000km sempre junto com o filtro, e o de combustivel, a cada 2 trocas do óleo..
Sai até aquele cheirinho foda de óleo novo queimado na descarga :dance::dance::dance::dance:, e fumaça? só preta de vez enquando quando esqueço o pé no acelerador:odedo: :odedo: :odedo: :odedo:
:mrgreen:
Pessoal, algum de voces fazem alguma coisa parecida em segurar a turbina logo na primeira ligada só pra poder lubrificar ela primeiro? ou eu sou o unico penoso que faz isso?:mrgreen:
Eu sempre espero 30 segundos antes de acelerar TODAS as vezes que ligo um motor turbinado (seja ciclo Diesel, seja ciclo Otto), e também os mesmos 30 segundos em marcha lenta antes de desligar. Nunca tive problemas com turbinas.
Agora Carlos, nas L200 sempre utilizaei o Castrol Tection. Na minha opinião, o 4D56 (ainda mais com 141 cv) é um motor muito "milindroso" para se arriscar um óleo fora da recomendação do fabricante.
Abraço.
Mas eu não uso fora da recomendação, a especificação desse óleo que eu uso também atente as mesmas do castrol... e já uso ele a algum tempo e o motor sempre funcionou dentro dos padroes, o fato de usar o castrol seria apenas por que é essa marca que patrocina a mit, por isso ela recomenda, mas ela recomenda também as especificações do óleo, e por ai é só escolher um outro óleo que atenda exatamente essas especificações e ta tudo beleza, entendo a preocupação mas é bastante dificil achar esse óleo castrol fora da concessionaria, e lá dentro é uma facada... e o X3 ainda tem alguns aditivos de brinde:mrgreen:.
:concordo:
Só retificando pq ta parecendo que minha viatura está com problemas e não é o caso:
Quando eu disse: "Mas da ultima vez que usei CH, foi um brutus da ipiranga, achei que a viatura andou fumando mais.. voltei para o CI, com o top e voltou ao normal."
Quiz dizer Da ultima vez que use CH (...) achei que a viatura andou fumaceando mais NAS SITUAÇÕES EM QUE TODO CARRO DIESEL FUMACEIA (arrancadas e etc), menos a hilux que tem uma mini refinaria no motor na qual não sai nem um tico de fumaça em momento algum..:mrgreen:
O que eu acho estranho são as concessionárias toyota usarem um 10w 40 SM/CF na hilux (o mesmo do corola), enquanto já tem óleo CI4. Na concessionária esse óleo tem uma embalagem da toyota, mas é o mobil (na embalagem original vem escrito que o óleo é especialmente recomendado para carro flex).
Alguém sabe o motivo?
Existe alguma vantagem no fato do óleo ser semi-sintético, mesmo apresentando uma classificação de desempenho inferior?
A toyota esta usando um CF na hilux ????
que coisa bizarra...
Pra vc ter uma ideia, o NGD de 2005 (minha picape) ja exige classificação CH-4.. duas classificações superiores a essa.. no meio ainda tem a CG...
Hoje os óleos top de linha, como o TOP TURBO e Brutus ja estao em CI..
A petrobras, p.ex, salvo engano so tem óleo com essa classificação bem grosso, para motores CANSADOS..
veja:
LUBRAX TURBO VIGOROS Óleo lubrificante mineral multiviscoso, especialmente formulado para motores a diesel de veículos com alta quilometragem ou de uso diário intenso. Atende as exigências da classificação API CF-4, proporcionando maior proteção do motor. Possui em sua composição:a gente condicionador de retentores, que ajuda a prevenir vazamentos internos e externos e o consumo excessivo de óleo, e agente de adesividade, que confere mais liga ao óleo. Pode ser usado em substituição aos óleos de nível de desempenho API CF. Aditivos: anticorrosivo, antidesgaste, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina, agente condicionador de retentores, melhorador do índice de viscosidade, abaixador do ponto de fluidez e agente de adesividade. Classificações: API CF-4 Grau disponível: SAE 25W-60
Eu nao colocaria um óleo desse na minha picape nem a pau..
Busca informações no manual e da uma ligadinha na Toyota e pergunte se vc pode usar esse oleo no motor..
se nao puder, mete o ferro nessa ccs, pq isso é um absurdo.. é jogo sujo pra ter mais lucro..