Eu acho que sei da onde tiraste esta informação.:mrgreen:
Deixa eu te dizer que chegou a 48ºC.:concordo:
Versão Imprimível
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk ...
Créditos para o caríssimo amigo Glaicon!!!! ... como diria o saudoso Chacrinha: “nada se cria, tudo se copia” ... eu até pensei em colocar assim: “informação do amigo do amigo Glaicon que mora em Dubai” (ficaria esquisito, né??!!!) ... ou remeter para o “post” onde o prezado amigo me passou essa informação ... mas, considerando que já havia feito um verdadeiro “testamento” (Coitado do Fred ... deve estar lendo até hoje, de tão longo!!!) preferi deixar assim mesmo ... rsrsrs ...
Forte abraço.
Vapu 48° é de cozinhar o corpo.
Prezado colega, como já havia comentado, tenho uma l200 triton 2015. O motor dela é o 4m41, o mesmo usado na sua full, com exceção de alguns melhoramentos para a sua, como a turbina de geometria variáel e calibração para maior potencia.
Se olharmos o manual da minha triton há na última página dele a indicação de uso do Oleo Lubrax Advento 4x4 10w30 API CJ4 semi sintético. Mas no mesmo manual, na parte interna dele, quando trata das manutenções de troca de oleo, apresenta uma tabela com diversas viscosidades que poderiam ser usadas de acordo com o local de utilização do veículo. Dessa tabela se extai que a viscosidade 15w40 poderia ser usada até em regiões de -15 graus. Assim, entendo que no mesmo manual está autorizado o uso de diversos oleos, inclusive os 15w40 API CI4, que é até superior ao indice de API pedido pelo manual.
E tem um detalhe interessante e que vai ao encontro do que vc comentou. Se pegarmos o manual de uma Triton 2012, por exemplo, o oleo indicado na última página do manual é o 15w40 da Castrol.
Eu penso que esses motores não mudaram muito desde seu lançamento, que já data mais de uma década em uso no Brasil. A mim me parece que a mudança do Castrol 15w40 para o Lubrax 10w30 foi muito mais uma questão de acerto mercadológico entre montadora e fornecedora de oleo. E nesse caso temos até que parabenizar a Mitsubish porque pelo menos eles passaram a usar na linha um óleo melhor do que o anterior (APICJ4 é superior ao Castrol, sem sombra de dúvidas). Mas isso não quer dizer que estaremos descumprimento a normativa constante no manual se continuarmos usando oleos 15w40, até porque em outra parte do manual há autorização para a sua utilização.
No meu caso específico minha camioneta usou o 10w30 lubrax advento 4x4 até os 40 mil km. Nesse período fazia todas as revisões na rede Mit. Depois disso fui fazer uma longa viagem pela América do Sul e decidi que, para ter flexibilidade operacional, deixaria de lado as revisões na rede e passaria a fazer por conta própria. A escolha do óleo para o 15w40 API CI4 ocorreu porque encontramos esse tipo de lubrificante em qq lugar. A minha já usou o Mobil MX, YPF XV 300 e o Ipiranga AP, todos 15w40 com viscosidade 15w40 API CI4, sendo que o que gostei mais foi o YPF XV 300, que é até um CI4+ e usado em altissima km em caminhoes volvo.
Já acionei o meu motor com 15w40 em temperaturas muito frias, abaixo de zero e em altitudes razoáveis (- 6 graus e 4600 metros, no meio de um deserto na Bolivia) e não tive problemas. Hoje estendo essa interpretação que fiz do manual da L200 para os outros oleos usados nos diferenciais, caixa de marchas e de transferencia, sem problemas, vale dizer, uso oleos com especificação recomendada mas sem ser necessariamente o que está na última página do manual.
grande abraço
Bruno
Boa noite ... Obrigado, meu caro Brunospf pelo bom e construtivo "feedback" ... Forte abraço.
Regras gerais para óleo:
Optar por óleos para motor Diesel pois são melhores que Gasolina. Possuem detergência e resistência maior. TBN inicial mais alto.
Optar por óleos de menor viscosidade a frio, 5W ou 0W. Forçam menos o motor de arranque na partida e lubrifica mais rápido as partes.
Optar por óleos sintéticos pois tem maior estabilidade (índice VI) e durabilidade.
Trocar no máximo com 10mil km, independente do que dizem.
Usar filtro de óleo de 3 microns ou melhor.
Classe do óleo. SN, etc, A3, etc, C4, etc, não tem regra geral. E classes mais novas podem danificar o motor sim.
Viscosidade maior/menor (20, 30, 40, etc) não tem regra geral.
Um óleo ótimo, para aqueles que podem usar, são o de especificação 507.00 da VW.
Muito boa suas colocações sobre óleos lubrificantes.
Existe um canal do YouTube, acho que é da Polônia (não tenho certeza), chama-se "Piotr tester", onde usa-se um motor com uma roldana esfregando num metal banhado no óleo testado e mede-se o desgaste desse metal. Os que apresentaram menor desgaste foram os Shell Helix HX8, e os que apresentaram maior desgaste foram os Castrol.
Bom saber....eu uso o Shell Helix HX-8 05W30 sintético na minha Hilux 2006,troco aos 7.500 km,até agora está tudo ok,mas é um óleo para gasolina,etanol e diesel.
Comparando com o óleo que usam na css Toyota,que também usam para carros diesel e flex,o HX-8 é superior por ser sintético e SN(o da Toyota é SM)....enfim,não é um óleo pica das galáxias,mas está acima do que usam na css.
Usar óleo mais viscoso é necessário quando a temperatura do óleo no carter fica mais alto pois afina o óleo. Isso ocorre quando o motor é exigido. Exemplo puxar carga ou andar forte todo o tempo.
Se você não faz nenhum dos dois acima, não precisa se preocupar em mudar o óleo porque mora no inferno. Maior parte do calor do óleo é removido via o sistema de arrefecimento.
Grato pela informação,eu sou do Rio,que no geral é bem quente...rs
A minha Hilux é carro de shopping praticamente,só anda vazia e não faço trilha,e só ando como tiozão...não passa de 2000 rpm.
O óleo 05W30 é muito usado no mundo todo e nas caminhonetes mais novas também,sem problema...acredito mesmo que não vá me dar dor de cabeça,enfim...