Powered by vBulletin

Qual lubrificante vcs usam e porque???

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/03/2018, 21:14
    caio-mecer
    Citação:

Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    Amigo eu tive uma Frontier 2013 e isolei a EGR, porém não tinha dado nenhum problema, apenas para não sujar a admissão e cabeçote.

Vendi a Frontier é comprei uma S10 2014 com 46 mil km e está deu pau na EGR. Acendeu luz. Após isso isolei a EGR com uma chapinha e como a luz continuava acesa, reprogramei a central com o pessoal da SFI.
    O bom da S10 é que não tem DPF e agora não tem EGR.

Realmente ela não tem DPF mesmo. As que usamos aqui, quando da manutenção, o mecânico me repassou esse detalhe. Parece que as Hilux tb não tem. Quanto te cobraram para reprogramar a central e esquecer o EGR?? Pergunto isso pq o sistema é uma válvula, logo, acredito que se ele for programado para trabalhar sempre em off, não precisaria de outra alteração física, já que a válvula permaneceria sempre fechada e o jamais iria passar gases para o sistema de admissão. Dependendo do preço que eles cobrem para remover o DPF, poderia deletar o EGR logo também. Para remover o DPF ouvi dizer que é bem rápido, cerca de 20 min na parte de reprogramação e mais uns 40 min a 1 hora para remover fisicamente o filtro.
  • 20/03/2018, 21:35
    Fred Miranda
    Citação:

Postado originalmente por caio-mecer Ver Post
    Realmente ela não tem DPF mesmo. As que usamos aqui, quando da manutenção, o mecânico me repassou esse detalhe. Parece que as Hilux tb não tem. Quanto te cobraram para reprogramar a central e esquecer o EGR?? Pergunto isso pq o sistema é uma válvula, logo, acredito que se ele for programado para trabalhar sempre em off, não precisaria de outra alteração física, já que a válvula permaneceria sempre fechada e o jamais iria passar gases para o sistema de admissão. Dependendo do preço que eles cobrem para remover o DPF, poderia deletar o EGR logo também. Para remover o DPF ouvi dizer que é bem rápido, cerca de 20 min na parte de reprogramação e mais uns 40 min a 1 hora para remover fisicamente o filtro.

Me passe seu contato de whatsapp ou email para te explicar.
  • 22/03/2018, 20:20
    caio-mecer
    Citação:

Me passe seu contato de whatsapp ou email para te explicar.

caio.mecer@yahoo.com
  • 07/05/2018, 00:48
    Brunospf
    Eu tenho uma L200 2015, 3.2 diesel. Comecei usando o lubrax advento 4x4, 10w30, api cj4, semi sintetico. Isso até uns 39 mil. Depois disso fui fazer uma viagem grande pela America do Sul e optei usar oleos minerais 15w40, api ci4, minerais, com trocas em 5 mil km, porque esse tipo de lubrificante é mais fácil de achar em qq lugar. Já usei Mobil MX, Ipiranga AP e YPF XV 300, sendo esse último o melhor dos tres, pois é um API CI4+. Agora a camioneta está com 72 mil e indo muito bem.

sds

Bruno
  • 07/05/2018, 06:18
    Fred Miranda
    Citação:

Postado originalmente por Brunospf Ver Post
    Eu tenho uma L200 2015, 3.2 diesel. Comecei usando o lubrax advento 4x4, 10w30, api cj4, semi sintetico. Isso até uns 39 mil. Depois disso fui fazer uma viagem grande pela America do Sul e optei usar oleos minerais 15w40, api ci4, minerais, com trocas em 5 mil km, porque esse tipo de lubrificante é mais fácil de achar em qq lugar. Já usei Mobil MX, Ipiranga AP e YPF XV 300, sendo esse último o melhor dos tres, pois é um API CI4+. Agora a camioneta está com 72 mil e indo muito bem.

sds

Bruno

Com a mudança de viscosidade, não sentiu diferença no barulho não? Tipo válvulas batendo?
  • 02/06/2018, 18:11
    Brunospf
    Citação:

Com a mudança de viscosidade, não sentiu diferença no barulho não? Tipo válvulas batendo?

Olá Fred, senti para melhor. Antes percebia umas batidas no motor usando o 10w30 e agora ele funciona liso como uma beleza.

sds

Bruno
  • 03/06/2018, 10:02
    enasor
    Citação:

... tenho uma S10 200 cv ... estou usando o 10w40 Mobil Delvac sintético ... percebi é que com óleos 40 o motor gasta menos óleo lubrificante e o motor fica um pouquinho mais silencioso, porém com o Top Turbo 15w40, por ser a viscosidade 15 de partida à frio, ouve-se barulho dos tuchos hidráulicos demorando pra encher ...

Citação:

... Eu tenho uma L200 2015, 3.2 diesel. Comecei usando o lubrax advento 4x4, 10w30, api cj4, semi sintetico. Isso até uns 39 mil ... optei usar oleos minerais 15w40, api ci4, minerais ... a camioneta está com 72 mil e indo muito bem ...

Citação:

Citação:

Olá Fred, senti para melhor. Antes percebia umas batidas no motor usando o 10w30 e agora ele funciona liso como uma beleza ...

Bom dia

Interessante os comentários de vocês, meus caros Fred e Bruno ...

Tem um tópico onde os proprietários reclamam de uma batidinha interna no motor nas L200 Triton a partir do ano 2013, e discutem sobre qual o melhor óleo de motor recomendado para acabar com tais grilos ... segue o “link” ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-no-motor.html

Lá, no "post" #7 tem um comentário de um colega recomendando o 10W30, informando a respeito de uma Triton 2015: "... estava usando óleo 15W40. Quando colocou o óleo correto, 10W30, o problema foi resolvido como mágica" ... mas, após esse post, as reclamações continuaram ... observa-se que teve confrades que até desanimaram de lutar contra tal barulho ... outros, a exemplo do último que lá postou, parece já estar aceitando que isso é "característica do motor" ...

Aqui, em contrapartida ao exposto, parece que nosso prezado amigo Bruno, utilizando esse 15W40, aproximou-se de um bom resultado ...

E há técnicos cujos pensamentos vão ao encontro da posição tomada pelo nosso amigo Bruno, relativamente à utilização de óleo de motor mais viscoso após certa quilometragem de uso ... veja o último parágrafo da matéria do “link” abaixo:

Qual e a diferenca de 10w-40 oleo do carro e 5W-30 oleo?

“Motores de alta quilometragem
    O movimento repetido de cilindros do motor em movimento dentro e fora do bloco do motor pode criar desgaste ao longo do tempo de vida do motor. Como o motor desgasta, o encaixe entre os cilindros e do bloco se torna mais frouxa, o que pode aumentar significativamente o desgaste e diminui a vida útil como o motor desenvolve mais intervalos entre as partes em movimento. Um óleo de motor mais espessa, tal como 10W-40, proporciona mais um lubrificante sólido para compensar o excesso de desgaste dos motores de alta quilometragem. Muitos mecânicos experientes recomendam a mudança para um óleo de motor de alta viscosidade mais tarde na vida útil do motor, a fim de compensar essas imperfeições.
    "

Caríssimo Bruno ... vá nos mantendo informados sobre o comportamento de sua L200 2015, 3.2 diesel ... estaremos acompanhando com muito interesse ...

Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.
  • 04/06/2018, 22:04
    Coophamat
    Eu sempre usei o top turbo 15w40 na ranger, porém ela está com um consumo de óleo elevado. A lubrax desenvolveu o lubrax vigoros 20w50 indicado para motores que consomem óleo, eu tenho vontade de experimentar esse óleo para ver o resultado mas tenho receio por causa dos tensionadores hidráulicos. Meu medo é eles não carregarem devido a viscosidade maior desse óleo.
  • 06/06/2018, 07:34
    enasor
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Eu sempre usei o top turbo 15w40 na ranger, porém ela está com um consumo de óleo elevado ... lubrax vigoros 20w50 indicado para motores que consomem óleo, eu tenho vontade de experimentar esse óleo para ver o resultado mas tenho receio por causa dos tensionadores hidráulicos. Meu medo é eles não carregarem devido a viscosidade maior desse óleo.

Caro amigo Coophamat
    Bom dia.

Esse teu receio tem sentido ... há técnicos que não recomendam o "engrossamento" do óleo em veículos mais rodados ... veja o pensamento no "link" abaixo:

Motor acima de 100mil km tem que usar oleo mais grosso??? e review do GTX Alta KM 25W60 - YouTube

Quando puder, dê também uma olhada na interessante discussão do "link" abaixo:

Dúvida sobre óleo mais grosso ou mais fino? Mito ou realidade?

Conforme retro citei em meu comentário anterior, achei interessante o comentário dos colegas acima ... uma coisa que me chamou a atenção foi a experiência do nobre amigo Fred Miranda ... ele passou a utilizar um óleo 10W40, procurando uma menor viscosidade nos momentos de partida a frio onde necessitava de uma lubrificação mais rápida do motor (já que com o 15W depreendi que ele sentiu uma maior demora na lubrificação ao comentar “com o Top Turbo 15w40, por ser a viscosidade 15 de partida à frio, ouve-se barulho dos tuchos hidráulicos demorando pra encher”) ... por outro lado, também procurando uma maior viscosidade nos momentos de motor quente, quando comentou "com óleos 40 o motor gasta menos óleo lubrificante e o motor fica um pouquinho mais silencioso", indo ao encontro do bom resultado conseguido pelo amigo Bruno, também utilizando óleo 40 ... De repente, então, talvez o 10W40 seja uma boa alternativa que atenda ambas as situações (nos momentos de partida a frio e momentos de motor quente) ... ressalte-se que, na tabela de óleos recomendados pela Mitsubishi, esse óleo não consta como o recomendado para a L200 Triton Turbo Diesel 2015, mas, sim, o 10W30 ... veja tabela anexa, extraída no vídeo do "link" abaixo (3m53s) ...

Uma opcao para Mitsubishi 10W30 - YouTube

Forte abraço.
  • 06/06/2018, 09:01
    Fred Miranda
    Caríssimo amigo Enasor. Há tempo leio seus comentários aqui no fórum e por sinal muito bem colocados, com muita imparcialidade e respeito à todas opiniões.

Bom a respeito da especificação de óleos lubrificantes, no manual da S10 diz para usar o 5w30 com trocas até 20 mil km em uso normal e 10 mil km uso severo. Contudo também diz poder usar o 15w40 com trocas de 10 mil km uso normal e 5 mil km uso severo.

No meu ponto de vista é uma disparidade muito grande um óleo 5w30 para um 15w40. São viscosidades muito diferentes.

Agora o que mais me intriga é a css Chevrolet aqui de Uberaba que não possui o óleo 5w30 nem para vender. Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40. E o que a gente mais vê aqui na cidade é S10 com mais de 200 mil km usando óleo 15w40 sem apresentar problemas.

Eu prefiro seguir a normativa da fábrica quanto às especificações. Qdo usei o óleo 15w40 percebi que demorava mais para encher os tuchos. Na próxima troca irei utilizar o 5w40.
  • 06/06/2018, 12:31
    Coophamat
    Essa questão da partida quando o motor frio eu observo que logo que troco o óleo, os tensionadores demoram um pouco mais pra carregar, creio que com o passar do tempo o óleo perde a viscosidade e os tensionadores carregam instantaneamente, isso ocorre 3 mil km depois da troca.
  • 06/06/2018, 19:22
    enasor
    Citação:

... manual da S10 ... 5w30 ... trocas até 20 mil km em uso normal e 10 mil km uso severo ... 15w40 ... trocas de 10 mil km uso normal e 5 mil km uso severo ... disparidade muito grande um óleo 5w30 para um 15w40. São viscosidades muito diferentes.

... css Chevrolet ... não possui o óleo 5w30 ... Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40 ... na cidade ... S10 com mais de 200 mil km usando óleo 15w40 sem apresentar problemas ... Qdo usei o óleo 15w40 percebi que demorava mais para encher os tuchos. Na próxima troca irei utilizar o 5w40.

Prezado amigo Fred

Boa noite.

Apenas para constar, remeto-lhe aqui alguns “links” para sua apreciação, onde verás a “saga” de vários confrades proprietários de Discovery 4 relativamente a problemas com o motor de tais veículos ...

https://www.reclameaqui.com.br/land-...ilo2EK4MxXwHo/
    https://www.reclameaqui.com.br/land-...l-km_10403396/
    https://www.reclameaqui.com.br/land-...ery-4_9184208/
    https://www.reclameaqui.com.br/land-...ry-4_14403674/

De qualquer forma, nada nos impede de fazer algumas conjecturas ... o óleo de motor recomendado pela LR para esses veículos é, também, o 5W30 ... porém, como sabemos, o clima lá na Inglaterra (origem do veículo em referência) é frio, comparativamente ao nosso, e lá, no meu humilde entendimento, um óleo pouco viscoso como esse é o ideal objetivando maior rapidez de lubrificação do motor nas partidas a frio ... só que aqui no Brasil o clima é bem diferente de lá, ou seja, mais quente ... Claro que devemos considerar que os problemas de motores aventados nas matérias acima elencadas possam ter surgido em razão dos mais diversos fatores (troca de óleo tardia, utilização de óleos inadequados pelos usuários, combustível de má qualidade, etc., etc., etc.), de forma que não podemos inferir que tais problemas tenham ocorrido em razão de utilização de um óleo inadequado para o clima brasileiro ... além do mais, temos que considerar que há muitas variáveis que levam um fabricante a recomendar determinado óleo, mesmo que à luz de nosso leigo entendimento pareça inadequado ... por isso, penso que enquanto o proprietário não tenha uma convicção muito bem embasada para utilizar óleo diferente do recomendado pelo fabricante, seja de bom alvitre utilizar o especificado no manual do proprietário, inclusive, diminuindo os intervalos de troca se houver alguma dúvida ou insegurança ... Esse negócio de escolher o melhor óleo para nossos veículos, ao mesmo tempo que é complicado (tendo em vista as várias marcas, denominações, especificações, etc.), é interessante (pois, nos remete a pensar e ficarmos mais amadurecidos) e é temerário (pois, se você colocar um óleo diferente do recomendado pela marca, e acontecer um sério dano no motor, com certeza, a marca terá subsídios para “sair pela tangente”, podendo alegar que “o plano de revisão do seu veículo não foi cumprido conforme preconizado em seu manual”, conforme se observa na primeira das matérias acima) ...

Relativamente à sua citação: “o que mais me intriga é a css Chevrolet aqui de Uberaba que não possui o óleo 5w30 nem para vender. Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40” ...Veja, que o seu caso guarda certa semelhança com o meu caso (No meu caso, ainda é pior, pois, tem uma coisa preconizada no manual original, e a css coloca outra no veículo) ... vou reprisar aqui praticamente a mesma coisa que comentei em outro tópico ... Tenho um Pajero Full Diesel 2013/2014, agora com 71.500 kms ... O fluido recomendado pela marca no manual original do veículo é um Castrol SAE 15W40 API CF ... só que a Mit terminou a parceria com a Castrol (Grupo BP - Inglesa), e, para piorar mais ainda, a Castrol descontinuou esse óleo no mercado ... agora, em parceria com a Petrobrás (Brasileira), a Mit está recomendando e colocando em suas oficinas o Lubrax SAE 10W30 API CJ, conforme tabela acima no meu post anterior, só disponibilizado nas css Mit ... Veja que, diferentemente do seu caso, no meu caso a recomendação atual da Mit é por um óleo (10W30) menos viscoso que o preconizado no manual original do veículo (15W40) ... como sabemos, o Pajero Full é um veículo que tem sido muito consumido nos países árabes e, talvez, a Mitsubishi tenha prescrito originariamente um 15W40 baseando-se naquele mercado de clima muito quente (Em Dubai a temperatura chega a 46ºC !!!) ... agora, quem sabe, em razão da nova parceira brasileira, a Mit esteja recomendando o 10W30 tendo em vista ser menos viscoso e mais adaptado ao clima tropical brasileiro, mais ameno ... mas, o fato é que esse 10W30 vem sendo colocado no meu veículo desde que o mesmo era zero km, apesar do manual original, conforme citei, recomendar um mais viscoso (15W40) ... bem ... como o veículo vem funcionando satisfatoriamente com esse 10W30, então, por prudência, continuo fazendo as trocas na css Mit, utilizando tal óleo, ora fornecido e recomendado por ela, seguindo o lema de que "em time que está ganhando não se mexe" ... não só porque o veículo vem funcionando bem com esse óleo, mas, até mesmo porque o preço dele na css está equilibrado com congêneres disponibilizados no mercado ... PORÉM, enquanto isso, vou estudando melhor o assunto, até mesmo para não ficar eternamente refém de css ...

No seu caso, em princípio, achei que o 10W40, inicialmente escolhido por você, estaria num bom termo para o nosso clima ... agora, com o 5W40, mesmo considerando que esse óleo também não esteja especificado no manual de seu veículo, também me parece uma boa opção, senão, vejamos: Por ser um 5W, consegues um fluido com baixa viscosidade nos momentos das partidas a frio proporcionando ainda maior rapidez de lubrificação do motor que um 10W ... e por ser um óleo de boa viscosidade para os momentos de motor quente, fica em conformidade com o que você já citou: "com óleos 40 o motor gasta menos óleo lubrificante e o motor fica um pouquinho mais silencioso" ... e, se for sintético, melhor ainda!! ... se fizeres as trocas mais amiúde, então, melhor ainda!!!! ... portanto, em princípio, não vejo nenhum óbice quanto à utilização desse 5W40 ...

Agora, se o amigo me permite, vai aqui minha humilde opinião sobre o que faria se estivesse no seu lugar: Mesmo considerando a disparidade em termos de viscosidade entre o 5W30 (previsto no manual da S10) e o 15W40 (também previsto no manual da S10), então, com base na sua informação: “Toda S10 diesel que vai à css fazer revisão sai de lá com óleo 15w40. E o que a gente mais vê aqui na cidade é S10 com mais de 200 mil km usando óleo 15w40 sem apresentar problemas”, eu, particularmente, no seu caso, adotaria a postura de “Maria vai com as outras”, pelo seguinte motivo: Considerando que seu motor ainda é novo, então, utilizando tal óleo 15W40 você estaria alinhado com a css e se garantindo com a marca na eventualidade de um infortúnio (mesmo com a possibilidade de recorrer à justiça com pouca possibilidade de ganho pelo fato do veículo estar fora da garantia) e, ao mesmo tempo, com a tranquilidade de que seu motor teria uma longevidade bastante considerável baseando-se nas experiências das outras S10 de sua cidade utilizando tal óleo, bastando seguir as trocas mais amiúde, conforme especificado no manual ... no seu caso, acredito que não valha a pena ficar fazendo experiências, mesmo que bem fundamentadas tecnicamente aos nossos olhos ... MAS, tendo em vista que, relativamente aos tuchos, o barulhinho nos momentos de partida a frio está lhe incomodando e/ou preocupando, e o amigo já se decidiu por mudar para um óleo menos viscoso que o 15W, então, eu, particularmente, continuaria com o 10W40 Mobil Delvac sintético que já estas utilizando, tendo em vista que tal óleo lhe proporcionou melhores resultados que o 15W40 nesses momentos de partida a frio, conforme o amigo já relatou ... e, já que o amigo está saindo da recomendação da css/marca, então, comparativamente ao 5W que pretendes utilizar, acredito que esse óleo 10W tenha uma viscosidade mais compatível com o clima brasileiro (ainda mais para a sua região de clima quente - Triângulo Mineiro) ... acredito que não baste apenas o óleo fluir rapidamente para onde se destina ... há que também ter viscosidade suficiente para deixar impregnado nas peças uma lubricidade mais duradoura e eficiente para que não haja desgaste no atrito entre elas (se for muito "aguado" para o clima ambiental, pode ser que nos momentos de partida a frio isso não aconteça com a mesma eficiência dos mais viscosos) ... daí, minha preferência pelo 10W, em detrimento do 5W, no seu caso em particular ...

Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.

Nota:

É importante que o amigo saiba que também sou apenas mais um leigo proprietário de um SUV participante desse fórum ... Não tenho conhecimento técnico de funcionamento e lubrificação de partes e peças de motor, turbina, etc., e tenho muito a aprender, razão pela qual peço-lhe relevar alguma besteira provavelmente citada por mim ... portanto, fica, como sempre, as conjecturas de meu humilde comentário submetidas ao crivo dos nobres amigos mais entendidos do fórum para as correções que se fizerem necessárias, pelo que agradeço antecipadamente ...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:27.