Postado originalmente por
mgalvao
Para os que não acompanham a Lista CSSY do B no Yahoo, retransmito uma série de três mensagens :
Esta é para quem anda falando dos mecânicos de esquina ... (rs,rs) - as css podem ser piores !
Telefonei para a css NAJU, em Brasília e perguntei se tinham o filtro do carte da caixa de marchas. Sim, temos, responderam , e me deram o preço.
Em seguida, consultei a JP Imports e verifiquei que o preço era maior !!!
Estranhei o fato mas, pela facilidade de obtenção e pelo preço, é lógico, fui comprar o filtro na bendita NAJU (anotem o nome).
Pego o filtro e vou para a loja onde trocam o óleo por terem a tal máquina que faz "dialise" no carro.
Espero quase duas horas pela volta do mecânico que faz o serviço. Ele chega, drena o carter e , em seguida, abre o carter onde ainda havia uma boa quantidade de óleo (estranho esta drenagem que não esgota todo o óleo , mas vamos em frente).
Em seguida, ele retira o filtro. Juntos, abrimos a caixa com o novo e, EUREKA !!!, não era o mesmo !!!! Muito maior e o bocal não encaixava no carter !
Chamo pelos sete santos para não me estressar e ligo para a css (por sorte havia levado um cartão deles). O vendedor jura que aquele é o filtro, que na oficina da css é aquele que usam, duvida da "originalidade" do meu carro, etc, etc
A esta altura, já irritado, peço que ele chame o gerente que não está ou não quis chamar. Me disse que não poderia fazer nada e que, no máximo, devolveria o que paguei. Pergunto pelos R$400,00 que iria pagar pela troca na oficina, que teria que colocar óleo novo com filtro velho, etc, etc. Aí o fdp faz uma malcriação e desliga o telefone !
Colocamos o óleo com o filtro velho, etc, etc - serviço terminado.
Volto, espumando, à NAJU. Vou à seção de peças e já entro aos gritos com o famigerado vendedor mal-educado. O gerente se apresenta e, calmamente, lhe relato o problema.
Aí começa a parte mais interessante.
Ele faz as perguntas de praxe, que modelo é o carro, se 2.0 ou 2.7, etc, etc. Reafirma que aquele é o único filtro que usam na oficina. Pergunto se usam o mesmo no 2.0 e no 2.7 e ele fica mudo. Digo que no site das JP existem dois modelos, etc, etc. Tiro um cartão do bolso onde anotara os números existentes no filtro instalado no carro, um part number Mercedes Benz. Ele questiona se meu carro é original, se não foi modificado, etc. E aí chega ao seu limite : diz que os K 2.0 não tem nada da Mercedes. Pergunto pelo motor e caixa. Afirma que não têm nada da MB. Pergunto - com toda a clama - se eu e todos os proprietários do K 2.9 fomos enganados pela fábrica que cola na traseira um adesivo "Licensed by Mercedes Benz". Ele dá os ombros e diz que não sabe. Desisto.
Vou ao caixa, faço o estorno do valor pago e vou embora..
Detalhes : a) não é filme; é fato real; b) o cara era mesmo o gerente (cheguei a imaginar que não fosse); c) antes, havia conversado com meu mecânico - de uma grande e conhecida oficina de carros 4x4, e de competições, que me sugeriu não trocar o filtro aos 80k km e que esperasse os 120k km. Perguntou-me : "-Se a MB recomenda a troca aos 120, porque a SSY quer a troca aos 60k km ?"; d) eu não estava numa birosca, e , sim, dentro de uma concessionária : NAJU, em Brasília.
Depois vou postar a Parte II deste eletrizante assunto.