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Quanto tempo durou a turbina de sua picape ?

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  • 24/12/2010, 08:43
    PY5KJ
    A durabilidade de uma turbina está intimamente relacionada ao lubrificante e, principalmente ao comportamento do usuário. Quem aqui, sinceramente, segue as orientações para conservar a turbina (aquela no tapasol...deixar 30s em marcha lenta para a turbina se "acalmar")????

    Quem aqui segue as manutenções corretas? usa um bom lubrificante? uma marca com qualidade e que não utilize óleos reaproveitados? base sintética, etc.???

    Lembro-me na década de 80 e 90 quando utilizávamos em nossa oficina mecânica os aditivos da molycote (nem lembro mais como se escreve). Puxa... diferenciais, caixas e até motores duravam muito mais. Fazíamos testes de atrito no torno para avaliar. Quando lançaram o B12 da bardal, comparamos com o molycote. Muito bom ambos os aditivos. Em Porto Alegre o molycote era vendido no consulado da Suíça.

    Então, além das dicas que o colega postou, acho que pequenos cuidados como deixar diminuir a rotação do turbo antes de desligar o motor, e um bom lubrificante com aditivo, vale a pena, pois está aí o resultado...


    Saudações

    Marco
  • 24/12/2010, 09:16
    TylerNTL
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    No ML tem por R$2000,00 então imagino que por R$2000,00 seja um bom preço...

    Também fiz essa análise mas também encontrei anúncios fora do ML por até R$ 900!
    Apareceu uma usada retirada de uma Land, dependendo da cara da peça X R$ pode ser que eu coloque ela por R$ 350, quem sabe.

    Dou preferência a uma nova e até onde pesquisei (site da garrett) o modelo é T2:

    CODIGO / MODELO / APLICACAO
    704344-5001S / T2 / RANGER MAXION HSD 115 CV
    708258-5005S / GT20 / RANGER EURO II MAXION HSD 130CV

    Alguém sabe dizer um modelo TGV que daria certo? Quais as adaptações necessárias?
  • 24/12/2010, 09:32
    Pequeno jr
    Telmo,

    Procura o topico do Luizinho quando ele colocou a Turbina TGV no rasch. Neste tópico tem todas as informações da turbina, coletor e etc.

    Em tempo, turbina nova WG original para Ranger 2.5 da garret ... o preço médio é em torno de R$ 1400,00, sendo que se a pessoa procurar, acha por menos de R$ 1000,00 pagando a vista.
  • 24/12/2010, 09:40
    Pequeno jr
    Segue o tópico com a explicação para colocar a turbina TGV numa Ranger 2.5:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=65197
  • 27/12/2010, 00:13
    TylerNTL
    Resolvi o problema trocando apenas o conjunto rotativo da turbina consegui um bom preço (considerando que a expectativa era conseguir uma turbina por uns R$ 1200) e na sexta a viatura já estava pronta.

    Ficam algumas dúvidas:
    -Em diversos relatos por aqui é recomendada a troca da turbina completa e pelo que entendi a retífica dessas turbinas pequenas não tem um bom resultado.
    1-Fora um eventual problema na WG ou em algum outro periférico da turbina existe algum problema na troca do conjunto rotativo?
    2-Já que é possível trocar apenas o conjunto rotativo por que a recomendação de trocar a turbina completa?

    -Pelo que entendi a retífica da turbina seria basicamente trocar as buchas do conjunto rotativo.
    3-É isso mesmo ou a "retífica" envolve alguma outra operação?

    +- um ano atrás mesmo com "0" folga no eixo da turbina passava um pouco de óleo, antes dela ir para o espaço provavelmente estava passando mais óleo e por deficiência nas minhas inspeções (a alguma meses que eu não verificava o eixo da turbina nem se tinha óleo no intercooler) não antecipei o problema. E mesmo se tivesse verificado óleo no intercooler, a não ser que fosse "muito óleo"(uns 100 ml) eu não teria dado bola, só teria feito alguma coisa se tivesse folga no eixo na turbina.
    4-Um pouco de óleo na admissão é tolerável?
    5-Qual o melhor gatilho para a manutenção preventiva na turbina óleo na admissão ou folga no eixo da turbina?
  • 27/12/2010, 10:09
    roger cross
    Mitusubishi 06/07 a turbina durou 139.000 km
  • 27/12/2010, 11:00
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Resolvi o problema trocando apenas o conjunto rotativo da turbina consegui um bom preço (considerando que a expectativa era conseguir uma turbina por uns R$ 1200) e na sexta a viatura já estava pronta.

    Ficam algumas dúvidas:
    -Em diversos relatos por aqui é recomendada a troca da turbina completa e pelo que entendi a retífica dessas turbinas pequenas não tem um bom resultado.
    1-Fora um eventual problema na WG ou em algum outro periférico da turbina existe algum problema na troca do conjunto rotativo?
    2-Já que é possível trocar apenas o conjunto rotativo por que a recomendação de trocar a turbina completa?

    -Pelo que entendi a retífica da turbina seria basicamente trocar as buchas do conjunto rotativo.
    3-É isso mesmo ou a "retífica" envolve alguma outra operação?

    +- um ano atrás mesmo com "0" folga no eixo da turbina passava um pouco de óleo, antes dela ir para o espaço provavelmente estava passando mais óleo e por deficiência nas minhas inspeções (a alguma meses que eu não verificava o eixo da turbina nem se tinha óleo no intercooler) não antecipei o problema. E mesmo se tivesse verificado óleo no intercooler, a não ser que fosse "muito óleo"(uns 100 ml) eu não teria dado bola, só teria feito alguma coisa se tivesse folga no eixo na turbina.
    4-Um pouco de óleo na admissão é tolerável?
    5-Qual o melhor gatilho para a manutenção preventiva na turbina óleo na admissão ou folga no eixo da turbina?

    FalaTylerNTL;
    Bem, vou colocar algumas considerações, acerca das seus perguntas;
    1 e 2- Quanto à troca apenas do conjunto rotativo, nao existe problemas, execeto(e aqui já respondendo sobre arecomendação da troca de tudo), se as carcaças tiverem avarias "irrecuperáveis", que não dá pra usinar e tirar o problema/defeito. Estas avarias, são causadas pelo "engolimento"de corpos sólidos (tipo parafusos, pedras, e coisas que o valha).
    3- Na retífica, tembém é feito a troca das buchas, torneamento dos mancais, para colocação das novas buchas(de preferencia de material grafitado, o bronze grafitado), e o principal; balanceamento do conjunto, para verificação de empenos/deflexões no eixinho, o que causa desgaste prematuro nas buchas, em pouco tempo, voltando a turbina a "engolir" óleo.
    4- Acredito que um pouco de óleo(quanto, eis a questão), seria tolerável, a grosso modo, imagino que sem formação de depósitos( nas curvas e reentracias dos mangotes, ressaltos dos tubos(aquela saliencia para prender a abraçadeira.
    5- Quanto ao "gatilho" para detrminar que hora fazer a manutenção/troca do turbo, vale as observações acima, e tentar prolongar isso, com um regime criterioso de troca de filtro de ar, pricipalmente, e a troca do óleo juntamente com o filtro, para evitar que particulas sólidas acumuladas no óleo e filtro "velhos" , cheguem aos mancais da turbina.
    5- Minha opinião; quando tiver que mexer na turbina de minha camionete ou qualquer motor diesel que tenha, só em ultima estancia retifico a velha, colocaria uma nova, pois o preço de um serviço de retífica bem feito, está mais de 50% do preço da nova, na maioria dos casos. Além do que, para exemplificar o meu caso, mandei retificar a turbina da Dak, num lugar que conheço, ótimo serviço, mas talvez pelo fato de ser uma I.H.I. importada, sem peças "originais" de reposição, me parece que ela está dando uma minuscula passagem de óleo, pelo exame "jurássico" de tentar mover o eixo com o dedo, me deixou a impressão que tem ali uma folga, quase impercptível, mas, a pulga ficou atrás da orelha,rs.
    É tanto que já defini a troca do turbo(não sei quando,rs, mas não devo demorar), vou colocar o GARRETT VNT GT2056(PN 729403-5003S), que equipa o MB ACCELO 715.
    Abraço
    Sérgio
  • 27/12/2010, 13:03
    TylerNTL
    Citação:

    Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    FalaTylerNTL;
    ...1 e 2- Quanto à troca apenas do conjunto rotativo, nao existe problemas, execeto(e aqui já respondendo sobre arecomendação da troca de tudo), se as carcaças tiverem avarias "irrecuperáveis", que não dá pra usinar e tirar o problema/defeito. Estas avarias, são causadas pelo "engolimento"de corpos sólidos (tipo parafusos, pedras, e coisas que o valha).
    3- Na retífica, tembém é feito a troca das buchas, torneamento dos mancais, para colocação das novas buchas(de preferencia de material grafitado, o bronze grafitado), e o principal; balanceamento do conjunto, para verificação de empenos/deflexões no eixinho, o que causa desgaste prematuro nas buchas, em pouco tempo, voltando a turbina a "engolir" óleo...

    Abraço
    Sérgio

    Só prá confirmar:

    Retífica da turbina é diferente de troca do conjunto rotativo, certo?
  • 27/12/2010, 14:40
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Só prá confirmar:

    Retífica da turbina é diferente de troca do conjunto rotativo, certo?

    Fala TylerNTL:
    É diferente sim. Pois o que pode ser "retificado"(mancais, eixo, embuchamento), está justamente no conjunto rotativo, então voce troca o conjunto desgastado por um 0Km. E as carcaças estando perfeitas, volta tudo ao estado de novo, obviamente que as carcaças serão lavadas, jateadas, limpas, então examinadas, e estando o ok, acoplam-se ao novo conjunto rotativo. Lembrando que também deve ser feito o exame do conjunto WASTEGATE e seu atuador.
    Abraço
    Sérgio
  • 30/12/2010, 08:04
    TylerNTL
    Uma dúvida com o objetivo de não ficar no prego por problemas na turbina:

    No caso de uma folga excessiva no eixo da turbina, após provocar o disparo do motor ou detectada um pouco antes, poderíamos realizar os seguintes procedimentos e seguir rodando até uma oficina?

    1-Folgar muito a haste da WG de forma a turbina não gerar pressão e jogar óleo na admissão.

    2-Soltar o mangote superior do intercooler e interligar o filtro de ar direto na admissão.

    Que outro procedimentos poderiam ser feitos para seguir rodando com o motor "aspirado" por alguns kms (na verdade uns 200km)?
  • 30/12/2010, 08:36
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Uma dúvida com o objetivo de não ficar no prego por problemas na turbina:

    No caso de uma folga excessiva no eixo da turbina, após provocar o disparo do motor ou detectada um pouco antes, poderíamos realizar os seguintes procedimentos e seguir rodando até uma oficina?

    1-Folgar muito a haste da WG de forma a turbina não gerar pressão e jogar óleo na admissão.

    2-Soltar o mangote superior do intercooler e interligar o filtro de ar direto na admissão.

    Que outro procedimentos poderiam ser feitos para seguir rodando com o motor "aspirado" por alguns kms (na verdade uns 200km)?

    Tyler:
    É so ligar o filtro direto no coletor(se tiver mangote pra isso, digo, se o mangote der pra fazer), e ir até a oficina, obvio com um pouco de paciencia, pois o rendimento vai mudar. Não precisa mexer na WASTE, uma vez que a turbina não estará ligada ao coletor. Ficar de olho no nível do óleo, pois se a bicha(turbina) tiver passando óleo demais, vai baixar bem onível do óleo, dependendo do tempo que levará rodando.
    Abraço
    Sérgio
  • 24/01/2011, 21:31
    TylerNTL
    Dúvidas sobre a turbina:

    Troquei o conjunto rotativo da turbina da viatura a exato um mês e no fds tirei os mangotes da turbina para ver como tudo estava.

    Não gostei do que vi pq a exaustão da turbina estava bem melada de óleo, pensei logo que o conjunto roatativo instalado não estivesse 100%, tirei o mangote da admissão e não identifiquei folga.

    Considerando que uma mangueira da PCV vai exatamente para o mangote de admissão da turbina tem como identificar se o óleo que está passando para a exaustão da turbina é da lubrificação dos mancais ou da PCV?

    Quanto de óleo é normal ter por ali?
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