Postado originalmente por
PY5KJ
A durabilidade de uma turbina está intimamente relacionada ao lubrificante e, principalmente ao comportamento do usuário. Quem aqui, sinceramente, segue as orientações para conservar a turbina (aquela no tapasol...deixar 30s em marcha lenta para a turbina se "acalmar")????
Quem aqui segue as manutenções corretas? usa um bom lubrificante? uma marca com qualidade e que não utilize óleos reaproveitados? base sintética, etc.???
Lembro-me na década de 80 e 90 quando utilizávamos em nossa oficina mecânica os aditivos da molycote (nem lembro mais como se escreve). Puxa... diferenciais, caixas e até motores duravam muito mais. Fazíamos testes de atrito no torno para avaliar. Quando lançaram o B12 da bardal, comparamos com o molycote. Muito bom ambos os aditivos. Em Porto Alegre o molycote era vendido no consulado da Suíça.
Então, além das dicas que o colega postou, acho que pequenos cuidados como deixar diminuir a rotação do turbo antes de desligar o motor, e um bom lubrificante com aditivo, vale a pena, pois está aí o resultado...
Saudações
Marco