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  • #1

    Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren




    Depois de algum tempo conseguimos proporcionar um desempenho compatível com o visual da Ranger. Agora o motor Maxxion 2.5 HSD Euro II ganhou a turbina TGV da 2.8 e todo o acerto de bomba e bicos feito pela Rasch Motoren (Maurício e Fábio).

    A Pick-up ficou muita boa de dirigir tendo ótimas retomadas e aceleração, podendo-se andar devagar com marchas mais longas tendo uma resposta bem linear.

    Foi colocado todas as peças externas da 2.8 (coletores, escape, mangueiras, intercooler, etc), a bomba injetora da 2.8 (corpo de 12mm) com came plate e LDA modificados para uma resposta mais agressiva em baixa e um pouco de excesso na máxima, bicos sob medida para esta configuração e um kit de radiador de óleo.

    Aproveitando que estávamos com 156.000km, foi feita a revisão completa com troca de correias, esticadores, retentores, mangueiras, etc. Também colocamos a ventoinha elétrica original da Ranger 1998 para auxiliar na refrigeração.

    A pick-up foi afinada em dinamômetro, com valores de ponto e débito que eu não sei mas o resultado obtido (comprovado no gráfico abaixo) foi de 180cv com a LDA acionada e 144cv sem a LDA. Vale ressaltar que se trata de um motor totalmente original por dentro, todo serviço foi externo e não temos nenhum receio de quebra uma vez que a temperatura não suba. O maior problema é que a embreagem (tem 15.000km) está no limite, mas como não é para fazer palhaçada por aí deve durar bastante. Provavelmente um intercooler maior seria muito bem vindo, mas vai ficar para próxima. Também era possível a injeção de metanol (talvez mais 20cv), mas o tempo e o meu caixa$$ não permitiram.

    Na minha concepção o pessoal da Rasch está de PARABÉNS pelo excelente serviço concluído, atingindo resultado superior ao da expectativa inicial, mostrando grande profissionalismo e conhecimento do que faz.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-rotation-ranger-bl-pronta-001.jpg   Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-rotation-ranger-bl-pronta.jpg   Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-p1030236.jpg   Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-p1030247.jpg   Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-p1030251.jpg  
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
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  • #2
    O desempenho obtido não transforma a Ranger em um bólido, mas é mais do que o suficiente para não fazer feio no trânsito e acompanhar as Pick-ups mais novas. Ela está equipada com a relação original 4,56, porém com os pneus 265/75 R 16 que usa, o relação final fica muito próxima das 2.8 2002 que usam 4,10 com pneu 235/75 R 15, portanto tenho um alongamento total (e conseqüente erro no velocímetro de 10%).
    Antes da mexida no motor estava sofrível levar este conjunto, agora a velocidade não para de crescer mesmo subindo e a velocidade máxima fica em 170 KM/h no painel sem correção. Está fácil manter velocidades acima de 120 Km/h com muita reserva de potência e ela agora arranco como se fosse equipada com os pneus originais.

    O consumo nos primeiros testes foi de 9,5 km/l (eu esperava 10), mas dá para considerar normal tendo em vista a quantidade de quebra-molas do percurso. A tirada da inércia e o que gasta mais combustível na configuração feita, pois está assim para a turbina reagir rápido e não ter LAG. Em condição de uso severo com muitas subidas, 4x4, velocidade final e ultrapassagens rápidas o consumo foi de 7,7 km/l (eu esperava 8).

    Com esta configuração não se passa no teste de emissões mesmo desligando o LDA (também foi instalado um botão de corte), pois antes da turbina entrar é rico em diesel para acordá-la mais cedo. Dá para andar sem fazer fumaça, esta só aparecendo se forçar uma marcha longa em baixa, arrancar forte e com o acelerador no fim de curso (necessário somente para velocidade máxima e ultrapassagens bem rápidas).

    A turbina TGV tem um assobio bastante característico, sobe a pressão muito rápido especialmente entre 0,5 e 1,0 kg. A máxima obtida é de 1,3 kg com pé no fundo se mantendo normalmente em 1,1 kg. O legal é que quando se acelera ela vai um pouco mais e volta. Em freio motor facilmente atinge 0,2 kg mostrando-se bem sensível.

    Estou extremamente satisfeito com o resultado, faria tudo de novo apesar de que se pensar economicamente não vale a pena. Mais vale o gosto de dirigir um veículo agradável. O maior problema é que potência vicia e então eu já fico sonhando com uma 2.8 ou 3.0 com bi-turbo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-p1030232.jpg   Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-p1030242.jpg   Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-p1030238.jpg   Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren-resize-p1030239.jpg  
    Abraço
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  • #3
    Da revisão que fizemos na Ranger observamos alguns detalhes que devem servir de orientação aos colegas em vias de fazer manutenção em suas viaturas:

    - várias mangueiras que tem contato com óleo já deixavam passar umidade de óleo para a parte externa, logo foi necessário substituir as mangueiras do respiro do cárter junto com a válvula PCV (anti-chama), dreno da bomba de vácuo e a de pressão da bomba da DH para a caixa de direção (a de retorno do fluído já havia sido trocada),

    - as mangueiras que ligam o bloco do motor ao filtro de óleo (presentes só nas 2.5) estavam em bom estado, mas mesmo assim foram trocadas,

    - as mangueiras de água que vão ao trocador de calor (base do filtro de óleo) estavam duras e ressecadas, logo foram trocadas,

    - as mangueiras de alimentação da turbina e bomba de vácuo estavam perfeitas, só foram trocadas por conta da troca da turbina,

    - a correia dentada já tinha sido trocada aos 80.000km por uma não original Maxxion, no entanto aos 155.000km (kilometragem da revisão) já estava se desviando e os esticadores estavam todos com ruído. Aprendizado: usar a correia original mais um pouco até 100.000 ou 120.000 km, SÓ TROCAR PELA ORIGINAL (existem dois modelos na revenda Maxxion, tem de ser a mais cara) JUNTAMENTE COM O KIT DE ESTICADORES,

    - aos 150.000km trocamos a hélice e o acoplamento viscoso, é notório o melhor funcionamento, inclusive ouvindo-se com clareza a maior puxada de ar,

    - é problema comum neste motor os parafusos do coletor de escape se soltarem, queimando a junta fazendo então um barulho horroroso,

    - aos 140.000km o arranque e o alternador foram abertos. Estavam perfeitos, mas extremamente secos, portanto os rolamentos e buchas não iriam muito longe,

    - de tanto trocar óleo, o bujão do cárter já estava meio deformado, portanto vale a pena trocá-lo junto com a arruela, pois é barato,

    - o retentor dianteiro do virabrequim já dava sinais de vazamento (tem um O-ring para trocar junto),

    - já que uso os batentes de suspensão dianteira das 2005 (recomendo a todos usarem), depois de 50.000km resolvi trocá-los, pois já estavam bem deformados,

    - cuidado quando for colocar este motor no ponto, pois a coisa é bem sutil.



    Depois de colocar os pneus BF AT aos 150.000km e já ter rodado 6.000km, esta foi a primeira oportunidade que tive de acelerar a Pick-up como gosto. Eu já sabia que haveria uma perda de rendimento em relação aos Michelin LTX AT, mas resolvi abrir não em prol do fantástico visual dos BF. Não poderia ter feito escolha pior. Os pneus são simplesmente PÉSSIMOS. Na comparação com os Michelin, os BF são muito duros, escorregam demais e não freiam nada. A Pick-up nunca saiu de frente e agora sai, tentei compensar o conforto na calibragem e na regulagem dos amortecedores (Rancho 9000 XL) e nada. Nem na terra ou lama eles têm mais tração. Perdi todo o ganho dinâmico que sempre prezei. Assim que tiver oportunidade$$ voltarei para os Michelin.
    Só considero essas duas marcas, pois tem preço compatível com a durabilidade.

    Fora esta característica péssima do pneu, não tive que fazer nenhuma correção após instalar o BL (para encorajar os colegas que querem colocar e ficam com medo das conseqüências).

    Depois de alterar o motor da Ranger, vejo que a melhor relação custo benefício para quem quer melhorar a 2.5 , é a instalação dos bicos gordos da Rasch em conjunto com o intercooler da 2.8, claro que considerando a BI em perfeito estado e as válvulas reguladas.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
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  • #4
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Tenho até medo de perguntar qto vc gastou nisso.

    Parabéns Luizinho.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    sua ranger é uma prata cabine dupla?
    subiu a estrada de itaipú ontem na parte da manhã?
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  • #6

    Question Curiosidade!

    Quanto ficou a "brincadeira"? Pois gostaria de comprar um F-1000, com 2,5, e modificar o motor, para ter um carro mais potente.

    Obrigado, desculpe a pergunta.

  • #7
    Meu Caro,
    Já que quer pôr um 3.0.
    Quanto vc quer neste motor completo ?

    Grato,

    Citação Postado originalmente por Luizinho Ver Post
    Da revisão que fizemos na Ranger observamos alguns detalhes que devem servir de orientação aos colegas em vias de fazer manutenção em suas viaturas:

    - várias mangueiras que tem contato com óleo já deixavam passar umidade de óleo para a parte externa, logo foi necessário substituir as mangueiras do respiro do cárter junto com a válvula PCV (anti-chama), dreno da bomba de vácuo e a de pressão da bomba da DH para a caixa de direção (a de retorno do fluído já havia sido trocada),

    - as mangueiras que ligam o bloco do motor ao filtro de óleo (presentes só nas 2.5) estavam em bom estado, mas mesmo assim foram trocadas,

    - as mangueiras de água que vão ao trocador de calor (base do filtro de óleo) estavam duras e ressecadas, logo foram trocadas,

    - as mangueiras de alimentação da turbina e bomba de vácuo estavam perfeitas, só foram trocadas por conta da troca da turbina,

    - a correia dentada já tinha sido trocada aos 80.000km por uma não original Maxxion, no entanto aos 155.000km (kilometragem da revisão) já estava se desviando e os esticadores estavam todos com ruído. Aprendizado: usar a correia original mais um pouco até 100.000 ou 120.000 km, SÓ TROCAR PELA ORIGINAL (existem dois modelos na revenda Maxxion, tem de ser a mais cara) JUNTAMENTE COM O KIT DE ESTICADORES,

    - aos 150.000km trocamos a hélice e o acoplamento viscoso, é notório o melhor funcionamento, inclusive ouvindo-se com clareza a maior puxada de ar,

    - é problema comum neste motor os parafusos do coletor de escape se soltarem, queimando a junta fazendo então um barulho horroroso,

    - aos 140.000km o arranque e o alternador foram abertos. Estavam perfeitos, mas extremamente secos, portanto os rolamentos e buchas não iriam muito longe,

    - de tanto trocar óleo, o bujão do cárter já estava meio deformado, portanto vale a pena trocá-lo junto com a arruela, pois é barato,

    - o retentor dianteiro do virabrequim já dava sinais de vazamento (tem um O-ring para trocar junto),

    - já que uso os batentes de suspensão dianteira das 2005 (recomendo a todos usarem), depois de 50.000km resolvi trocá-los, pois já estavam bem deformados,

    - cuidado quando for colocar este motor no ponto, pois a coisa é bem sutil.



    Depois de colocar os pneus BF AT aos 150.000km e já ter rodado 6.000km, esta foi a primeira oportunidade que tive de acelerar a Pick-up como gosto. Eu já sabia que haveria uma perda de rendimento em relação aos Michelin LTX AT, mas resolvi abrir não em prol do fantástico visual dos BF. Não poderia ter feito escolha pior. Os pneus são simplesmente PÉSSIMOS. Na comparação com os Michelin, os BF são muito duros, escorregam demais e não freiam nada. A Pick-up nunca saiu de frente e agora sai, tentei compensar o conforto na calibragem e na regulagem dos amortecedores (Rancho 9000 XL) e nada. Nem na terra ou lama eles têm mais tração. Perdi todo o ganho dinâmico que sempre prezei. Assim que tiver oportunidade$$ voltarei para os Michelin.
    Só considero essas duas marcas, pois tem preço compatível com a durabilidade.

    Fora esta característica péssima do pneu, não tive que fazer nenhuma correção após instalar o BL (para encorajar os colegas que querem colocar e ficam com medo das conseqüências).

    Depois de alterar o motor da Ranger, vejo que a melhor relação custo benefício para quem quer melhorar a 2.5 , é a instalação dos bicos gordos da Rasch em conjunto com o intercooler da 2.8, claro que considerando a BI em perfeito estado e as válvulas reguladas.
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #8
    Pequeno jr,

    Nem eu quero saber exatamente quanto gastei, só foi possível pois vinha comprando as peças aos poucos. A turbina custou R$ 2.500,00 (comprada do v8 básico, Victor, que anuncia no Forum, e tudo correu exatamente como combinado). Qualquer prazer custa muito caro.

    Marcelo,

    A Ranger mora em Mendes e raramente está em Niterói, até porque não uso carro na dia-a-dia e quando preciso uso a Fit da patroa. Apesar de ser uma cabine dupla prata não foi minha Pick-up que você foi em Itaipú.

    Laserman,

    Eu até tentei comprar um motor assim como o Walter fez, mas não obtive sucesso. De qualquer jeito teria função para este e agora esta Ranger para mim chegou no ápice.
    Abraço
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  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por Luizinho Ver Post
    Pequeno jr,


    Marcelo,

    A Ranger mora em Mendes e raramente está em Niterói, até porque não uso carro na dia-a-dia e quando preciso uso a Fit da patroa. Apesar de ser uma cabine dupla prata não foi minha Pick-up que você foi em Itaipú.
    Ok, vi uma ontem subindo a estrada de itaipú a 200 por hora , fiquei surpreso, certamente a que eu vi tinha alguma coisa "diferente" no motor.

    Um abraço

    Marcelo
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  • #10
    Valeu Luizinho...!!!
    Ficou massa esse TGV da 2.8 na 2.5. Já arquivei, e quando puder vou usar a fórmula do implante.
    Mas para onde mandou a mangueira da válvula PCV(anti-chama ou respiro) ?
    Também, colocar uma foto do filtro de óleo instalado. Poderia dizer que é um resfriador adicional ao original. As mangueiras partem do resfriador original de óleo (na base do filtro) ?
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #11
    Banido
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    Prezado Luizinho

    Estas doses anuais de endorfina, serotonia mais (é claro) a adrenalina.
    Tem feio bem a esta ranger. Gosto de pensar na cara do comprador deste bolido, tão bem cuidado, se um dia voce for vender.
    No ano passado forma os Bfs, as rodas e o BL.
    Este ano uma TGV completa com direito ate a bomba injetora...
    È aquele lance muda a nossa idade, mas continuamos comprando e melhorando os brinquedos.
    Grande abraço

  • #12

    pneus bf...

    Luizinho,

    eu coloquei os mesmos pneus que vc...mas diferente de vc gostei muito do resultado...viajo numa estrada cheia de curvas e faço bem a 140 km...realmente ele limita muito o desempenho, mas fora isso o pneu é muito bom...se bem q nunca usei outro...kkk...pode ser que eu esteja errado..

    com 180 cvs realmente deve tá gostosa de dirigir...parabéns

    valeu
    SUZUKI GRAN VITARA 2010

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