Obrigado Sons of Anarchy, não sabia que eram 8 litros, pensei que fosse mais.
obrigado
Versão Imprimível
Foi mal gente sumi durante uns dias. Correria total.
a lista de óleos homologada pela VW não é só castrol e motul, tem também mobil, pentosin, petronas, shell e YPF. Em vários lugares que fui tentaram empurrar no lugar do Shell Hellix Ultra ECT, o Hellix HX8 que não atende o VW507. O que acham do ELF Solaris 5w30 para veículos com filtro de particulas?
Pelo que andei lendo sobre óleo quando tinha Amarok, o problema é usar óleo de base mineral que pode gerar alta concentração de cinzas e inutilizar o filtro de particulas. Ao contrário da fuligem que basicamente é derivado da queima do diesel e pode ser queimada no filtro de particulas, a cinza decorrente de um óleo de base mineral irá se depositar no fundo do filtro de partículas e diminuirá sua vida útil.
O que estes engenheiros idiotas deveriam ter feito era um filtro de particulas com um acesso para drenar essas cinzas evitando sua substituição, porque com a queima do diesel fatalmente um dia ira saturar por alta concentração de cinzas. Me parece que nos EUA caminhões de grande porte tem filtros de particulas com abertura para manutenção evitando-se a necessidade de substituição.
O teor de cinzas no filtro de particulas é sempre estimado e vai depender do numero de regenerações que ele passou que vai depender da qualidade do diesel utilizado, perfil de uso, óleo lubrificante e teor de biodiesel.
Detalhe importante é que com o aumento da concentração do biodiesel para 7% vai ocorrer uma degradação mais rápida do óleo lubrificante, pois na regeneração forçada ocorre uma pós injeção de diesel para ser queimada na entrada do filtro de particulas que com a ação da maldita EGR isso volta para a câmara de combustão e contamina mais rápido o óleo lubrificante. Esse sistema não funciona bem para altas concentrações de biodiesel como nosso diesel.
Sobre este recall destas Amarok eu não faria se fosse proprietário. O que a VW irá fazer será fazer a válvula EGR trabalhar mais aberta retornado os gases do escape para abaixar a temperatura dos gases de escape, diminuindo a emissão de NOX. Os inconvenientes disso todo mundo sabe, aliás não sei porque até agora só pegaram a VW. Todos este motores a diesel de pequeno porte usam a mesma estratégia de EGR+Filtro de particulas e todos fecham a válvula EGR de retorno dos gases quando se demanda mais potência. Aliás a maioria dos motores, mesmo a gasolina quando você senta a bota pouco se importam com a qualidade dos gases de escape, neste caso eles buscam somente se protegerem enriquecendo a mistura nos casos de motores a gasolina e diminuindo a recirculação dos gases de escape nos casos de motores à diesel.
Acrescentando às palavras do nobre amigo: diesel B7 (7% de biodiesel) vai consumir mais. Vi um reportagem de um canal de caminhões. Nela explica que o uso de B100 acarretará em consumo na casa de 10% a mais e ainda precisa de filtro de partículas maiores para dar conta.
O raciocínio é simples: os filtros, desde o catalizador ao filtro de partículas precisão de calor pra funcionar, eles precisam estar aquecidos, logo o combustível utilizado além de mover o motor precisa aquecer esses componentes seja com os gases de escape mais quentes ou com a pôs injeção de combustível.
Seria bom se alguém que possui/possuiu uma amarok sem DPF e agora possui uma com DPF se pronunciasse sobre o consumo de ambas.
e a Amarok a gasolina xiste ? como é o comportamento dela?
Pessoal, comprei uma amarok HL 2011 recentemente, e não consigo fazer funcionar o cartão SD, toda vez que coloco aparece midia indisponivel, coloquei ate um cartão novo mas não funciona, alguém pode me ajudar?
Pessoal boa tarde!
Sei que alguns vão dizer para eu pesquisar em outros tópicos, mas mais de 1569 páginas não dá né?!!!
Tenho um Amarok Highline aro 18 2014/2014, já tive GMC 3500, Triton 2009, Dodge RAM Laramie 2500 -2012, S-10 2013, Hilux SRV 2014 (Roubada a mão armada em Goiânia-GO.), confesso que nenhuma se equipara à Amarok. Nunca tive problemas com a minha e somente a concessionária deixa a desejar e muito como dito já nesse Fórum. Muito econômica fazendo média de 11,8Km/Lt na estrada em pista dupla por onde é meu caminho rotineiro a 110Km/h.
A única coisa que me incomoda é um barulho de vibração, como se fosse protetor de carter sem aperto entendem?! mas ninguém acha nada...até parafuso do estabilizador faltando já acharam nessa busca desse barulho, mas ele persiste. Ocorre em baixa rotação (1200 a 1400RPM) com marchas avançadas (7ª e 8ª) e nessas acima de 1500RPM o barulho de vibração acaba naturalmente.
Têm alguma idéia de onde eu procuro para acabar de vez com esse barulho?! Aguardo seus comentários e sugestões.
Obrigado e bom domingo a todos,
CFMC2500