Postado originalmente por
offroad
o "pobrema" no brasil eh que voce sofre abuso de autoridade e no BO sai desacato a autoridade

Se você for burro o suficiente para se deixar enganar, é assim mesmo que funciona.
Sabe porque os guardas pedem propina? Porque tem um monte de burro que paga.
Por que tem um monte de burro que paga? Porque a maioria tem algo de irregular (escancarado) no carro.
Por que tem muita gente que deixa o carro irregular?Por que eles tem preguiça de ler o CBT.
Por que tem preguiça eles tem preguiça de ler o CBT?Porque parte do pressuposto que aquilo foi feito para arrancar mais dinheiro pelos policiais corruptos.
Por que partem deste pressuposto?Porque sabem que existem policiais corruptos.
Por que existem os policiais corruptos que aceitam popina?
CICLO VICIOSO.
Você fala como se nos isteites não existissem policiais corruptos, mas eles existem. A diferença é que poucos se sujeitam a se sujarem por R$ 5,00 (U$ 3,00).
Siga a lógica...
No Brasil, um Policial Rodoviário ganha, em média, R$ 2.500/mês. Se ele para 5 carros por hora (coisa fácil) e arranca R$ 5,00 de 3 destes, no final do dia (12 horas) ele faturou R$ 180,00, no esquema de trabalho 12/36, ele vai pra estrada 15 dias por mês e, no final do mês, faturou R$ 2700 livres de impostos, mais do que o salário bruto dele. Muitas vezes, eles dão a sorte de pegar um "cidadão" com uma pickup reluzente, com rodões, vários faróis, estribos, quebra mato, etc (tudo é irregular, por alterar as características originais do veículo) andando a 150km/h, o que dá pra arrancar uns R$ 300,00. Para que esse cara vai arriscar a carreira fazendo manifestações e/ou greves para melhoria de salário? Caso ele seja afastado da rodovia, ficará sem o seu bônus mensal, que representa mais que qualquer reajuste que o governo daria.
Quem de vocês nunca pagou uma propina para um policial?
Eu nunca paguei e espero nunca pagar, mas já presenciei situações onde o policial foi subornado com uma garrafinha de água.
Em quase 12 anos de novo CBT, só levei 3 multas e, em todas elas, não existiu a intervenção de uma autoridade de trânsito. Já fui parado inúmeras vezes em blitzes e, em várias delas, o policial tentou arrancar alguma coisa. Sabe o que fiz, falei "etá tudo regular, se o senhor quiser multar ou apreender, tudo bem, mas sei que posso recorrer e ganharei. Mostrando conhecimento das leis, dificilmente eles te multam, pois além de tomar muito tempo de "recolhimento", se for julgado improcedente, eles tomam advertências. Para que ele vai perder tempo e arriscar a carreira comigo, se deixando eu prosseguir viagem eles ganham mais?
Nos isteites, o povo sabe muito sobre seus direitos, mas também sabem sobre seus deveres, o que dificulta a geração do ciclo vicioso e, como em muitos lugares, a legislação é levada à "ferro e fogo", poucos bobeiam.
[]'s