Postado originalmente por
MARCELO MARTINS
Galera,
Sou de BSB e estou com a nova RAM há mais ou menos 45 dias. Diagnostiquei um "problema" no carro e escrevo aqui para compartilhar com os demais proprietários se também estão tendo esse problema. O que ocorre é que há cada 1 tanque de diesel (em média) o carro, em um determinado momento, começa a soltar uma fumaça branca muito intensa pelo escape, que dura alguns minutos e depois para. Durante esse período, pude perceber que o consumo aumenta bastante enquanto sai essa fumaça. A fumaça é muuuuuuuito intensa e já cheguei a ser parado pela Polícia. Como isso aconteceu algumas vezes, resolvi entrar nos fórums "gringos" e colher alguma informação sobre o que poderia ser. O que descobri até agora é que esse carro tem um sistema chamado DPF (Diesel Particulate Filter), que é um filtro que fica no meio do escape (próximo a porta do carona) para redução de poluentes (fumaça preta). Esse filtro tem sensores ligados nele, além de uma linha de combustível (entrada e retorno) também conectada no seu corpo. Pelo que entendi do que li nesses fórums, esses sensores vão medindo a sujeira no filtro, e quando detectam que está muito sujo, acionam um sistema de limpeza, que consiste em injetar diesel dentro desse filtro, que eleva a sua temperatura a quase 600graus, e como consequencia a queima dessa sujeira e a fumaça branca que se vê saindo pelo escape. Ainda não consegui informações lá fora de quanto em quanto tempo esse processo é ativado lá, já que usam um Diesel bem melhor do que o nosso. Minhas preocupações são: será que isso irá acontecer mesmo a cada tanque?? e quantas vezes ainda serei parado pela Policia pela fumaceira na estrada?? pelo que li, esse filtro depois de algus processos de limpeza, precisa ser substituido e custa uma fortuna, então, como a montadora vai solucionar isso, no caso desse sistema não estar projetado para o nosso combustível??
Fica aqui a minha infeliz experiência até agora, e gostaria de saber se mais alguém já teve esse problema, ou se tem mais informações a respeito.
Abs a Todos,
Marcelo