É verdade amigo cRiPpLe_rOoStEr isso é uma boa ideia mesma, eu gosto de combustivel de origem vegetal em geral, porem se for feito "!cultivado" de forma ecologica, acho que futuramente um motor AP Diesel 1.9 acho que é a boa, vi que vende ele por ai, mas nâo sei o preço e um desse no momento, porem creio q seria um motor ideal para essa pampa.
Tenho uma pergunta para os amigos do forum, se o alcool produzido rusticamente em um alambique ou micro usina de alcool, poderia por no carro sem problemas maiores?
E o alcool pode sere feito de diversos vegetais
se eu tivesse um sítio faria rotação de cultura intercalando milho e feijão com mamona, e botaria uns pés de pinhão-manso... sobre a idéia do álcool caseiro, funciona se tiver no mínimo 80% de álcool... e dá para produzir etanol com vários vegetais, até restos de frutas...
É amigo cRiPpLe_rOoStEr, fazer um consorcio de plantas de potencial para fazer biodiesel ou etanol e algo para se pensar, e o etanol pode se fazer com qualquer vegetal rico em açucar, ja vi cachaça feita de mel, "mel puro", é so passar pelo processo de fermentação e depois destilação... porem tem q ter mais de 80° certo?
Pinhão manso, mamona, palmeiras "varias" produzem óleo vegetal com potencial para combustivel.
E sobre esse carro q vc botou ai... muito louco esse uno... guerreiro
O fusca nem se fala, o clio muito louco tb, e o triciclo e boa para ficar no trabalho duro do campo...
O AP a diesel é uma boa pedida para a pampa 4x4, só não pode haver pressa por parte do condutor...
Na minha cidade, existem várias saveiros a diesel, ainda da época que era homologada tal mudança, são econômicas, quem tem, não vende.
Um fato interessante, é a colocação dos bicos injetores da Besta, e o bloco do AP 2.0, muda completamente o motor, sendo que o primeiro item, é para retirar o cla-cla cla do motor (barulho recartilhado), e o segundo item, é para aumentar consideravelmente a potencia.
Sobre o álcool, existe um problema a ser corrigido após a destilação.
O produto in-natura, é extremamente corrosivo (não sei se é ácido ou base), mais sei que se deve colocar 4% de água (por isso álcool hidratado) e algo mais para reduzir acidez.
Na época do carburador, haviam uns conhecidos que abasteciam direto na usina, cada ano era um carburador, pois o álcool era puro! (acho que se chama anidro antes da água)
Sobe o biodiesel, acho que tem que colocar álcool com catalizador para ficar jóia!
Sobre o álcool, existe um problema a ser corrigido após a destilação.
O produto in-natura, é extremamente corrosivo (não sei se é ácido ou base), mais sei que se deve colocar 4% de água (por isso álcool hidratado) e algo mais para reduzir acidez.
é melhor misturar 2% de óleo de mamona ou castrol 2t no álcool para proteger alguns componentes da corrosão e formação de depósitos de goma, como carburador e sedes de válvulas... mas no caso de motores 4t isso não isenta da necessidade da lubrificação à qual estamos acostumados... a propósito: óleo de mamona e biodiesel podem ocasionar corrosão de mangueiras de borracha, então é recomendável usar mangueiras de material sintético nas linhas de combustível...
Na fabricação da cachaça vc só aproveita o coração, sobrando a cabeça e a cauda que são a primeira e a última fração da alambicada. A cabeça tem mto mais álcool que a cachaça, e a cauda tem muito menos. Então é só comprar uma colouna de retificação pra colocar na destilaria.. vc junta a cabeça e a cauda pra essa coluna. Vc deve conseguir uma coluna dessas, que é mais alta, por uns R$ 10 mil. E tem mais, com esse álcool vc vai ter uma autonomia maior que esse álcool de posto.
Tenho uma pergunta em um hactar de cana faço quantos litros de alcool?
Obrigado pela aula. ja bebi uma vez essa cachaça de cabeça turbina mesmo... e rapido.
biodiesel,
O rendimento é de 70 litros/tonelada. Agora vai depender da sua produtividade ton/ha, e isso varia muito.... pode ser 60 até 120, mas a média é 90 toneladas.
Se vc já tiver alambique montado, a coluna de destilação não é alta suficiente para fazer um álcool mais puro. Daí a necessidade de uma coluna de retificação mais alta. Aí vai entrar a mistura (cabeça e cauda.. ou se não tiver interesse na cachaça, ela entra tb) em forma de vapor nessa coluna que tem uma serpentina com temperatura mais baixa que vai condensando a água e só depois o álcool pq ele tem um ponto de condensação menor, por isso o álcool é separado quase que totalmente da água chegando a 91º GL. A partir de 85º já pode usar no tanque da viatura.