Para mim o link não está abrindo.
Versão Imprimível
Eu questiono a competência desses reprogramadores do Brasil em motores Diesel. Especialmente uma Reiko que alega ir de 180cv para 230cv numa 2.0 BiTdi Amarok sendo que é conhecido que o turbo original apresenta dificuldades acima de 200cv.
A mentalidade deles é aumentar injeção e pressão e foda-se o resto seja chip ou remap.
Não se importam com a curva do turbo em alta carga e em baixa carga, não se importam com a EGT, não se importam com o avanço de injeção, não sabem usar a EGR, não se importam com o A/F, nem sabem que a Amarok tem borboleta de admissão. Eles avisam o dono que desabilitam a proteção EGT ou que aumentam o limite de EGT?
Quando o turbo estoura, coletor racha, motor funde, ou em cada aceleração fumaceia, dizem que o carro é "usado"/"desgastado"/"manutenção não em dia"/"condição mecânica". Ok...
Existem relatos pontuais no forum da austrália e no forum da africa do sul de aviso de óleo baixo antes da revisão programada para a V6 da Amarok e também outros veículos com V6 dessa família. A V6 da Amarok não é idêntica a da Q7 ou Touareg.
A tendência das montadoras em motores mais novos é consumir mais óleo com a finalidade de reduzir atrito e melhorar consumo. Afinal, o óleo é reposto na próxima revisão.
Concordo novo Rei, essa chipagem meio boca funciona até que o motor é meio novo, depois babau. E se estourar na sua mão, vai ver quanto é salgada a conta de se refazer um motor diesel moderno. Na minha opinião e for p correr em rodovias ou fazer arrancadas, compraria carros mais esportivos ou aqueles suvs(tipo BMW X5) p fazer isso. O bom da camionete é andar normalmente e quando for p uma pescaria ou trilhas leves, engatar um 4x4, uma reduzida, ir desviando de umas pedras e valas, onde os carros ditos normais" não vão.
Algum desses motores novos possui sensor EGT de fábrica?
No meu entender todo motor diesel que sofre algum tipo de preparação para aumento de potência deveria obrigatoriamente ter um EGT instalado e com leitura visível ao motorista. Talvez se isso acontecesse, muita gente ao ver 700°C no reloginho pensaria 2 vezes antes de subir uma serra com o pé no fundo.
Amarok (antes do turbo) e Ranger (nos coletores) tem mas sem indicação no painel. Outros não me lembro. A Amarok 2.0 reduz a potência gradativamente caso ultrapasse o limite de, se não me engano, 720C. Geralmente até uns 800C é o turbo que limita a temperatura (material do casco e eixo, lubrificação), acima disso é válvula/pistão/cabeçote.
Concordo. Sem falar que as picapes atuais evoluiram muito em conforto, segurança e desempenho... todas elas tem força de sobra para andar com carga ou fazer uma ultrapassagem com segurança. Lembro das picapes diesel importadas dos anos 90, tinha que desligar o ar condicionado para manter 100km/h numa subida em rodovia...
Man, me tira uma dúvida, a sua veio com as travas dos tapetes no lado do passageiro ? Porque fui colocar os tapetes novos agora e na minha vieram somente no lado do motorista, no pacote do tapete vem as 4 travas com as instruções e tal, mas ta estranho só virem instaladas de um lado.