Eu questiono a competência desses reprogramadores do Brasil em motores Diesel. Especialmente uma Reiko que alega ir de 180cv para 230cv numa 2.0 BiTdi Amarok sendo que é conhecido que o turbo original apresenta dificuldades acima de 200cv.
A mentalidade deles é aumentar injeção e pressão e foda-se o resto seja chip ou remap.
Não se importam com a curva do turbo em alta carga e em baixa carga, não se importam com a EGT, não se importam com o avanço de injeção, não sabem usar a EGR, não se importam com o A/F, nem sabem que a Amarok tem borboleta de admissão. Eles avisam o dono que desabilitam a proteção EGT ou que aumentam o limite de EGT?
Quando o turbo estoura, coletor racha, motor funde, ou em cada aceleração fumaceia, dizem que o carro é "usado"/"desgastado"/"manutenção não em dia"/"condição mecânica". Ok...
Caramba...tem uma reclamação da Amarok V6 no Reclame aqui, onde um proprietário que já rodou 5 mil km alega que o motor está baixando óleo...puts.
Será???
Procurei na net relatos na Argentina mas não encontrei...nem mesmo do audi Q7.
Ai complica hein...
Existem relatos pontuais no forum da austrália e no forum da africa do sul de aviso de óleo baixo antes da revisão programada para a V6 da Amarok e também outros veículos com V6 dessa família. A V6 da Amarok não é idêntica a da Q7 ou Touareg.
A tendência das montadoras em motores mais novos é consumir mais óleo com a finalidade de reduzir atrito e melhorar consumo. Afinal, o óleo é reposto na próxima revisão.
Concordo novo Rei, essa chipagem meio boca funciona até que o motor é meio novo, depois babau. E se estourar na sua mão, vai ver quanto é salgada a conta de se refazer um motor diesel moderno. Na minha opinião e for p correr em rodovias ou fazer arrancadas, compraria carros mais esportivos ou aqueles suvs(tipo BMW X5) p fazer isso. O bom da camionete é andar normalmente e quando for p uma pescaria ou trilhas leves, engatar um 4x4, uma reduzida, ir desviando de umas pedras e valas, onde os carros ditos normais" não vão.
Postado originalmente por NovoRei
Eu questiono a competência desses reprogramadores do Brasil em motores Diesel. Especialmente uma Reiko que alega ir de 180cv para 230cv numa 2.0 BiTdi Amarok sendo que é conhecido que o turbo original apresenta dificuldades acima de 200cv.
A mentalidade deles é aumentar injeção e pressão e foda-se o resto seja chip ou remap.
Não se importam com a curva do turbo em alta carga e em baixa carga, não se importam com a EGT, não se importam com o avanço de injeção, não sabem usar a EGR, não se importam com o A/F, nem sabem que a Amarok tem borboleta de admissão. Eles avisam o dono que desabilitam a proteção EGT ou que aumentam o limite de EGT?
Quando o turbo estoura, coletor racha, motor funde, ou em cada aceleração fumaceia, dizem que o carro é "usado"/"desgastado"/"manutenção não em dia"/"condição mecânica". Ok...
Algum desses motores novos possui sensor EGT de fábrica?
No meu entender todo motor diesel que sofre algum tipo de preparação para aumento de potência deveria obrigatoriamente ter um EGT instalado e com leitura visível ao motorista. Talvez se isso acontecesse, muita gente ao ver 700°C no reloginho pensaria 2 vezes antes de subir uma serra com o pé no fundo.
Postado originalmente por NovoRei
... Eles avisam o dono que desabilitam a proteção EGT ou que aumentam o limite de EGT?
...
Algum desses motores novos possui sensor EGT de fábrica?
No meu entender todo motor diesel que sofre algum tipo de preparação para aumento de potência deveria obrigatoriamente ter um EGT instalado e com leitura visível ao motorista. Talvez se isso acontecesse, muita gente ao ver 700°C no reloginho pensaria 2 vezes antes de subir uma serra com o pé no fundo.
Amarok (antes do turbo) e Ranger (nos coletores) tem mas sem indicação no painel. Outros não me lembro. A Amarok 2.0 reduz a potência gradativamente caso ultrapasse o limite de, se não me engano, 720C. Geralmente até uns 800C é o turbo que limita a temperatura (material do casco e eixo, lubrificação), acima disso é válvula/pistão/cabeçote.
Concordo. Sem falar que as picapes atuais evoluiram muito em conforto, segurança e desempenho... todas elas tem força de sobra para andar com carga ou fazer uma ultrapassagem com segurança. Lembro das picapes diesel importadas dos anos 90, tinha que desligar o ar condicionado para manter 100km/h numa subida em rodovia...
Postado originalmente por Sergio c
Concordo novo Rei, essa chipagem meio boca funciona até que o motor é meio novo, depois babau. E se estourar na sua mão, vai ver quanto é salgada a conta de se refazer um motor diesel moderno. Na minha opinião e for p correr em rodovias ou fazer arrancadas, compraria carros mais esportivos ou aqueles suvs(tipo BMW X5) p fazer isso. O bom da camionete é andar normalmente e quando for p uma pescaria ou trilhas leves, engatar um 4x4, uma reduzida, ir desviando de umas pedras e valas, onde os carros ditos normais" não vão.
Tbm não coloquei nenhum acessório na concessionária, muito caro, só me deram filme dos vidros ( muito mal colocado) e comprei os tapetes originais nas peças (paguei 150,00). Coloquei por fora capota marítima e protetor de caçamba ( gastei 1000,00), ainda falta colocar engate mas não decidi ainda, o Bulldog achei bacana mas pra mim sem necessidade (achei bem robusto), o keko é legal mas praticamente o preço do bulldog ou um gedeval q é bem barato, mas não sei a respeito de resistência, se alguém opinar eu agradeço.
Sobre o consumo, tá na média do que falaram aqui, completei o tanque dela e rodei até praticamente raspar na reserva mas não acendeu a luz, tinha rodado 620 km, isso 75% estrada e o resto cidade com bastante trânsito, moro em sp capital, o pc de bordo marcava 9 km/l, achei razoável, mas na minha opinião a HL 2.0 era mais econômica. Outro problema é que esse motor atiça a pisar, na estrada então nem se fala, da vontade de pisar, esse motor me impressionou muito, tem torque a todo momento.
Passo mais detalhes no decorrer do tempo.
Grande abraço!!!
Man, me tira uma dúvida, a sua veio com as travas dos tapetes no lado do passageiro ? Porque fui colocar os tapetes novos agora e na minha vieram somente no lado do motorista, no pacote do tapete vem as 4 travas com as instruções e tal, mas ta estranho só virem instaladas de um lado.
Exato, teste de arrancada e de 0 a 100 em Pick ups modernas e de 2 toneladas para mim é mais inútil do que feriado que cai em domingo kkkkk.
Postado originalmente por Giu Bernardon
Concordo. Sem falar que as picapes atuais evoluiram muito em conforto, segurança e desempenho... todas elas tem força de sobra para andar com carga ou fazer uma ultrapassagem com segurança. Lembro das picapes diesel importadas dos anos 90, tinha que desligar o ar condicionado para manter 100km/h numa subida em rodovia...