Powered by vBulletin

Melhorar consumo em pick-up diesel

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 28/01/2007, 10:32
    Edintruder
    Citação:

Postado originalmente por haundrich Ver Post
    uma coisa que ninguém mencionou ainda...
    Ha muito postos que trocam a engrenagem do registrador da bomba, que quando deveria dosar 1 Litro, na verdade vai dosar 0,99 , outros deixam com 0,92 L , até chegar aos mais inescrupulosos..
    Isso mata o cálculo do consumo.
    Pneus maiores, sem aferir novamente o velocímetro, também mata o ccálculo de médio de consumo...

No caso dos pneusmaiores tem que medir a tangente do pneu original e medir o novo, faz um cálculo para ter a proporção em % e sempre soma essa porcentagem à km rodada do período, vai dar certinho e dá para notar que o consumo pouco altera com os pneus maiores no uso normal.
  • 28/01/2007, 18:05
    FlavioLouveira
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    A sua tem 141cv ne!! Agora, se a 100ph ela ta a 2.750 rpm, a 120-130 ph ela tá a qts RPM??

Abss

eu tirei foto, mas ficou ruim... a cravados 130 fica a 2750... a 140 fica abaixo de 3000 na reta, um pouquinho abaixo só...
  • 28/01/2007, 19:24
    RABUGENTO
    A Ranger 3.0, roda a 120kmh com 2100/2200 rpm, velocidade de cruzeiro...
  • 28/01/2007, 23:07
    Marcello Ladeira
    Flávio a minha a 120 km/h fica pouco acima de 3100, isso com os BF AT que estou utilizando antes devia ficar pouco acima de 3200. O câmbio da Manual é curto demais - se tivessemos uma relação mais longa dava pra fazer mais de 10 na estrada.

[]'s,
  • 29/01/2007, 11:27
    Wallace
    Eu tenho piloto automatico (controle de cruzeiro) em tudo quando é carro, atualmente na RAM, Cherokee e no Focus.
    E para mim normalmente ele faz gastar mais sim, principalmente em estradas com subidas de descidas, nas bem planas pode ser ate que tenha um minima economia.
    No final de semana pelo computador da RAM fiz 10 km/l indo de SP a Brangança e voltando, isso a 1.600 rpm (torque maximo da RAM) o que dá uns 95 km/h com o piloto ligado o tempo todo.
  • 29/01/2007, 20:47
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por FlavioLouveira Ver Post
    eu tirei foto, mas ficou ruim... a cravados 130 fica a 2750... a 140 fica abaixo de 3000 na reta, um pouquinho abaixo só...

Como???????? Se a 100 km/h ela fica a 2.750RPM, não é possivel que a 130 km/h ela esteja tambem a 2.750 giros!!

OBS...nao deu pra ver a foto aki!!

Abssssssssssssssssssssssssssssssssss
  • 29/01/2007, 21:45
    murilloaquino
    nao esqueça q existe as l-200 quadradinhas, com 90 cv e 2750 rpm a 100 km/h
    e tem as sport auto, com 2750 a 130 por hora
  • 29/01/2007, 21:47
    Lucas Nassif
    AAAAA táááá, essa que fica a 100ph com 2.750 é a quadradinha???? Axei que as duas eram Sport!!

[]'s enganados
  • 29/01/2007, 22:29
    Miguels
    A transmissão pode se ver afetada ao longo do tempo se andar a baixa velocidade (<50 km/h) na quinta marcha. É como se (valha a analogia) desse partida iniciando pela quinta... as engrenagens sofrem devido as diferentes relações entre si (diâmetros diferentes = transmissão diferente de força).

Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    De maneira alguma isso pode prejudicar algo, na verdade o motor está com redução de tensões causadas pela maior pressão do turbo. Não que estrage andar no pau, porém o motor trabalha com uma temperatura mais uniforme e com pouca variação de pressão da admissão.

Porém para o menor consumo, é melhor andar com marchas mais longas e pé mais suave. Se precisar embalar, reduz uma marcha para utilizart a faixa de torque do motor, após pode colocar uma 5a marcha e andar a 50km/h na cidade. O consumo em motores diesel é diretamente proporcional a rmp utilizada, quanto maior a rpm maior o consumo.

• 29/01/2007, 22:36
    FlavioLouveira
    Citação:

Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Eu tenho piloto automatico (controle de cruzeiro) em tudo quando é carro, atualmente na RAM, Cherokee e no Focus.
    E para mim normalmente ele faz gastar mais sim, principalmente em estradas com subidas de descidas, nas bem planas pode ser ate que tenha um minima economia.
    No final de semana pelo computador da RAM fiz 10 km/l indo de SP a Brangança e voltando, isso a 1.600 rpm (torque maximo da RAM) o que dá uns 95 km/h com o piloto ligado o tempo todo.

Pegando esse monte de estrada que eu fiz ate Goiania e Brasilia, eu percebi que em estrada duplicada o piloto NO MEU CASO PESSOAL é melhor, pois na subida ele mantem melhor a uns 130, cai um pouquinho mas nao tenta reduzir a marcha, já se estou com meu pé acelerando acabo dando uma pisada e vira e meche da aquela reduzida e o carro pula acelerando ahhahaha....
    Agora viagei com pesos pesados no carro, mais bagagem e ferramentas do pessoal bem pesada, e a caminhonte foi muito bem mantendo uns 130 (nao to dizendo que outras nao fazem) , mas foi muito bem... Quando o pessoal nao é alto, menos de 1,80, se acomoda 2 pessoas bem atras, e a suspensao nao pula muito ( sim fiquei uns 140 km atras) , entao a viagem fica , na medida do possivel, confortavel......

Mas assim, o consumo na minha ultima medição foi o mesmo que eu postei, quando eu voltar medirei novamente... E para melhorar consumo, tem que começar pelo combustivel...
  • 29/01/2007, 22:56
    Edintruder
    Citação:

Postado originalmente por Miguels Ver Post
    A transmissão pode se ver afetada ao longo do tempo se andar a baixa velocidade (<50 km/h) na quinta marcha. É como se (valha a analogia) desse partida iniciando pela quinta... as engrenagens sofrem devido as diferentes relações entre si (diâmetros diferentes = transmissão diferente de força).

Miguels, existem caixas aonda a 5a mercha fica fora do eixo principal deslocada, (caso das caixas VW) e a relação da 5a recebe menos lubrificação, esse desenho não é similar nas caixas longitudinais, caso das picapes, então não sofre em nada por falta de lubrificação uma vez que as engrenagens tem uma parte submersa em óleo. Outro ponto que tenho que discordar é que no momento em que a rpm está abaixo da faixa de torque, a força transmitida pelo motor é muito menor do que a passada em velocidade normal, onde temos toda uma pressão aerodinâmica para enfrentar e mais todo o torque do motor para empurrar, fora isso a temperatura da transmissão se eleva reduzindo naturalmente a viscosidade do óleo, aumentando o atrito interno em toda a transmissão.
    Dessa forma, andando de forma normal, tanto faz a marcha que se anda, não existe como danificar nenhum componente ou ter uma possível redução da vida útil de determinada peça da transmissão.
    Podemos sim, enumerar alguns fatores que danificam caixas:
    1- Dar solavancos no acelerador ou embreagem;
    2- Não manter o nível do óleo adequado;
    3- trocar as marchas sem o uso de embreagem fora do tempo correto do motor;
    4- Reduzir marchas e não elevar o rpm antes de soltar a embreagem;
    5- Forçar desengate de marchas em momento de esforço;
    6- Apoiar a mão sobre a alavanca do câmbio;
    7- Tentar fazer engates rápidos sem dar tempo dos sincronizados emparelhar a rpm das rodas dentadas;
    8- Tentar fazer ou engatar marchas com o veículo parado sem o uso de embreagem;
    9- Engatar marcha de sentido oposto ao movimento em que o veículo se desloca no momento.

Pela explicação dada lá em cima, a única peça que pode sofrer, se caso se der o movimento a partir do zero, é a embreagem, fora isso não existe nada que possa danificar. Um exemplo, é que todas as caixas agüentam mais torque nas marchas mais longas do que nas marchas mais reduzidas, dessa forma não existe nenhuma base para reforçar essa sua tese.
  • 30/01/2007, 17:52
    Miguels
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Miguels, existem caixas aonda a 5a mercha fica fora do eixo principal deslocada, (caso das caixas VW) e a relação da 5a recebe menos lubrificação, esse desenho não é similar nas caixas longitudinais, caso das picapes, então não sofre em nada por falta de lubrificação uma vez que as engrenagens tem uma parte submersa em óleo. Outro ponto que tenho que discordar é que no momento em que a rpm está abaixo da faixa de torque, a força transmitida pelo motor é muito menor do que a passada em velocidade normal, onde temos toda uma pressão aerodinâmica para enfrentar e mais todo o torque do motor para empurrar, fora isso a temperatura da transmissão se eleva reduzindo naturalmente a viscosidade do óleo, aumentando o atrito interno em toda a transmissão.
    Dessa forma, andando de forma normal, tanto faz a marcha que se anda, não existe como danificar nenhum componente ou ter uma possível redução da vida útil de determinada peça da transmissão.
    Podemos sim, enumerar alguns fatores que danificam caixas:
    1- Dar solavancos no acelerador ou embreagem;
    2- Não manter o nível do óleo adequado;
    3- trocar as marchas sem o uso de embreagem fora do tempo correto do motor;
    4- Reduzir marchas e não elevar o rpm antes de soltar a embreagem;
    5- Forçar desengate de marchas em momento de esforço;
    6- Apoiar a mão sobre a alavanca do câmbio;
    7- Tentar fazer engates rápidos sem dar tempo dos sincronizados emparelhar a rpm das rodas dentadas;
    8- Tentar fazer ou engatar marchas com o veículo parado sem o uso de embreagem;
    9- Engatar marcha de sentido oposto ao movimento em que o veículo se desloca no momento.

Pela explicação dada lá em cima, a única peça que pode sofrer, se caso se der o movimento a partir do zero, é a embreagem, fora isso não existe nada que possa danificar. Um exemplo, é que todas as caixas agüentam mais torque nas marchas mais longas do que nas marchas mais reduzidas, dessa forma não existe nenhuma base para reforçar essa sua tese.

Ed, essa constatação sua é convincente e aparentemente bem fundamentada. Não tenho como contestá-la com meus conhecimentos. Tentarei me aprofundar mais no tema tendo como base a resistência ao atrito das diversas engrenagens face às ligas metálicas utilizadas nas pickups. Vaeleu, Ed!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:58.