Postado originalmente por
Edintruder
Miguels, existem caixas aonda a 5a mercha fica fora do eixo principal deslocada, (caso das caixas VW) e a relação da 5a recebe menos lubrificação, esse desenho não é similar nas caixas longitudinais, caso das picapes, então não sofre em nada por falta de lubrificação uma vez que as engrenagens tem uma parte submersa em óleo. Outro ponto que tenho que discordar é que no momento em que a rpm está abaixo da faixa de torque, a força transmitida pelo motor é muito menor do que a passada em velocidade normal, onde temos toda uma pressão aerodinâmica para enfrentar e mais todo o torque do motor para empurrar, fora isso a temperatura da transmissão se eleva reduzindo naturalmente a viscosidade do óleo, aumentando o atrito interno em toda a transmissão.
Dessa forma, andando de forma normal, tanto faz a marcha que se anda, não existe como danificar nenhum componente ou ter uma possível redução da vida útil de determinada peça da transmissão.
Podemos sim, enumerar alguns fatores que danificam caixas:
1- Dar solavancos no acelerador ou embreagem;
2- Não manter o nível do óleo adequado;
3- trocar as marchas sem o uso de embreagem fora do tempo correto do motor;
4- Reduzir marchas e não elevar o rpm antes de soltar a embreagem;
5- Forçar desengate de marchas em momento de esforço;
6- Apoiar a mão sobre a alavanca do câmbio;
7- Tentar fazer engates rápidos sem dar tempo dos sincronizados emparelhar a rpm das rodas dentadas;
8- Tentar fazer ou engatar marchas com o veículo parado sem o uso de embreagem;
9- Engatar marcha de sentido oposto ao movimento em que o veículo se desloca no momento.
Pela explicação dada lá em cima, a única peça que pode sofrer, se caso se der o movimento a partir do zero, é a embreagem, fora isso não existe nada que possa danificar. Um exemplo, é que todas as caixas agüentam mais torque nas marchas mais longas do que nas marchas mais reduzidas, dessa forma não existe nenhuma base para reforçar essa sua tese.