Fernando da uma pesquisada, que este assunto já foi bem discutido aqui.
Abraços
Versão Imprimível
Fernando da uma pesquisada, que este assunto já foi bem discutido aqui.
Abraços
Este ano foram comprados 2 caminhões Ford Cargo 2628 com motor cummins eletrônico aqui. De manhã no inverno acabou congelando o óleo dentro dos filtros e o motor parou de funcionar. Como o pessoal não é capaz de esperar fincou querosene dentro para voltar a funcionar e até agora, aparentemente sem nenhum problema ocasionado.
Contudo, quando foram fazer a primeira revisão do caminhão, no diagnóstico apontou isso e levamos uma c@#... da Ford dizendo que poderia danificar o sistema de injeção e que se fizessemos mais uma vez, perderíamos a garantia do sistema de injeção.
É claro que que não foi adicionado no tanque e sim diretamente no filtro, até o momento não foi percebido qualquer anormalidade.
Fernando
Tenho adotado esta prática com maior frequência nas últimas semanas, sendo que iniciei este processo de forma gradativa há cerca de 2 meses. O resultado tem me agradado bastante, pois observei que o motor parece trabalhar mais "redondo" quando adiciono querosene ao tanque.
Não me lembro de nenhum aditivo ou mesmo Diesel aditivado que tenha demonstrado efeito similar.
Evidentemente que isto pode apenas ser um efeito "placebo" (se é que pode-se utilizar este termo na mecânica) mas o fato é que o MWM 229TD passou até a trabalhar numa faixa de giro menor desenvolvendo a mesma velocidade na qual antes trabalha com um giro mais alto :shock:
Não posso precisar com exatidão o valor, mas vendo no painel à grosso modo parece ter diminuido uns 100 RPM, outro detalhe que é bastante perceptível é a melhora na resposta das retomadas :dance: :dance:´dá para notar a diferença nas ultrapassagens sendo que algumas vezes não preciso nem reduzir uma marcha para ultrapassar :dance: :dance:
O ruído também diminuiu um pouco aliás fato este que pode comprovar que o motor passou mesmo a trabalhar num regime de giros menor.
Quanto ao consumo não notei diferença alguma, até o presente momento tem feito a mesma média que fazia antes da adição do querosene, ou seja em torno de 9,5 km/L (cidade) e 11 km/L (estrada).
Quanto aos benefícios desta dição em relação à bomba e aos demais componentes há relatos em outros tópicos que mencionam uma melhora na lubricidade do óleo Diesel o que se traduz num menor esforço e consequentemente menor desgaste da bomba injetora à médio e longo prazo.
PS - Retifico o que disse acima a respeito de não lembrar de nehum Diesel que tivesse efeito similar à adição de querosene. Na verdade quando absteci a F-1000 com Diesel argentino notei efeito semelhante, talvez porque a cetanagem do óleo deles seja superior :pensativo::pensativo:
Quem tiver motores eletrônicos é bom proceder com muita cautela de preferência consultando de antemão um bombista experiente, pois pelo que me consta alguns eletrônicos são muito sensíveis em relação ao Diesel, portanto uma "mistura" de querosene pode ser um tanto quanto "indigesta" para estes motores.
No último fim de semana fui pra Montes claros na Hilux At 2006! Em circuito SOMENTE estrada, ela ficou na marca de 13 a 13,5 km/l, andando entre 80 e 120 km/h e as vezes usando piloto automatico! Já o consumo total, envolvendo ida e volta, e andando dentro de montes claros mesmo ela fez 12,4 km/l!! Eu achei espetacular, pois a S10 diesel 2003 que tinha, mau mau fazia 10,5 na estrada andando na manha!!
ABssss
eu Daniel, uma pergunta: A sua já é modelo eletronica?
A sua eu não sei, mas a minha qdo eu medi os 10,5 eu tava viajando, portanto estava com mais de 500 kg na caçamba! Andando na estrada, sem peso, a minha passava dos 12,5 tranquilo! O que eu estou falando, que a Hilux estava carregada tambem, é 3.0 16V, e automatica com piloto automatico (o que faz ela beber mais) e mesmo assim ela fez 13,5! Estou comparando a Hilux nas mesmas condições do que quando tirei a média na S10!
Abss
Pelo contrario...
Quando ce usa o piloto automatico, a tendencia é o consumo diminuir bastante por manter uma aceleraçao constante na estrada...
sempre q possivel, ligue o piloto automatico q economizará...
Isso é só teoria. Eu só ando na estrada com piloto automático ligado e tenho certeza que com ele o consumo é maior porque o controlador não tem como prever as subidas, decidas ou os obstáculos acelerando sempre mais do que deveria. É um sistema burro, mesmo assim muito útil.
Em serras ele consome mais pois segura muito nas descidas e não embala um extra antes de iniciar a subida, principalmente se for com câmbio automático que reduz as marchas na subida, porém em estradas planas ele é mais econômico.
Como normalmente as rodovias brasileiras tem buracos e caminhões a 60km/h, fica dificil usar bem o piloto automatico.