Powered by vBulletin

Melhorar consumo em pick-up diesel

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/02/2006, 18:10
    dero
    Edintruder,

Qual a especificação do óleo? :pensativo:

valeu
  • 03/02/2006, 19:48
    Homero
    Péricles,

Um detalhe que eu creio piora um pouco o consumo das L200 é o fato de a transmissão ser um tanto curta.Provalvemente a 120 km/h real voce deve estar a 3300 rpm.Então, se voce não carrega peso, colocando um pneu BF 285/75/16 (quase um 33) , se couber , voce teria uma transmissão uns 9% mais longa o que poderia ajudar.Por outro lado , um pneu mais largo tem mais arrasto o que deveria piorar mas eu acho que o resultado seria positivo, alem de diminuir um pouco o ruido na estrada.

Os motores diesel , normalmente são eficientes principalmente depois que o turbo entra.A valvula Waste Gate é um pouco precaria ao meu ver pois ela simplesmente tampa um orificio no escapamento que desvia o fluxo do gas de escape de forma que não passe pela turbina.(na Ranger é assim).Quando a pressão esta abaixo da programada , esse orificio deveria estar vedado de modo a todo o fluxo passar pela turbina.Quando a pressão chega na programada , o diafragma vence a mola e esse orificio é aberto , desviando parte dos gases da turbina e dessa maneira mantendo a pressão dentro do valor programado.
    Acontece que se a WG não fizer uma boa força para que o orificio feche , haverá um escape de gas , o que atrasa a entrada da turbina , então se apertarmos um pouco a WG isso aumentará um pouco a pressão programada , mas principalmente fechará melhor o desvio enquanto a pressão está abaixo do valor programado o que faria a turbina entrar mais cedo e portanto o motor mais cedo passa a trabalhar com mais rendimento.
    Então acredito que 1 ou 2 voltas na WG deve melhorar o consumo.
    Aumentar o debito (abrir o óleo) , apesar de fumaçar antes de entrar a turbina, parece que melhora o consumo e ao meu ver é o fato que com maior débito a turbina entra mais cedo .Minha ranger melhorou da ordem de 10% no consumo ao apertar a WG e abrir o óleo .Desde nova ela fazia uns 10km/l e depois de ajustado passou a fazer 11 de media.Uma vez meu filho que tem um pe pesado , foi de São Paulo a Curitiba e voltou , 840 KM sem abastecer e a luz acendeu ao chegar em casa.

Se na L200 for tão facil como na Ranger eu recomendaria apertar o WG e aumentar o debito pelo menos 1/2 volta.

Homero
  • 04/02/2006, 14:34
    JairoM
    Na minha, eu faço 10km/l.
    Se pisar fundo, faz 9.5. Se pegar leve, pianinho, chega a 10.0

Homero, explica pra gente como é em detalhe esta regulagem .......
  • 04/02/2006, 16:57
    Edintruder
    Óleo para motores a gasolina serve. Vou experimentar usar o 2T para ver como fica.
  • 04/02/2006, 19:02
    dero
    Estive calculando por aqui, mesmo com a aditivação de óleo lubrificante a 2% (1 litro no tanque) e o consumo melhorando 10% a despesa por tanque cresce quase 10% tb por conta do preço do óleo lubrificante. :pensativo: cociente 0% :cry:

(diesel R$1,70 x lubrificante R$10,00)

Não seria o caso de procurar algum óleo de valor menor q o valor do diesel?

Alguem sabe se o processo de mistura de mamona, girassol, óleo de frango, etc ao álcool requer catalização ou outro processo ou se é so misturar e pronto (10% de álcool e 90% de óleo).

Pergunto isso pq a aditivação de biodiesel é de 5% e pode ir aumentando exponencialmente a medida q os processos comerciais se tornarem mais em conta.

Creio q em um mundo ideal a tendência é trabalhar com "diesel" 100% bio.

valeu
  • 04/02/2006, 20:01
    Homero
    JairoM,

Basicamente é o seguinte:

A WG é composta por um diafrgma(corpo , diafragma,mola e haste) que atraves de uma haste mantem o desvio de gas de escape fechado.Essa valvula de desvio possui uma alavanca que vai parafusada na haste do diafragma.Então em repouso essa haste puxa essa alavanca.
    Eu solto o diafragma da turbina , solto a mangueira que leva a pressão até o diafragma , solto a contraporca da haste e giro o diafragma no sentido de apertar 1 ou 2 voltas.Prendo novamente o diafragma no seu lugar e ai pode se perceber que a haste está mais curta e para colocar de volta precisa um certo esforço.É esse esforço a mais que vai ajudar a vedar melhor o desvio.

Essa descrição vale para a Ranger mas creio que o mesmo principio se aplica a outras.(não conheço a L200)

Para abrir o combustível:

Normalmente uma bomba injetora rotativa tem tres ajustes:

1-Marcha lenta - encosto do retorno do acelerador(encosto quando se tira o pé do acelerador)
    2-Rotação Máxima - é o batente de aceleração máxima(encosto quando se pisa tudo no acelerador)
    3-Debito maximo- encontra-se no corpo da bomba(os outros 2 estão num balancim de acionamento) geralmente tem um lacre que deve ser rompido(plastico) e é basicamente (na Ranger) um parafuso de cabeça sextavada de se não me engano 6 mm e uma contraporca de 13 mm.Solta-se a contraporca e aperta-se 1/2 volta e reaperta-se a contraporca.Testa-se e se for o caso aperta-se mais ...

Ao se abrir o debito pode ocorrer de a marcha lenta subir , se necessário reajustar a marcha lenta.Eu deixei a marcha lenta um pouco mais alta (pior pro consumo urbano) mas a dirigibilidade melhorava.

De um troller de um amigo eu abri o oleo (MWM 2.8) e é identico a Ranger , também melhorou o consumo.

O Edintruder talves possa te dar mais informações.

Com rel~ção a usar óleo lubrificante adicionado ao diesel , posso estar enganado , mas não creio que é o efeito de aditivo(mudança quimica do combustível) que promova a melhoria de consumo , mas sim o fato de melhorar o funcionamento da bomba injetora , eventualmente mais debito (menor vazamento interno) e equalização da injeção(quantidade igual para cada cilindro)

Homero
  • 05/02/2006, 01:25
    Miranda
    tem um povo aqui na regiao socando oleo de soja no motor! =p
  • 05/02/2006, 07:53
    dero
    Citação:

Postado originalmente por Miranda

Tem detalhes de como é feito? :roll:

valeu :concordo:
  • 06/02/2006, 08:58
    JairoM
    Obrigado, Homero...
  • 06/02/2006, 11:36
    axel
    Ola a todos,
    estou de volta depois de uns 60 dias andando pelo Brasil em especial o nordeste, e acabei de fazer algumas contas sobre os gasto com óleo e manutenção da ranger.
    Quero deixar minhas observações sobre consumo após rodar mais ou menos 15 mil (RO, MT, GO, BA, PE, PB, RN, CE, PI e MA) em menos de 60 dias, não sei ao certo o erro causado pelo frentista ao encher o tanque, pois pode ter dado uns litros a menos ou a mais entre um abastecimento e outro, já que ate a inclinação do carro influencia na hora de encher o tanque.
    Bom, andando entre 90-100 (km/h) ficou por volta de 14 (13,5 – 14,5), andando entre 100-120 (mais em 110) ficou com uns 11km/l, agora a 140 e vez por outra chegando a 150, o consumo ficou em 8km/l, foi um susto ao perceber o derrame de óleo nesta faixa de velocidade.

Locais onde testeis entre um abastecimento e outro foram:

GO 060 (piranhas – trindade) 90-100 km/h. (17/12/05)
    BR 407 (BA) (Capim Grosso – Senhor do Bonfim) +-110 km/h (19/12/05)
    BRs (122,428,116,316) (PE) (Petrolina – Salgueiro) 140 km/h (19/12/05)

No geral andei a 100 km/h, exceto pelas praias que rodei em torno dos 40km/h.

Estou somando os recibos dos postos de combustível (ta faltando uns trechos, pois ainda não desfiz todas as bolsas), mas já ultrapassou o valor de 1820,00R$ com uma media de 1,85 o litro (exceto o MT onde fica com uma media de 2,10 a 2,20 o litro).

Grande abraço a todos
  • 06/02/2006, 11:57
    Edintruder
    dero,
    O Diesel aqui custa R$ 1,99, e o óleo e eu compro sempre os da promoção + ou - R$ 5,50. Mas eu uso o óleo não é pelo consumo, mas pela melhora da lubrificação da bomba injetora, pois estive conversando com alguns bombistas e todos dizem o mesmo: "o óleo diesel de hoje está mais fino que o de antigamente e tem bomba se entregando com 50.000 km."
    Daí que me disseram pra misturar óleo lubrificante no tanque, e notei que o consumo se mantém mais baixo nessa condição.
    Mesmo o tanque cheio estar custando mais caro, faço isso para poupar R$1200,00 mais adiante...
  • 06/02/2006, 12:29
    jeisonk
    Citação:

Postado originalmente por dero
    Citação:

Postado originalmente por Miranda

Tem detalhes de como é feito? :roll:

valeu :concordo:

Nao tenho detalhes, mas aqui na regiao (medio norte de MT) tem muita gente usando oleo de soja sem o ultimo refino, ele passa por 3 refinos para se tornar o oleo que consumimos, e o pessoal daqui compra ele mais bruto, vem em caminhao tanque igual combustivel normal e armazenam em fazendas.
    Nao tenho maiores detalhes sobre durabilidade, mas tem um agricultor aqui que ja esta no 3º ano seguido usando somente oleo de soja num trator que ele esta usando como "cobaia" e nao tem tido problemas, levou para analizar o motor e bomba e nao tinha nada anormal.
    E no ultimo ano virou febre, todo mundo usando em tratores, caminhoes e camionetes por aqui. Fica aquele cheiro de pastel frito na cidade.
    Mas tambem to curioso quanto a aprovaçao real disso ou nao.
    Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:57.