Eu sou retiscente à aditivação do diesel com óleo lubrificante. A viscosidade elevada, comparada com o diesel, não permitirá a combustão total e o resultado será a formação de resíduos nos cilindros. Poderá formar borras no tanque com maior facilidade podendo prejudicar todo o conjunto do sistema de injeção, inclusive a própria bomba, acaso o filtro não dê conta do recado. Quem mora em regiões frias sabe que a especificação do óleo lubrificante tem de ser o mais "fino" possível para lubrificação rápida, na partida do motor. É recomendando por alguns fabricantes a adição de querosene no tanque - motores MB - em regiões frias para auxiliar na partida dada ao aumento da viscosidade do diesel em baixas temperaturas. Imagina ele aditivado com óleo lubrificante.
Costumo adicionar a 1 tanque de diesel, a cada 10 mil km, um frasco de Tunap 332 - www.lumobras.com.br - que mantém limpo o sistema. Depois, após queimar todo o tanque de diesel, troco o filtro de diesel.
Como sugestão: pneus calibrados, filtros sempre em dia, diesel de boa qualidade - filtrado ou centrifugado. Não apertar o pé, dirigindo com tranquilidade, não alongar marchas, evitando aceleradas bruscas e reduções. Sempre que for ligar o veículo mantenha a embreagem pressionada. Isto libera as engrenagens do volante do motor, traduzindo em menor esforço do conjunto mecânico/elétrico.
É isso aí!
Marvila