x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 86

Hybrid View

Ola a todos,
    estou de volta depois de uns 60 dias andando pelo Brasil em especial o nordeste, e acabei de fazer algumas contas sobre os gasto com óleo e manutenção da ranger.
    Quero deixar minhas observações sobre consumo após rodar mais ou menos 15 mil (RO, MT, GO, BA, PE, PB, RN, CE, PI e MA) em menos de 60 dias, não sei ao certo o erro causado pelo frentista ao encher o tanque, pois pode ter dado uns litros a menos ou a mais entre um abastecimento e outro, já que ate a inclinação do carro influencia na hora de encher o tanque.
    Bom, andando entre 90-100 (km/h) ficou por volta de 14 (13,5 – 14,5), andando entre 100-120 (mais em 110) ficou com uns 11km/l, agora a 140 e vez por outra chegando a 150, o consumo ficou em 8km/l, foi um susto ao perceber o derrame de óleo nesta faixa de velocidade.

Locais onde testeis entre um abastecimento e outro foram:

GO 060 (piranhas – trindade) 90-100 km/h. (17/12/05)
    BR 407 (BA) (Capim Grosso – Senhor do Bonfim) +-110 km/h (19/12/05)
    BRs (122,428,116,316) (PE) (Petrolina – Salgueiro) 140 km/h (19/12/05)

No geral andei a 100 km/h, exceto pelas praias que rodei em torno dos 40km/h.

Estou somando os recibos dos postos de combustível (ta faltando uns trechos, pois ainda não desfiz todas as bolsas), mas já ultrapassou o valor de 1820,00R$ com uma media de 1,85 o litro (exceto o MT onde fica com uma media de 2,10 a 2,20 o litro).

Grande abraço a todos

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    dero,
    O Diesel aqui custa R$ 1,99, e o óleo e eu compro sempre os da promoção + ou - R$ 5,50. Mas eu uso o óleo não é pelo consumo, mas pela melhora da lubrificação da bomba injetora, pois estive conversando com alguns bombistas e todos dizem o mesmo: "o óleo diesel de hoje está mais fino que o de antigamente e tem bomba se entregando com 50.000 km."
    Daí que me disseram pra misturar óleo lubrificante no tanque, e notei que o consumo se mantém mais baixo nessa condição.
    Mesmo o tanque cheio estar custando mais caro, faço isso para poupar R$1200,00 mais adiante...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por dero
    Citação Postado originalmente por Miranda
    tem um povo aqui na regiao socando oleo de soja no motor! =p
    Tem detalhes de como é feito?

valeu
    Nao tenho detalhes, mas aqui na regiao (medio norte de MT) tem muita gente usando oleo de soja sem o ultimo refino, ele passa por 3 refinos para se tornar o oleo que consumimos, e o pessoal daqui compra ele mais bruto, vem em caminhao tanque igual combustivel normal e armazenam em fazendas.
    Nao tenho maiores detalhes sobre durabilidade, mas tem um agricultor aqui que ja esta no 3º ano seguido usando somente oleo de soja num trator que ele esta usando como "cobaia" e nao tem tido problemas, levou para analizar o motor e bomba e nao tinha nada anormal.
    E no ultimo ano virou febre, todo mundo usando em tratores, caminhoes e camionetes por aqui. Fica aquele cheiro de pastel frito na cidade.
    Mas tambem to curioso quanto a aprovaçao real disso ou nao.
    Abraços

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edintruder
    estive conversando com alguns bombistas e todos dizem o mesmo: "o óleo diesel de hoje está mais fino que o de antigamente(...)
    Mesmo o tanque cheio estar custando mais caro, faço isso para poupar R$1200,00 mais adiante...
    Certíssimo

jeisonk,

Muito Interessante

Se souber de mais alguma coisa.....

valeu

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Agradecimentos: 0
    pessoal, a mistura de qualquer substância oleosa e líquida no diesel não prejudicará o funcionamento do motor, uma vez que na sua origem ele foi desenvolvido para um óleo bem mais grosso q o de hj. A justificativa do colega de rgde para lubrificar a bomba e bico está correta. Agora, que irá diminuir o consumo não creio q seja correta, pois custo do litro do óleo, diminuição do poder calorífico, etc tudo isso tem que ser levado em conta. Dentre pouco tempo, estaremos com biodiesel disponível e com certeza será o futuro. Aqui no paraná já tivemos algumas experiências, inclusive com restos de óleos de frituras e deu certo. Então, é só aguardar...
    Para que o motor seja econômico, é só não sair da faixa de torque máximo!!!!
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

Usuário
    Entrada
    13/10/2005
    Agora fiquei encucado
    No manual da L200 Sport, lá na página 67 tem escrito o seguinte:

"ATENÇÃO
    Aditivos de Diesel podem danificar os componentes do sistema de ignição. Portanto, nunca use aditivos de combustível."

Alguém saber falar algo sobre isso?

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    péricles, talvez vc queira ter dito "sistema de injeção" certo?
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

Usuário
    Entrada
    13/10/2005
    PY5KJ,

Não, eu quiz dizer "sistema de ignição" mesmo. É o que está escrito lá no manual.

Péricles, aí é que está um dos problemas de se adicionar determinados óleos e/ou sendo estes aditivos no motor. Alguns componentes de injeção, e do sistema de aspergimento de pressão para ignição, podem se dar mal com certas substãncias. O que, no entanto, parece até piada, visto o alto índice de enxofre e de outras impurezas em nosso diesel.

Não obstante, o uso do óleo de soja seria viável (se refinado). Em certas fazendas, onde o plantio ou a facilidade/preço do óleo primário ebundam, o custo benefício em tratores e caminhões torna-o perfeitamente lógico, uam vez que estes veículos (feitos para o trabalho e mais robustos) não são de vida longa.
    Sem o devido refino ele, demandada a compressão dos motores diesel, pode "saponar" (quase virar sabão), além de não inflamar corretamente - ao menos nas especificações dos motores - o que levaria a formação de uma película em determadas partes deste.
    Tente, por exemplo, passar óleo de soja para lubrificar alguma peça metálica móvel (eu já fazia isto com rifles .22 - para caça pequena - quando guri e meu pai me dava altas broncas). Ele forma uma espécie de goma (por falta do devido refino) e as peças móveis tendem a travar.

O uso da mamona, apesar de ser uma cultura ainda imune a pragas e que não exige solos fértis, não é tão simples assim. Aí entram a coisa da logística, da inexperiência de cultivo e das plntas de refino (que só se viabilizarão se forem grandes). Partie de plantas de refino e cultivo pequenas e "familaires", como quer o governo, tem a meta do fracasso como única opção. Vejam que a soja só é pungente face às grandes fazendas que se iniciaram no início da década de 70, e com isto carrearam os pequenos produtores no rastro do seus sucessos.

O biodiesel é viável e dará uma independência enorme ao Brasil. Mas não será barato, pois refiná-lo em escala industrila, debalde a aparente simplicidade, requer técnica (não é barata) e consumo de energia. A opção do uso da soja, uma vez que esta monocultura já está implantada, era de se considerar, mas a soja é uma commoditie e aí é outra história.

Aliás, para complementar, tudo é uma questão de custos.
    Veja bem, nós precisamos de petróleo e oensamo nele no que ele tem de mais vulgar, menos importante, que é o transporte pessoal. Isto se pode fazer com QUALQUER óleo ou outro combustível vegetal.
    Dentro de pouco tempo o petróleo tera de ser usado, apenas, para a pteroquímica, essa sim de importância capital. Mas, um dia que nem petróleo para isto existir, ou se ele ficar muito caro até para isto, o Brasil tem uma planta de cultivo e refino de alcool espetacular. O pulo do gato será a alcoolquímica. Com o alcool podemos fazer tudo o que fazemos com o "ouro negro" até polímeros (plásticos).
    E vocês só pensando em cachaça né?!

Olá pessoal,

Vejam isto que foi escrito pela "Engine Manufacturers Association" acho que eh Americana, com relação as características diesel "Recommended Guideline on Diesel Fuel".

Kinematic Viscosity

Viscosity affects injector lubrication and fuel atomization. Fuels with low viscosity may not provide sufficient lubrication for the precision fit of fuel injection pumps or injector plungers resulting in leakage or increased wear. Fuels which do not meet viscosity requirements can lead to performance complaints. Fuel atomization is also affected by fuel viscosity. Diesel fuels with high viscosity tend to form larger droplets on injection which can cause poor combustion and increased exhaust smoke and emissions.

( Isto eh, viscosidade afeta a lubrificação e a atomização. Mais viscoso, melhor lubrificação da bomba, e tb pior queima do combustivel com mais fumaça )

Cetane Number/Cetane Index

Cetane number is a relative measure of the interval between the beginning of injection and autoignition of the fuel. The higher the number, the shorter the delay interval. Fuels with low Cetane Numbers will cause hard starting, rough operation, noise and exhaust smoke. Current commercial fuel cetane requirements may not adequately address these customer satisfaction issues. Generally, diesel engines will operate better on fuels with cetane numbers above 50 compared to fuels with cetane numbers of the national average of approximately 45.

Cetane number may be increased through the refining process or the blending of combustion ignition improving additives by fuel suppliers.

Cetane index is an approximation of fuel ignition quality through measurement of distillation range and specific gravity. It is not affected by the use of combustion improver additives; therefore it produces an indication of the base cetane number of the fuel.

( Não sei o numero de cetanos do diesel brasileiro)

Existem mais detalhes do combustivel no site :

http://tdiclub.com/articles/Diesel_Fuel_Guidlines/

Abraços,

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    João Pedro,

Concordo com tudo que voce falou , só acho que motor de caminhão e trator é muito duravel apesar do trabalho pesado (eles tem a rotação limitada mais baixa para prolongar a vida)
    Quanto ao enxofre , se não houvesse agua no combustível ele aumenta a lubricidade do diesel e protege a bomba! (poluição então seria o problema, com agua forma-se acido sulfurico e ai ocorre corrosão)).Isso eu li em uma discussão sobre a Petrobras diminuir o enxofre do diesel e se não me engano a partir de janeiro/06 deveria parar de existir o diesel metropolitano (menos enxofre da ordem de 100 ppm) e em todo o territorio o diesel teria algo como 300 ou 500 ppm .(anter era algo como 3000 ppm)
    Se isso for verdade , usar oleo lubrificante misturado a partir de janeiro , ficou ainda mais saudavel.

Quanto a usar óleo vegetal in natura , como no exemplo de limpar metais que voce deu que ocorre um endurecimento , oque se usa para desengripar ? Provavelmente diesel que é solvente até certo ponto poderia dissolver o residuo.
    Se isso for verdade , se for usado uma mistura de diesel e oleo vegetal creio que os efeitos desagradáveis seriam minimizados.
    Me lembrei que quando usava motor de aeromodelo que usava metanol e eleo de ricino , se guardasse o motor com resto de combustível dentro , ele acabaria travando pelo endurecimento do oleo.Hoje o combustível possui um aditivo que evita isso.

De qualquer maneira acho que se usado continuamente o oleo vegetal misturado no diesel não teria problemas, mas se deixar parado por um mes por exemplo, pode ocorrer algum travamento.

J. G. Junior,

O numero de cetano no Brasil no minimo 42 , apesar e existir uma portaria de 1983 que diz que deveria ser de 48 a 53, mas ninguem respeita.
    Uma vez pedi informação para a Petrobras atraves de email e recebi uma resposta ridicula dizendo que 42 era adequado para os mot0res a diesel fabricados no Brasil... Percebi também da resposta que varia bastante dependendo da composiçaõ ... , mas, nunca menos de 42...

Há varios anos atras , como sobrava gasolina e faltava diesel foi decidido acrescentar nafta ao diesel .Se não me engano a nafta ia na gasolina e deixando de por na gasolina e adicionando ao diesel , diminuia a dependencia de petroleo importado.A partir dai a viscosidade do diesel diminuiu mas o alto teor de enxofre garantia a lubrificação da bomba e bicos ...

Homero

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem