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  • #37
    Usuário Avatar de Marvila
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    Eu sou retiscente à aditivação do diesel com óleo lubrificante. A viscosidade elevada, comparada com o diesel, não permitirá a combustão total e o resultado será a formação de resíduos nos cilindros. Poderá formar borras no tanque com maior facilidade podendo prejudicar todo o conjunto do sistema de injeção, inclusive a própria bomba, acaso o filtro não dê conta do recado. Quem mora em regiões frias sabe que a especificação do óleo lubrificante tem de ser o mais "fino" possível para lubrificação rápida, na partida do motor. É recomendando por alguns fabricantes a adição de querosene no tanque - motores MB - em regiões frias para auxiliar na partida dada ao aumento da viscosidade do diesel em baixas temperaturas. Imagina ele aditivado com óleo lubrificante.
    Costumo adicionar a 1 tanque de diesel, a cada 10 mil km, um frasco de Tunap 332 - www.lumobras.com.br - que mantém limpo o sistema. Depois, após queimar todo o tanque de diesel, troco o filtro de diesel.
    Como sugestão: pneus calibrados, filtros sempre em dia, diesel de boa qualidade - filtrado ou centrifugado. Não apertar o pé, dirigindo com tranquilidade, não alongar marchas, evitando aceleradas bruscas e reduções. Sempre que for ligar o veículo mantenha a embreagem pressionada. Isto libera as engrenagens do volante do motor, traduzindo em menor esforço do conjunto mecânico/elétrico.
    É isso aí!
    Marvila
    Toyota SW4 2.8L 1993 - original

  • #38
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    Marvila,
    A mistura do óleo lubrificante no diesel não é para reduzir consumo, mas somente para preservar a Bomba Injetora, pois o óleo diesel antigo ou o atual Marine, é mais viscoso que o diesel aditivado, o metropolitano e o comum atual. Tem muita caminhonete que apresente desgaste na bomba injetorta com menos de 70000km (inclusive a minha) justamente pela deficiente lubrificação do diesel atual. Três bombistas de renome na região me disseram a mesma coisa e sujeriram o uso de óleo lubrificante no diesel. O melhor é que o cosumo reduz cada vez que se adiciona óleo lubrificante, até porque se a bomba não está colocando muita pressão, o engrossamento do óleo ajuda a aumentar a pressão de injeção melhorando a pulverização pelos bicos.
    Sempre que for ligar o veículo mantenha a embreagem pressionada.
    A Ranger só bate arranque com o pedal pressionado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #39
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    Smile consumo

    entao quer dizer que sair mais forte, com mais giro, o consumo diminue???de onde tirou isso???eu pensava que andar na "maciota" era melhor!!!! e em relaçao a por oleo no combustivel melhora mesmo o consumo??e altera o desempenho??
    vlw

  • #40
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    Anda na faixa de torque do seu carro que é a melhor solução.

  • #41
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    Smile pequeno jr

    só mais uma perguntinha...
    vc poderia me dizer por favor qual o giro ideal pra eu andar no meu carro???
    é uma l200 2001 87 cv...
    vlw

  • #42
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    Josias Maia,
    sempre obtive ótimo consumo da minha ex-L200 GL 00/00 andando na faixa de 2.500 a 2.800 rpm. Inclusive, sempre fiz acima de 11 km/l de média (estrada e cidade). Também sei que andar acima de 3.000 rpm na L200 de 87 hp eleva em muito o consumo médio.
    Abs
    Marvila
    Ranger Limited 2.8 04/04

  • #43
    Citação Postado originalmente por Marvila Ver Post
    Josias Maia,
    sempre obtive ótimo consumo da minha ex-L200 GL 00/00 andando na faixa de 2.500 a 2.800 rpm. Inclusive, sempre fiz acima de 11 km/l de média (estrada e cidade). Também sei que andar acima de 3.000 rpm na L200 de 87 hp eleva em muito o consumo médio.

    Considerando que o melhor torque da L200 esta n faixa de 2000RPM, também acredito que a uns 2500RPM da pra fazer uma viagem mais econômica...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #44
    Usuário Avatar de marcos ambrogi
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    Costumo viajar em uma rodovia, Tamoios, no limite legal, 80Km/h. Notei uma economia surpreendente andando em 5ª marcha, porém abaixo de 2mil giros. Isso prejudica o motor de alguma forma?

  • #45
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por josiasmaia Ver Post
    só mais uma perguntinha...
    vc poderia me dizer por favor qual o giro ideal pra eu andar no meu carro???
    é uma l200 2001 87 cv...
    vlw
    Se posso dar a idéia do carro do meu pai, na cidade ele anda em torno dos 2500 a 2.800 rpm. Estrada não tem como fazer isso pq imagina vc pegar um retão como de correntina-BA que são 184km e andar a 80/90km por hora... é froidz.

  • #46
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    Citação Postado originalmente por marcos ambrogi Ver Post
    Costumo viajar em uma rodovia, Tamoios, no limite legal, 80Km/h. Notei uma economia surpreendente andando em 5ª marcha, porém abaixo de 2mil giros. Isso prejudica o motor de alguma forma?
    De maneira alguma isso pode prejudicar algo, na verdade o motor está com redução de tensões causadas pela maior pressão do turbo. Não que estrage andar no pau, porém o motor trabalha com uma temperatura mais uniforme e com pouca variação de pressão da admissão.

    Porém para o menor consumo, é melhor andar com marchas mais longas e pé mais suave. Se precisar embalar, reduz uma marcha para utilizart a faixa de torque do motor, após pode colocar uma 5a marcha e andar a 50km/h na cidade. O consumo em motores diesel é diretamente proporcional a rmp utilizada, quanto maior a rpm maior o consumo.

  • #47
    Usuário Avatar de marcos ambrogi
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    são paulo - mogi das cruzes-taubaté/SP
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    Beleza Edi, mais uma vez valeu pela informação

  • #48

    Querosene

    Alguem poderia me informar se adicionar 1/2 litro de querosene ao tanque de oleo diesel quando for abastecer irá trazer algum beneficio ( limpeza da bomba injetora e bicos , melhoria na queima de combustivel , economia de combustivel) ???


    Adicinar querosene no combustivel (diesel) tem um resultado pelo menos parecido ao adicionar Aditivo STP ou nao tem nada a ver ?

    Obrigado e me desculpe se falei besteira.

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