Um detalhe que eu creio piora um pouco o consumo das L200 é o fato de a transmissão ser um tanto curta.Provalvemente a 120 km/h real voce deve estar a 3300 rpm.Então, se voce não carrega peso, colocando um pneu BF 285/75/16 (quase um 33) , se couber , voce teria uma transmissão uns 9% mais longa o que poderia ajudar.Por outro lado , um pneu mais largo tem mais arrasto o que deveria piorar mas eu acho que o resultado seria positivo, alem de diminuir um pouco o ruido na estrada.
Os motores diesel , normalmente são eficientes principalmente depois que o turbo entra.A valvula Waste Gate é um pouco precaria ao meu ver pois ela simplesmente tampa um orificio no escapamento que desvia o fluxo do gas de escape de forma que não passe pela turbina.(na Ranger é assim).Quando a pressão esta abaixo da programada , esse orificio deveria estar vedado de modo a todo o fluxo passar pela turbina.Quando a pressão chega na programada , o diafragma vence a mola e esse orificio é aberto , desviando parte dos gases da turbina e dessa maneira mantendo a pressão dentro do valor programado.
Acontece que se a WG não fizer uma boa força para que o orificio feche , haverá um escape de gas , o que atrasa a entrada da turbina , então se apertarmos um pouco a WG isso aumentará um pouco a pressão programada , mas principalmente fechará melhor o desvio enquanto a pressão está abaixo do valor programado o que faria a turbina entrar mais cedo e portanto o motor mais cedo passa a trabalhar com mais rendimento.
Então acredito que 1 ou 2 voltas na WG deve melhorar o consumo.
Aumentar o debito (abrir o óleo) , apesar de fumaçar antes de entrar a turbina, parece que melhora o consumo e ao meu ver é o fato que com maior débito a turbina entra mais cedo .Minha ranger melhorou da ordem de 10% no consumo ao apertar a WG e abrir o óleo .Desde nova ela fazia uns 10km/l e depois de ajustado passou a fazer 11 de media.Uma vez meu filho que tem um pe pesado , foi de São Paulo a Curitiba e voltou , 840 KM sem abastecer e a luz acendeu ao chegar em casa.
Se na L200 for tão facil como na Ranger eu recomendaria apertar o WG e aumentar o debito pelo menos 1/2 volta.
Homero