Powered by vBulletin

Melhorar consumo em pick-up diesel

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/02/2006, 16:31
    dero
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder
    estive conversando com alguns bombistas e todos dizem o mesmo: "o óleo diesel de hoje está mais fino que o de antigamente(...)
    Mesmo o tanque cheio estar custando mais caro, faço isso para poupar R$1200,00 mais adiante...

    Certíssimo :concordo:




    jeisonk,

    Muito Interessante :D

    Se souber de mais alguma coisa.....



    valeu
  • 07/02/2006, 08:35
    PY5KJ
    pessoal, a mistura de qualquer substância oleosa e líquida no diesel não prejudicará o funcionamento do motor, uma vez que na sua origem ele foi desenvolvido para um óleo bem mais grosso q o de hj. A justificativa do colega de rgde para lubrificar a bomba e bico está correta. Agora, que irá diminuir o consumo não creio q seja correta, pois custo do litro do óleo, diminuição do poder calorífico, etc tudo isso tem que ser levado em conta. Dentre pouco tempo, estaremos com biodiesel disponível e com certeza será o futuro. Aqui no paraná já tivemos algumas experiências, inclusive com restos de óleos de frituras e deu certo. Então, é só aguardar...
    Para que o motor seja econômico, é só não sair da faixa de torque máximo!!!!
  • 07/02/2006, 19:39
    Péricles
    Agora fiquei encucado :!: :parede:
    No manual da L200 Sport, lá na página 67 tem escrito o seguinte:

    "ATENÇÃO
    Aditivos de Diesel podem danificar os componentes do sistema de ignição. Portanto, nunca use aditivos de combustível."

    Alguém saber falar algo sobre isso? :pensativo:
  • 07/02/2006, 19:56
    PY5KJ
    péricles, talvez vc queira ter dito "sistema de injeção" certo?
  • 07/02/2006, 22:21
    Péricles
    PY5KJ,

    Não, eu quiz dizer "sistema de ignição" mesmo. É o que está escrito lá no manual.
  • 08/02/2006, 01:56
    João Pedro
    Péricles, aí é que está um dos problemas de se adicionar determinados óleos e/ou sendo estes aditivos no motor. Alguns componentes de injeção, e do sistema de aspergimento de pressão para ignição, podem se dar mal com certas substãncias. O que, no entanto, parece até piada, visto o alto índice de enxofre e de outras impurezas em nosso diesel.

    Não obstante, o uso do óleo de soja seria viável (se refinado). Em certas fazendas, onde o plantio ou a facilidade/preço do óleo primário ebundam, o custo benefício em tratores e caminhões torna-o perfeitamente lógico, uam vez que estes veículos (feitos para o trabalho e mais robustos) não são de vida longa.
    Sem o devido refino ele, demandada a compressão dos motores diesel, pode "saponar" (quase virar sabão), além de não inflamar corretamente - ao menos nas especificações dos motores - o que levaria a formação de uma película em determadas partes deste.
    Tente, por exemplo, passar óleo de soja para lubrificar alguma peça metálica móvel (eu já fazia isto com rifles .22 - para caça pequena - quando guri e meu pai me dava altas broncas). Ele forma uma espécie de goma (por falta do devido refino) e as peças móveis tendem a travar.

    O uso da mamona, apesar de ser uma cultura ainda imune a pragas e que não exige solos fértis, não é tão simples assim. Aí entram a coisa da logística, da inexperiência de cultivo e das plntas de refino (que só se viabilizarão se forem grandes). Partie de plantas de refino e cultivo pequenas e "familaires", como quer o governo, tem a meta do fracasso como única opção. Vejam que a soja só é pungente face às grandes fazendas que se iniciaram no início da década de 70, e com isto carrearam os pequenos produtores no rastro do seus sucessos.

    O biodiesel é viável e dará uma independência enorme ao Brasil. Mas não será barato, pois refiná-lo em escala industrila, debalde a aparente simplicidade, requer técnica (não é barata) e consumo de energia. A opção do uso da soja, uma vez que esta monocultura já está implantada, era de se considerar, mas a soja é uma commoditie e aí é outra história.
  • 08/02/2006, 02:01
    João Pedro
    Aliás, para complementar, tudo é uma questão de custos.
    Veja bem, nós precisamos de petróleo e oensamo nele no que ele tem de mais vulgar, menos importante, que é o transporte pessoal. Isto se pode fazer com QUALQUER óleo ou outro combustível vegetal.
    Dentro de pouco tempo o petróleo tera de ser usado, apenas, para a pteroquímica, essa sim de importância capital. Mas, um dia que nem petróleo para isto existir, ou se ele ficar muito caro até para isto, o Brasil tem uma planta de cultivo e refino de alcool espetacular. O pulo do gato será a alcoolquímica. Com o alcool podemos fazer tudo o que fazemos com o "ouro negro" até polímeros (plásticos).
    E vocês só pensando em cachaça né?! :mrgreen:
  • 08/02/2006, 13:36
    J. G. Junior
    Olá pessoal,

    Vejam isto que foi escrito pela "Engine Manufacturers Association" acho que eh Americana, com relação as características diesel "Recommended Guideline on Diesel Fuel".

    Kinematic Viscosity

    Viscosity affects injector lubrication and fuel atomization. Fuels with low viscosity may not provide sufficient lubrication for the precision fit of fuel injection pumps or injector plungers resulting in leakage or increased wear. Fuels which do not meet viscosity requirements can lead to performance complaints. Fuel atomization is also affected by fuel viscosity. Diesel fuels with high viscosity tend to form larger droplets on injection which can cause poor combustion and increased exhaust smoke and emissions.

    ( Isto eh, viscosidade afeta a lubrificação e a atomização. Mais viscoso, melhor lubrificação da bomba, e tb pior queima do combustivel com mais fumaça )

    Cetane Number/Cetane Index

    Cetane number is a relative measure of the interval between the beginning of injection and autoignition of the fuel. The higher the number, the shorter the delay interval. Fuels with low Cetane Numbers will cause hard starting, rough operation, noise and exhaust smoke. Current commercial fuel cetane requirements may not adequately address these customer satisfaction issues. Generally, diesel engines will operate better on fuels with cetane numbers above 50 compared to fuels with cetane numbers of the national average of approximately 45.

    Cetane number may be increased through the refining process or the blending of combustion ignition improving additives by fuel suppliers.

    Cetane index is an approximation of fuel ignition quality through measurement of distillation range and specific gravity. It is not affected by the use of combustion improver additives; therefore it produces an indication of the base cetane number of the fuel.

    ( Não sei o numero de cetanos do diesel brasileiro)

    Existem mais detalhes do combustivel no site :

    http://tdiclub.com/articles/Diesel_Fuel_Guidlines/

    Abraços,
  • 08/02/2006, 15:29
    Homero
    João Pedro,

    Concordo com tudo que voce falou , só acho que motor de caminhão e trator é muito duravel apesar do trabalho pesado (eles tem a rotação limitada mais baixa para prolongar a vida)
    Quanto ao enxofre , se não houvesse agua no combustível ele aumenta a lubricidade do diesel e protege a bomba! (poluição então seria o problema, com agua forma-se acido sulfurico e ai ocorre corrosão)).Isso eu li em uma discussão sobre a Petrobras diminuir o enxofre do diesel e se não me engano a partir de janeiro/06 deveria parar de existir o diesel metropolitano (menos enxofre da ordem de 100 ppm) e em todo o territorio o diesel teria algo como 300 ou 500 ppm .(anter era algo como 3000 ppm)
    Se isso for verdade , usar oleo lubrificante misturado a partir de janeiro , ficou ainda mais saudavel.

    Quanto a usar óleo vegetal in natura , como no exemplo de limpar metais que voce deu que ocorre um endurecimento , oque se usa para desengripar ? Provavelmente diesel que é solvente até certo ponto poderia dissolver o residuo.
    Se isso for verdade , se for usado uma mistura de diesel e oleo vegetal creio que os efeitos desagradáveis seriam minimizados.
    Me lembrei que quando usava motor de aeromodelo que usava metanol e eleo de ricino , se guardasse o motor com resto de combustível dentro , ele acabaria travando pelo endurecimento do oleo.Hoje o combustível possui um aditivo que evita isso.

    De qualquer maneira acho que se usado continuamente o oleo vegetal misturado no diesel não teria problemas, mas se deixar parado por um mes por exemplo, pode ocorrer algum travamento.

    J. G. Junior,


    O numero de cetano no Brasil no minimo 42 , apesar e existir uma portaria de 1983 que diz que deveria ser de 48 a 53, mas ninguem respeita.
    Uma vez pedi informação para a Petrobras atraves de email e recebi uma resposta ridicula dizendo que 42 era adequado para os mot0res a diesel fabricados no Brasil... Percebi também da resposta que varia bastante dependendo da composiçaõ ... , mas, nunca menos de 42...

    Há varios anos atras , como sobrava gasolina e faltava diesel foi decidido acrescentar nafta ao diesel .Se não me engano a nafta ia na gasolina e deixando de por na gasolina e adicionando ao diesel , diminuia a dependencia de petroleo importado.A partir dai a viscosidade do diesel diminuiu mas o alto teor de enxofre garantia a lubrificação da bomba e bicos ...


    Homero
  • 13/02/2006, 11:13
    Péricles
    Sobre a não recomendação para o uso de aditivos na L200Sport GLS por parte da Mitsubishi, questionei a própria fábrica e a resposta foi a seguinte:

    "A MMC não restringe o uso de diesel aditivado vindo direto do posto de gasolina, a recomendação é para não usar aditivos auxiliares(extras) misturados ao diesel comum."

    Existe tanta diferença na composição desses dois aditivos?
  • 13/02/2006, 11:15
    Péricles
    Sobre a não recomendação para o uso de aditivos na L200Sport GLS por parte da Mitsubishi, questionei a própria fábrica e a resposta foi a seguinte:

    "A MMC não restringe o uso de diesel aditivado vindo direto do posto de gasolina, a recomendação é para não usar aditivos auxiliares(extras) misturados ao diesel comum."

    Existe tanta diferença na composição desses dois aditivos?
  • 13/02/2006, 11:45
    Edintruder
    Deve existir! A maior diferença é o corante!!!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:40.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy