x
Convex Datacenter
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 80

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Justamente Flugêncio , pensei na roda livre , porque também penso em viagens longas, até porque , quando ja fizemos pinheirinho , trilha do verde , Roberta Close , vai ficando repetitivo e a gente quer inovar , pensamos em viajar mais longe com o Niva , como voce fez .Obviamente que a roda livre ajuda .

Esse seu sistema de roda livre , achei bastante interessante .
    Olá para todos!

Lá vou eu jogar gasolina na fogueira... hehehe...

Alguém já ouviu falar de um Defender com roda livre? E de um Audi Quattro com roda livre?

Pois é... assim como os veículos 4x4 acima, o Niva foi concebido e construído para ser um 4x4 integral, o que fez com que seus componentes relacionados à tração também o fossem. Diferenciais, cardans, distribuição de pesos, etc... foram calculados para rodar em 4x4. A retirada da tração dianteira irá acarretar um desequilíbrio, que, com o pssar do tempo, irá causar quebras prematuras. Pode levar um mês, pode levar um ano, mas vai quebrar antes do previsto! Cada um é livre para fazer com o seu carro e com o seu dinheiro o que bem entende, mas não dá para ir contra as evidências: remover o diferencial dianteiro ou instalar algum sistema que permita ao Niva rodar apenas com a tração traseira irá fazer com que todo o esforço que, segundo o projeto original do Niva, deveria ser dividido entre dois diferenciais vá apenas para o sistema traseiro, o que irá, sem sombra de dúvida, acelerar o desgaste prematuro de todas as peças relacionadas à tração traseira. Isto não é hipótese, é fato!

[ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimento: 1
    Quando ressucitei esse forum , foi para saber opniões técnicas de quem tem esse sistema e ja usou, ou outras como a do Jossano , que levantou alguns aspéctos do sistema do diferencial central, por sinal muito válida e creio que fui educado. Aí pinta uns Colegas , muito educados também , gente finíssima , que postam , opniões idiotas , como essa aí de cima que tentou falar não sei oque .

Outro me manda comprar um fusca , puxa vida , KKKKKKK

Infelismente tem alguns que se acham....
    Mil perdões camarada Marcio, nunca me achei, minha resposta teve somente o intuito de colocar um pouco de humor, o dia em que tivermos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente vai descobrir que eu sou um cara simples, bem educado mas tambem gosto de brincar com agalera toda, ser bem humorado é sempre muito bom, novamente me deculpe se não me fiz entender.

Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    É "mito" que estraga alguma coisa, mas muda a dirigibilidade.
    Desculpe, mas não é mito não.

Já aconteceu comigo... certa vez rebentou uma homocinética e fiquei rodando com o Niva 4x2 enquanto nao conseguia uma nova. Na época eu tava duro e rodei ums 4 meses com o Niva 4x2 fazendo ums 400km por semana.

Quando coloquei as homocineticas novas e reconectei o cardam, a reduzida comecou a chiar, coisa que nao fazia.... depois de um tempo ele estralava em curvas.

Desmontei tudo e achei o eixo dos satelites ovalados... a unica explicação que cabia era eu ter andado bloqueado por tanto tempo.

Quando a dirigibilidade eu achei horrivel, pois o Niva é um carro bom de curva, a tração integral te da seguramsa e estabilidade nas curvas... e isso desapareceu.

A economia de combustivel nao pagou o estrago na reduzida e nao justifica a instalaçao de roda livre.

abracos

Jossano

Thumbs down

Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Quando coloquei as homocineticas novas e reconectei o cardam, a reduzida comecou a chiar, coisa que nao fazia.... Desmontei tudo e achei o eixo dos satelites ovalados... a unica explicação que cabia era eu ter andado bloqueado por tanto tempo.e nao justifica a instalaçao de roda livre.

abracos

Jossano
    Para pra analizar o que vc disse !
    Se estava blocado as sátelites não estavam rodando, portanto é obvio que rodar blocado por 4 meses não ocasionou o desgaste do eixo das planetárias

A unica peça que por ventura poderia se desgastar com uso continuo e pesado seria o diferencial traseiro ! Pois estaria recebendo todo o torque, que originalmente é distribuido !
    Mas tb se parar pra pensar um pouco, vai ver que o eixo de um Laika tem os mesmo componentes mecânicos, alias não só o Laika, mas um monte de carro da Lada !

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Vc tá dizendo

Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post

Já aconteceu comigo... certa vez rebentou uma homocinética e fiquei rodando com o Niva 4x2 enquanto nao conseguia uma nova. Na época eu tava duro e rodei ums 4 meses com o Niva 4x2 fazendo ums 400km por semana.

Quando coloquei as homocineticas novas e reconectei o cardam, a reduzida comecou a chiar, coisa que nao fazia.... depois de um tempo ele estralava em curvas.

Desmontei tudo e achei o eixo dos satelites ovalados... a unica explicação que cabia era eu ter andado bloqueado por tanto tempo.

Quando a dirigibilidade eu achei horrivel, pois o Niva é um carro bom de curva, a tração integral te da seguramsa e estabilidade nas curvas... e isso desapareceu.

A economia de combustivel nao pagou o estrago na reduzida e nao justifica a instalaçao de roda livre.

abracos

Jossano
    Se vc diz que não é um "mito",
    depende de mim acreditar ou não. sem discursões.

No entanto a colocação da rodalivre no Cangaceiro foi em consequência da retirada de peças para outro Niva. Então quando resolvemos reformar este niva decidimos pela colocação da mesma.
    Esta adaptação deveu-se ao "Ócio Criativo" e outros fatores que tornaram mais fácéis esta adaptação.
    Não tenho a intenção de andar em 4x2, nem visando economia ( pneus 235/85/16). a rodalivre vai ficar lá de sacanagem pros curiosos e incrédulos ficarem discutindo o sexo dos anjos rs rs rs rs
    Até porque o Niva Cangaceiro em breve será um multimarcas, quase 100% adaptado. rs rs rs

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá para todos!.............., o Niva foi concebido e construído para ser um 4x4 integral, o que fez com que seus componentes relacionados à tração também o fossem. Diferenciais, cardans, distribuição de pesos, etc... foram calculados para rodar em 4x4. A retirada da tração dianteira irá acarretar um desequilíbrio, que, com o pssar do tempo, irá causar quebras prematuras. Pode levar um mês, pode levar um ano, mas vai quebrar antes do previsto!.................., o que irá, sem sombra de dúvida, acelerar o desgaste prematuro de todas as peças relacionadas à tração traseira. Isto não é hipótese, é fato!

[ ]s
    Seguindo esse seu raciocinio, então todo carro que tivesse versão 4x2 e 4x4 teria um eixo mais forte na versão 4x2 do que na versão 4x4 ?

A questão dinâmica realmente é indiscutivel e é somente nesse aspecto que deveria ser analizado ! O niva não foi projetado para ser um jipe, mas sim um utilitario leve para terrenos elameados e escorregadios, situação na qual um AWD é imbativel, nós é que somos teimosos e esperamos mais dele
    90% dos casos de quebra de diferencial são relacionados ao dianteiro, quase nunca ao traseiro ? Por que será ?
    Por causa da fragil carcaça em alumínio, não por causa do conj. coroa/pinhão/planetarias

Alexandre,

Por isso que eu disse: "nao sei porque" pois a logica é o que vc falou

Nunca entendi o pq do desgaste, mas sei que ocorre e foi pelo fato do bloqueio. Talves ele fique prensado e a vibração da caixa desgaste apenas num ponto... realmente nao sei pq, mas ocorre

Trago a manutenção do meu Niva a risca e ja desmontei ele inteirinho mais de uma vez.... conheco a criança, nao ia ter comido uma bola dessas sobre a reduzida.. um defeito anterior

Alias vasculhando minha mente lembrei que antes do ocorrido, eu estava no Ceará e ia voltar para Sampa (3000km) e tava fazendo uma revisão num mecanico de Nivas. Na época eu comentei com ele que ia tirar o cardam dianteiro para ir rodando 4x2 até sampa, afinal eram 3000km. Ele disse que nao era uma boa ideia fazer isso pois poderia danificar minha reduzida, que ele ja havia consertado mais de um niva 4x2 assim.

Meses depois fui obrigado a rodar uns 10mil km 4x2 e "coencidentemente" minha redução foi para o saco

entao alguma coisa há... certo??

Quanto a viajar... cara eu rodo muito com o Niva, mas MUITO mesmo e em estrada... ja fui para o Ceara, Uruguai, paraguai, argentina, tudo viagens acima de 1000km.

Minha familia é do RS e viajo direto.... NAO HA PROBLEMAS DE VIAJAR COM 4x4 INTEGRAL

O que vale na estrada sao os pneus, um banco confortavel e paciencia, pois o Niva é lerdo comparado a um carro de passeio

abracos

Jossano

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Alexandre , justamente esse também é um dos pontos que me levam a estudar a possibilidade da roda livre no Niva .

Imagina o meu Niva com o ap 2.0 , quando viajo , ando na casa dos 3000 a 4000 rpm direto , subida e descida . Por mais balanceado possível o cardã da frente , vibrações dinâmicas surgem e tenho certeza que força os apoios dos diferencial dianteior e rolamento da caixa de reduzida ,tanto que ja uma vez chegou a quebrar o suporte principal e cair no chão .

Agora , o pajero full por exemplo é outro sistema , não creio que há cruzeta como articulação e sim homocinéticas no cardã dianteiro .

O grau de alinhamento dinamico do conjunto também é mais preciso . O cardã deve ser menor e mais leve .

Não dá para comparar Pajero Full com o Niva .

Agora , o que me chamou a atenção é o dispositivo espanhol , que esta nas primeiras mensagens desse tópico no forum , ao custo de 200 Euros .

Que segundo a empresa espanhola , não altera as caracteristicas de tração original do Niva .

Conhece alguem que tem esse sistema ?

Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Seguindo esse seu raciocinio, então todo carro que tivesse versão 4x2 e 4x4 teria um eixo mais forte na versão 4x2 do que na versão 4x4 ?

A questão dinâmica realmente é indiscutivel e é somente nesse aspecto que deveria ser analizado ! O niva não foi projetado para ser um jipe, mas sim um utilitario leve para terrenos elameados e escorregadios, situação na qual um AWD é imbativel, nós é que somos teimosos e esperamos mais dele
    90% dos casos de quebra de diferencial são relacionados ao dianteiro, quase nunca ao traseiro ? Por que será ?
    Por causa da fragil carcaça em alumínio, não por causa do conj. coroa/pinhão/planetarias

Talking

Alexandre , justamente esse também é um dos pontos que me levam a estudar a possibilidade da roda livre no Niva .

Imagina o meu Niva com o ap 2.0 , quando viajo , ando na casa dos 3000 a 4000 rpm direto , subida e descida . Por mais balanceado possível o cardã da frente , vibrações dinâmicas surgem e tenho certeza que força os apoios dos diferencial dianteior e rolamento da caixa de reduzida ,tanto que ja uma vez chegou a quebrar o suporte principal e cair no chão .

Agora , o pajero full por exemplo é outro sistema , não creio que há cruzeta como articulação e sim homocinéticas no cardã dianteiro .

O grau de alinhamento dinamico do conjunto também é mais preciso . O cardã deve ser menor e mais leve .

Não dá para comparar Pajero Full com o Niva .

Agora , o que me chamou a atenção é o dispositivo espanhol , que esta nas primeiras mensagens desse tópico no forum , ao custo de 200 Euros .

Que segundo a empresa espanhola , não altera as caracteristicas de tração original do Niva .

Conhece alguem que tem esse sistema ?
    Vc está certo no seu raciocinio ! Não adianta apenas ter a roda livre, tem que desligar o cardan na caixa de transferencia , caso contrario o arrasto do conjunto vai anular quarquer ganho possivel !
    O unico que se tem noticia de ter isso no Niva é o conterranêo do Fluflu, Cassiano

Agora advogado do Diabo : - Vc acha qe vale a pena ? Gastar tudo isso num Niva, e no final das contas continuar tendo UM NIVA !!!!
    Hoje em dia uma Pajero IO 99/00 já vem com tudo isso e mais um pouco por um pouco mais de R$30000

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Pois é Alexandre , porque Niva ?

No passado tinha uma toyota Bandeirante 88 , com freio a disco , direção hidraulica , linda .
    A gente usa muito pouco um carro desse , pois falta tempo para curtir, o trabalho não deixa .
    O Niva é um passa tempo, comparo a um hobbi , tipo aeromodelismo .
    No meu caso por exemplo, gosto do Niva , porque a gente mesmo consegue tirar em casa um cambio fora , que pesa 18 kg , um diferencial que pesa 5 kg , não precisa de ferramentas especiais , etc .

A outra , porque é um barato , nos passeios e trilhas , todos os jipeiros querem ter 1 também , mas não tem coragem de ter .

Pois é ........... outra , porque é um barato , nos passeios e trilhas , todos os jipeiros querem ter 1 também , mas não tem coragem de ter .
    Dá hora !!! Bem isso mesmo !!!!

Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3
    Têm um Vitara completíssimo (automático, bancos couro, direção, vidros, ar, kit gás) por 23 mil aqui em Resende..... minha mulher diz que está com overdose de problemas com nosso Niva.... tá doida pra trocar de jipe.
    Mas voltando aos nossos problemas, rodo com o Niva a mais de ano com ele 4x2, colocando o cardã dianteiro somente para trilhas e passeios off-road. O Niva 4x2 é bem mais solto, 10% mais econômico (GNV) e com vel. média maior na estrada. Não tenho problemas em andar com ele 4x2, e até uso reduzida quando vou pro sitio. O sistema de roda livre deve ser como tirar o cardã, ou seja, aciona a roda livre, engata o bloqueio e vai embora... mais prático que tirar o cardã.
    Estive pensando em um projeto de cardã com rolamentos por dentro dele onde teria uma trava, que soltando a trava o eixo viraria livre por dentro do cardã, girando nos rolamentos......acham que é doideira?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04

Permissões de Postagem