x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 80

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    01/03/2005
    Agradecimentos: 0

NIVA COM TRAÇÃO 4X2

Ouvi algumas críticas com relação ao desligamento da tração dianteira do Niva (deixá-lo 4x2). Eu utilizo meu Niva no meu dia-a-dia e, esporadicamente, faço trilhas leves. Gosto muito dele por ser um carro alto, robusto e respeitado no trânsito.
    Confesso que tenho vontade de deixá-lo 4x2 e ligaria o cardã dele apenas quando fosse passear no mato . Ouvi alguns comentários quanto ao comprometimento da estrutura.
    Um dos mecânicos de Niva da minha Cidade disse que utilizou bastante o carro dele dessa forma e afirma não ter maiores problemas.
    Nem sei se o consumo irá melhorar....
    Gostaria de ouvir a opinião dos amigos niveiros.

Não......
    O conjunto traseiro do Niva não foi dimensionado para aguentar todo o tranco.
    Quer um conselho? troque de mecânico, pois este certamente está querendo trabalhar em seu carro no futuro...

Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
    Entrada
    04/03/2005
    Local
    São Paulo/SP
    laurem, belê????

Nem pense nisso, Niva 4x2 não existe!!!!

Tenho Niva a 2 anos e uso diariamente para ir e voltar pro trabalho, e olha que eu o preparei para trilha levantando a suspensão, uso pneus cross (215X80X16), rebati os paralamas e não vejo dificuldade nenhuma em dirigi-lo no asfalto tracionado (4X4). Claro que consome mais combustível, mas vale a pena (gosto não se discute), coloquei o carburador Weber 460 (motor original) e o consumo melhorou um pouco.

Deixar o Niva 4X2 já foi dicutido várias vezes em vários sites e a conclusão que se chega é que apenas desligando o cardã dianteiro a consequencia é o imediato comprometimento do diferencial e cardã traseiro, pois como bem disse o camarada Fernando, todo o sistema de tração do Niva foi dimensionado pra trabalhar distribuindo força para os dois eixos.

A não ser que apareça algum sistema adaptável, pois no Niva tudo é possível!!!

Atenção, procure sempre um meca que entende de Niva pois trata-se de um jipe diferente!!!

Fiquemos atentos!!!

[]'s
    Ramiro - Bin Lôco

O que acha que ganharia andando em 4x2?

Meu.
    Com uma aerodinamica de um tijolo.
    Peso de um elefante e um motor de lambreta.
    Acha que é em 4x2 que vai ganhar alguma coisa?

Dica que quem adora o niva: Deixa como está, procura um mecanico bom e tenta melhorar o consumo de outra forma.

[]s

Usuário
    Entrada
    12/10/2008

Thumbs down

Citação Postado originalmente por Porcão Ver Post
    Meu.
    Com uma aerodinamica de um tijolo.
    Peso de um elefante e um motor de lambreta.
    Acha que é em 4x2 que vai ganhar alguma coisa?

Dica que quem adora o niva: Deixa como está, procura um mecanico bom e tenta melhorar o consumo de outra forma.

[]s
    O peso e a aerodinâmica té correto... agora não esculhamba o motor do Niva não...

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Paulo Ivan Ver Post
    O peso e a aerodinâmica té correto... agora não esculhamba o motor do Niva não...
    Né não?
    Niva só é bom porque demora a chegar em 80Kmh, daí nos dá o prazer de ver as paisagens.

Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Pessoal, estou começando uma gaiola 4x4 com 2 diferenciais de chevette trabalhados para receber homocinéticas.
    Vou usar uma caixa de tração e redução do niva mais tenho interesse em ter a opção de 4x2.
    Li este tópico inteiro e tenho uma idéia.
    Ao invés de usar uma "luva" no cardã dianteiro pra engatar ou desengatar, que tal usar apenas a caixa de marcha (sem os diferenciais) na 3a marcha (se não me engano) é relação 1x1. Ou seja, 3a marcha engatada, cardã rodando, ponto morto, cardã parado.
    Engata tração no niva, ponto morto na caixa do fusca, e tens 4x2.
    O que vocês acham?
    Abracos

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Pessoal, estou começando uma gaiola 4x4 com 2 diferenciais de chevette trabalhados para receber homocinéticas.
    Vou usar uma caixa de tração e redução do niva mais tenho interesse em ter a opção de 4x2.
    Li este tópico inteiro e tenho uma idéia.
    Ao invés de usar uma "luva" no cardã dianteiro pra engatar ou desengatar, que tal usar apenas a caixa de marcha (sem os diferenciais) na 3a marcha (se não me engano) é relação 1x1. Ou seja, 3a marcha engatada, cardã rodando, ponto morto, cardã parado.
    Engata tração no niva, ponto morto na caixa do fusca, e tens 4x2.
    O que vocês acham?
    Abracos
    Me explique melhor essa idéia.

Vamos supor que você tenha uma caixa de transferência do Niva. Dela, saem transmissão para um eixo traseiro e dianteiro. Se disse que usará diferenciais do Chevette. Dessa forma, me parece ter se caracterizado uma configuração padrão.

Minha pergunta é: onde iria a caixa do Fusca? Vale lembrar que a caixa e diferencial do Fusca estão contidos em um único bloco, então, como você usaria apenas a caixa do Fusca?

Talvez esteja considerando usar a caixa do Fusca e, obviamente, também o diferencial onde seria o diferencial traseiro ou dianteiro de sua gaiola, não? E aí manteria a caixa engatada em uma marcha direta (1:1) para que valesse apenas a redução do diferencial. Mas para isso, ou você utilizaria duas caixas do Fusca, tocadas pela caixa de transferência, ou então o outro diferencial deveria ter a mesma relação final da caixa do fusca engatada.

Explica aí pra gente.

[]'s
    França.

Usuário
    Entrada
    12/10/2008
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Né não?
    Niva só é bom porque demora a chegar em 80Kmh, daí nos dá o prazer de ver as paisagens.
    Também se o Niva corresse, que freio iría conseguir parar um carro com aquele peso??? sem contar que o ferio do niva não existe...

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Paulo Ivan Ver Post
    Também se o Niva corresse, que freio iría conseguir parar um carro com aquele peso??? sem contar que o ferio do niva não existe...
    Taí uma coisinha fácil de resolver.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    O consumo em 4x2 não chega a compensar as despesas futuras em funilaria com resoldas e pintura na estrutura pois a mesma trinca, e reparo do diferencial traseiro. Não dá muita diferença no consumo, é só propaganda para vender kit!
    E depois, não irás conseguir vender o teu Niva para quem conhece Niva.
    Um carburador de corcel de corpo simples (por exemplo) bem adaptado já reduz bastante o consumo e te poupa muuuiiiiiita dor de cabeça.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04

Permissões de Postagem