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  • #1

    O Meu Niva - Vermelho/Soviético/1990




    Amigos;

    Já estou aqui no fórum há algum tempo, mas ainda não tive chances de relatar a trajetória de meu Niva. Vamos ver se consigo neste tópico, onde pretendo mostrar a evolução do carro desde que o adquiri.

    Este Niva, pertenceu inicialmente a um senhor, da Capital, que o manteve original e como "carro de garagem" por muitos anos. Depois, o carro foi adquirido por um funcionário da Prefeitura de São Bernardo, que pretendia usá-lo para trilhas, e prepará-lo pra isso. No fim das contas, a esposa foi contra, e desgostoso, ele deixou o carro encostado, por três anos, totalmente parado. E através de um amigo, eu resolvi conhecer o carro.

    A Minha paixão pelo Niva começou quando eu era "moleque", ou seja, quando eles estavam chegando ao Brasil. Um amigo da minha prima, tinha um lindíssimo, branco, Pantanal, e desde então eu sempre alimentei uma vontade de possuir um.

    Este, apareceu por acaso, e é o meu primeiro carro próprio, que adquiri com sacrifício, mas paguei um bom preço e estou tentando "levantar" o bicho novamente.

    A Curiosidade, fica por conta do fato de que o carro estava estacionado na vaga do... Presidente da República! O Antigo proprietário, é funcionário de uma secretaria da cidade ocupada pelo Sr.Marcos "Lula" Cláudio da Silva, filho do Presidente Lula, que cedeu a vaga de seu pai para estacionar o Soviético. Foi lá no prédio presidencial, aqui em São Bernardo que conheci o carro. (Em tempo: Não votei no Lula )

    O Carro, chegou de guincho na garagem do presidente, e aqui estão as fotos de como ela era quando eu o conheci (vide miniaturas)

    (continua)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -1.jpg   -2.jpg   -3.jpg   -4.jpg   -5.jpg  
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #2
    Os Defeitos iniciais do carro:

    - Três anos parado
    - Sem Bateria
    - Peças plásticas em péssimo estado ou faltando
    - Revisões totalmente atrasadas
    - Documentação atrasada (quatro anos)
    - Problemas na embreagem e na caixa de transferência (sem terceira marcha, quinta escapando)
    - Problemas no fechamento das portas
    - Cheiro ABSURDO de gasolina
    - Freios em péssimo estado
    - Quase certeza de que o carro sofreu algum acidente sério e foi recuperado
    - Problemas na elétrica (Ventilador não funciona, desembaçador traseiro não funciona, o carro estava sem o limpador traseiro, sem o brucutu traseiro e com a cebolinha da ré em curto)


    Isso foi apenas o que eu percebi inicialmente, mas as "surpresas" foram aparecendo com o tempo.

    Em anexo, a última miniatura do meu Niva na garagem do Presidente Lula.

    (a saga continua)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -6.jpg  
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #3
    Continuando:

    O Niva veio com:

    - Bagageiro Keko
    - Quebra Mato Keko
    - Uma adaptação esdrúxula nos bancos dianteiros (eu tenho 1,75 e bato a cabeça no teto, e o banco, se está com os "encostos de cabeça" não dá passagem ao passageiro que senta atrás, pois pega no teto)
    - Quatro pneus com rodas originais/câmaras da Maggion (os pneus originais do carro) carecas e com o prazo de validade vencido.
    - Quatro pneus comuns, com as rodas originais (creio que sejam pneus de Van, pois fazem o carro pular como um cabrito - além disso, tambéme stão carecas e vencidos)
    - Uma caixa cheia de peças e tranqueiras do carro.

    Mas, apesar de tudo, o carro me chamou a atenção pelos itens originais e pela ausência de adaptações mecânicas e elétricas, o que pra mim conta muito - significa que eu não teria que caçar nenhuma "engenhosidade de fundo de quintal" para deixar o carro em ordem.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #4
    Bem, após levantar os problemas mais aparentes, me associei ao fórum, e aqui conheci muita gente bacana que me ajudou bastante. Agradeço a todos vocês pelo carinho e pela atenção, é um privilégio fazer parte de um grupo tão unido e prestativo.

    Os Primeiros passos:


    - Troca de óleo do motor, câmbio, diferencial e afins.
    - Troca dos filtros de ar, combustível, óleo e afins.
    - Lavagem completa (menos o motor)
    - Troca das velas

    As Primeiras surpresas:

    - Filtro de óleo fabricado em 2001
    - Filtro de combustível com o bico queimado, fabricado em 2001
    - O Óleo parecia uma calda de chocolate meio-amargo
    - Parecia que tinham usado o óleo da caixa de câmbio para fritar umas 990.000 batatinhas.

    Em resumo: Não encontrei o filtro de ar original. Vi que o cânister estava desligado, mas estava lá. Foi feito a troca de óleos e dos filtros de combustível e óleo - Valor: R$ 150,00

    Segundo passo:

    - A Elétrica do carro estava totalmente instável e não confiável, resultado: Pouco tempo depois o carro simplesmente "apagou". Passei para a troca de todos os fusíveis seguindo a recomendação de nosso amigo Gil, que conheci no encontro do NCABC Off Road, aqui em S.Bernardo.

    - Voltando do trabalho, aqui mesmo em São Bernardo, fiquei sem tração - engatei o bloqueio e segui até em casa - resultado: Quebra do cubo de roda dianteiro/lado passageiro, cavalete da pinça, e disco de freio - Solução: Trocar tudo - Comprei as peças na Bomer e levei a um mecânico de confiança, o serviço ficou excelente. Aproveitei e refiz os freios dianteiros e traseiros, e sangrei/troquei o fluído de freio/embreagem.

    - O Carro estava com o esguicho dianteiro sem funcionar - comprei uma bomba universal e adaptei em um dos reservatórios originais, já que o segundo foi eliminado. Unifiquei todos os esguichos em um dos reservatórios, já que ele é grande o bastante pra isso. (duro foi achar os fios - Mais uma tacada de mestre do fórum, muita coisa já está escrita, basta procurar e ler!)

    (Continua - Ainda tem muita coisa pela frente!)
    4X4 Brasil
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #5
    Thiago, pelas fotos o caro não parece estar muito baleado não, acho que o que estava faltando para ele é um dono!

    Boa sorte na reforma do carro!

  • #6
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
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    Citação Postado originalmente por micross Ver Post
    Thiago, pelas fotos o caro não parece estar muito baleado não, acho que o que estava faltando para ele é um dono!

    Boa sorte na reforma do carro!

    X2 ...Concordo! Tá fácil de levantar...

  • #7
    Usuário Avatar de GENIVA
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    Agradecimentos: 0

    parabéns

    Camarada Teixeira,

    Um verdadeiro caso de amor pelo niva,sempre começa com uma história tipo a sua ou a minha !
    Parabéns por sua perseverança e Boa sorte nas reformas!

    Se vc ainda não viu, por favor dê uma olhada qd tiver tempo no tópico com minha história (link abaixo) e deixe sua opinião por lá!

    abraço
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=59021

  • #8
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Bem, após levantar os problemas mais aparentes, me associei ao fórum, e aqui conheci muita gente bacana que me ajudou bastante. Agradeço a todos vocês pelo carinho e pela atenção, é um privilégio fazer parte de um grupo tão unido e prestativo.

    Os Primeiros passos:


    - Troca de óleo do motor, câmbio, diferencial e afins.
    - Troca dos filtros de ar, combustível, óleo e afins.
    - Lavagem completa (menos o motor)
    - Troca das velas

    As Primeiras surpresas:

    - Filtro de óleo fabricado em 2001
    - Filtro de combustível com o bico queimado, fabricado em 2001
    - O Óleo parecia uma calda de chocolate meio-amargo
    - Parecia que tinham usado o óleo da caixa de câmbio para fritar umas 990.000 batatinhas.

    Em resumo: Não encontrei o filtro de ar original. Vi que o cânister estava desligado, mas estava lá. Foi feito a troca de óleos e dos filtros de combustível e óleo - Valor: R$ 150,00

    Segundo passo:

    - A Elétrica do carro estava totalmente instável e não confiável, resultado: Pouco tempo depois o carro simplesmente "apagou". Passei para a troca de todos os fusíveis seguindo a recomendação de nosso amigo Gil, que conheci no encontro do NCABC Off Road, aqui em S.Bernardo.

    - Voltando do trabalho, aqui mesmo em São Bernardo, fiquei sem tração - engatei o bloqueio e segui até em casa - resultado: Quebra do cubo de roda dianteiro/lado passageiro, cavalete da pinça, e disco de freio - Solução: Trocar tudo - Comprei as peças na Bomer e levei a um mecânico de confiança, o serviço ficou excelente. Aproveitei e refiz os freios dianteiros e traseiros, e sangrei/troquei o fluído de freio/embreagem.

    - O Carro estava com o esguicho dianteiro sem funcionar - comprei uma bomba universal e adaptei em um dos reservatórios originais, já que o segundo foi eliminado. Unifiquei todos os esguichos em um dos reservatórios, já que ele é grande o bastante pra isso. (duro foi achar os fios - Mais uma tacada de mestre do fórum, muita coisa já está escrita, basta procurar e ler!)

    (Continua - Ainda tem muita coisa pela frente!)
    Olá, Thiago!

    Quer dizer que o Niva que eu vi, há algum tempo, lá no Poliesportivo de SBC já havia passado por um trato inicial? Legal, continue, acredito que você em breve vai ter um bom carro!

    Parece que os bancos dianteiros são bons, acredito que valha a pena aproveitá-los, mudando apenas a sua instalação. Quanto ao filtro de ar, é realmente um pouco difícil de achar, se não achar lá na Bomer, com o Nivaldo (nasceu para vender peças de Niva! )procure na Alternativa 4x4, na Lad Peças ou em outro revendedor de peças Lada.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #9
    Olá, Thiago, suas palavras mostram mais um NIVeiro apaixonado.
    Que essa paixão só lhe traga alegrias.
    Pelas fotos, parece que o principal problema dele é a sujeira. Nada que água e sabão não resolvam.
    Se a lataria e a estrutura dele estiverem boas, o resto é (mais) fácil.
    Eu só não entendi o que você quis dizer com "Quase certeza de que o carro sofreu algum acidente sério e foi recuperado". Pode explicar melhor?
    É quase certo que as $urpre$inha$ irão aparecer, mas não desanime. Ao final você terá um carro confiável em suas mãos, ainda que seus bolsos fiquem vazios.
    Vá colocando fotos do andamento da coisa e precisando de ajuda, estamos aqui para atrap...(ops) quero dizer ajudar.
    Caso você não precise de todas essa rodas (sem os pneus) e elas estiverem boas, me avise.
    Pelo bem de suas saúde e de quem mais andar no seu carro, usando uma máscara, luvas de borracha e calça e camisa de mangas compridas, arranque e substitua esse forro do teto. Não esquecendo de substituir a lã de vidro por outro isolante.
    O nome da viatura é "Soviético"?

    BOA $ORTE.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Os bancos do Monza são bons, mas precisa baixar os trilhos pra resolver o problema da altura deles. Tá lindão.
    Te dará muitas alegrias e cabelos brancos, afinal, é um Niva!
    Parabéns!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Amigo boa tarde, parabéns pela viatura, não falta muito não, é isso ai, agroa em se tratando do filtro de ar, muitos falam que serve o do fiat 147, mas não serve, o filtro que é do mesmo tamanho do original é FIAT 147 serie rally, que fora fabricado de 1977 a 1979, há algum tempo atrás eu comprei em uma loja de peças, paguei R$10,00 comprei 2 peças , sobraram no estoque 5 peças.
    Em casas do ramo, como o camarada Gil falou, vc deve encontrar com facilidade.

    Parabéns pelo veiculo.

  • #12
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Olá, Thiago, suas palavras mostram mais um NIVeiro apaixonado.
    Que essa paixão só lhe traga alegrias.
    Pelas fotos, parece que o principal problema dele é a sujeira. Nada que água e sabão não resolvam.


    Agora eu vou publicar umas fotos mais recentes dele, essas são de quando eu comprei o danado.

    Se a lataria e a estrutura dele estiverem boas, o resto é (mais) fácil.
    Eu só não entendi o que você quis dizer com "Quase certeza de que o carro sofreu algum acidente sério e foi recuperado". Pode explicar melhor?
    Me parece que o carro foi restaurado. Os suportes do para-barro traseiro foram cortados, há algumas costuras perceptíveis na lataria do teto, e dá pra perceber nitidamente que o carro foi desmontado e remontado. Das duas uma: Ou estava podre e passou por funilaria, ou sofreu algum acidente mesmo.

    É quase certo que as $urpre$inha$ irão aparecer, mas não desanime. Ao final você terá um carro confiável em suas mãos, ainda que seus bolsos fiquem vazios.
    Vá colocando fotos do andamento da coisa e precisando de ajuda, estamos aqui para atrap...(ops) quero dizer ajudar.
    Essas surpresinhas!

    Caso você não precise de todas essa rodas (sem os pneus) e elas estiverem boas, me avise.
    Pelo bem de suas saúde e de quem mais andar no seu carro, usando uma máscara, luvas de borracha e calça e camisa de mangas compridas, arranque e substitua esse forro do teto. Não esquecendo de substituir a lã de vidro por outro isolante.
    Vou passar um jogo de rodas originais "pra frente" sim Bacalhau, vai com pneu e tudo embora. Qualquer coisa me mande uma MP. Sobre o forro do teto e aquela lã de vidro que se torna nojenta com o tempo, a minha pretensão é substituir tudo, penso em tentar colocar um material isolante entre o forro e a lata, mas ainda não sei qual, acho que aliviaria a temperatura de dentro da viatura caso ela esteja parada debaixo do sol.

    O nome da viatura é "Soviético"?
    Ainda não arrumei um nome pra ele, tô aceitando sugestões!
    BOA $ORTE.
    Obrigado Bacalhau! (Tô precisando de sorte mesmo com esse carro...hehe)
    4X4 Brasil
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