Postado originalmente por
thgteixeira
O Que foi feito no carro desta vez:
- Troca dos terminais de direção
- Troca de todas as buchas e demais componentes da suspensão
- Regulagem de válvulas
- Troca do rolamento do virabrequim
- Troca das homocinéticas
- Troca dos dois tambores de freio traseiros e substituição das lonas
- Troca do cabo do freio de estacionamento
- Substituição das luzes de cortesia internas (Não funcionavam)
- Troca da bateria (a antiga era de 50A e estava péssima)
- Troca da tampa do distribuidor
- Troca dos cabos de vela e das velas
- Regulagem dos tensores/polias da corrente do motor
- Limpeza e manutenção do radiador
- Troca da válvula termostática
- Troca de engrenagens da caixa de câmbio, manutenção completa desta
- Troca dos componentes da embreagem (eu estava sem a terceira marcha e com a quinta escapando)
- Substituição de todos os miolos das chaves (o carro não trancava)
- Regulagem e manutenção na caixa de direção (ainda precisarei trocar uma barra da direção)
- Regulagem e troca de componentes do platinado (ficou excelente)
Resultados: Parece que tenho outro carro. O Niva está se comportando muito bem, funcionando como um relógio preciso. O Nível de ruído caiu muito e a partida do carro está impressionante!
O Carro roda mais macio e começo a sentir a boa suspensão que o Niva possui graças a troca de praticamente todos os componentes da suspensão.
O Câmbio agora tem engates precisos e uma embreagem muito macia. Não, não instalei uma embreagem mecânica, mantive o sistema original, hidráulico, que ao menos em teoria me parece mais vantajoso do que o mecânico. Não me arrependi. A quem interessar, instalei um kit de embreagem da Borg Warner, importado. A Fábrica da Borg Warner (Sachs) fica no meu bairro, mas o kit não é feito no Brasil, no entanto, o importador fica no bairro vizinho.
O Niva está desenvolvendo muito bem, a arrancada do carro que sempre foi muito boa está ainda melhor.
Tudo foi feito com peças originais, consegui até mesmo as alavancas para elevar os vidros, russas, muito boas, que dispensaram de uma vez por todas as adaptadas, visto que o sistema original é muito bem concebido.
A Nota frustrante fica pro sistema de ventilação/aquecimento. Mandei reparar, mas constatei que o antigo dono ARRANCOU toda a caixa de ventilação, só sobrou o radiador do ar quente. Já encontrei uma outra na Sarancar e logo vou reparar esta e deixá-la em ordem.
Procuro quem tenha uma luz de neblina original. Se alguém possuir, por favor, manifeste-se!
Gostaria de ter substituído o sistema do bocal de abastecimento, e gostaria de ter retornado para o bocal original, com rosca, mas o bocal de encaixe da tampa também não é o original, e tirá-lo me pareceu bem complicado.
Ainda faltam pneus novos, coisa que também irei providenciar após estudar (mais) criteriosamente o tipo de pneu que irei adotar. Já pesei muitos prós e contras, e continuo pesando-os.
Com todos estes reparos, por ora finalizo os principais defeitos mecânicos que meu carro apresentava, quando eu conseguir terminar de pagar esta manutenção (hehe) atacarei a parte interna do carro, que anda precisando de muito carinho também.
Já providenciei fotos do que é possível fotografar e logo estarei postando por aqui. Todo o serviço foi feito na Bomer, aqui em S.Bernardo do Campo, e faço questão de agradecer publicamente o cuidado e a atenção do Sr.João Boteon, do Nivaldo, do Augusto e do Sr.Antônio com o carro, e fico feliz por ter tirado um Niva do ferro-velho, ver ele "ressurgindo" não tem preço, realmente!
Perdão pelo excesso de palavras!
E agora é bola pra frente até a próxima parte!