Caramba, eis aí um verdadeiro tratado sobre a compra de um Niva, é bom copiar e guardar!Citação:
Dicas para ajudar outros leigos como eu, para avaliar o NIVA na hora da compra:
http://www.niva4x4.com.br/Antes%20de...%20comprar.htm
- É normal existir um pouco de vibração nas alavancas da caixa de reduzida, mas fique atento a excessos. Avalie a condição em baixas e “altas” velocidades, normalmente as vibrações se acentuam numa faixa bem definida. Faça o teste também arrancando com o carro em subidas, observando se o carro não chacoalha inteiro. Lembre-se, é comum existir um pouco de vibração, porem nada muito acentuado.
Convém testar também com o carro parado. Posicione a alavanca da reduzida em neutro, engrene o carro ate a quarta marcha e verifique se ocorre excesso de vibrações em altas rotações.
Clique aqui e saiba mais sobre vibrações nas alavancas do Niva.
- Dirija o Niva em uma rua plana, acelere e tire o pé abruptamente. A alavanca de marchas não deve pular sozinha para ponto morto. Faça isso em todas as marchas, observando também se as marchas não raspam excessivamente quando engatadas.
- Com o carro desligado, deixe a alavanca da reduzida em neutro, e verifique se todas as marchas engatam e desengatam satisfatoriamente, mesmo sem pisar na embreagem. Exceto a marcha ré.
- Teste o funcionamento da redução dirigindo o carro em primeira macha reduzida e logo após sem a reduzida acionada, você deve perceber claramente a diferença. Procure também subir com o carro em morro ou algo similar, você notará que com a reduzida acionada o carro ganha força.
- Teste o funcionamento do bloqueio. É comum certa dificuldade para acionar e desacionar a alavanca de bloqueio. Uma vez engatada luz amarela acesa, dirija em linha reta e observe a existência de barulhos ou estalos na aceleração e desaceleração do carro. Não esqueça de desbloquear o carro após o teste.
- Quanto à funilaria do Niva, verifique primeiramente o estado geral do carro quanto a batidas fortes e pontos de ferrugem aparentes.
Atenção também para os seguintes pontos:
- Assoalho próximo à caixa de reduzida e cambio. Trincas acentuadas ou sinais de solda nessas regiões podem indicar que o carro foi solicitado alem dos limites ou é consequencia de vibração acentuada. Foto 1 e 2
- Verifique o estado da lataria da parede corta fogo do lado do motorista. E possível que
vazamentos de fluido de freio e embreagem antecipem a ferrugem naquela região.
Inspecione por fora e por dentro do carro, retirando os carpetes caso necessário.
- Inspecione o alojamento da bateria, também costuma apodrecer.
- Verifique cuidadosamente a condição das longarinas do Niva. Elas não devem estar
excessivamente tortas e é desejável que sejam da mesma cor do carro. Desconfie de
Nivas pretos por baixo, talvez estejam bem podres. Foto 3 e 4
- Verifique o estado geral das borrachas dos párabrisas e portas, principalmente pra ver se
não há ferrugem próxima a elas.Verifique também se não há massa plástica na parte de
baixo da porta.
- Verifique se o local que fixa a caixa de direção não esta trincado (São três parafusos de
fixação). Movimente o volante para cima e para baixo, ele não deve parecer solto. Fotos 5
- A direção do Niva deve ser avaliada com o carro em movimento. Não deve ser muito
pesada nem ter muita folga. Procure andar em vários Nivas e sentir o comportamento.
Na hora de avaliar a saúde do motor e da carburação o ideal é consultar um mecânico de confiança.
- Caso o Niva já tenha motor AP instalado, informe-se qual kit de adaptação foi utilizado, os mais comuns e testados são os do Estilo Off Road ( Rogério ) e da Erosão Off Road.
Fique atento a:
- Proximidade do motor com a parede corta fogo.
- Interferências ( ex.: Carcaça do motor ou cambio encostando na lataria, etc..)
- Instalação da ventoinha elétrica
- Sistema de arrefecimento funcionando adequadamente
- Vibração da caixa de transferencia
- Chicotes elétricos
- Coletor de descarga e escapamento (o ideal é o conjunto ser compatível ao motor utilizado)
A embreagem do Niva não é dura nem pesada pois seu funcionamento é hidráulico, porem se comparada a um carro de passeio será evidentimente um pouco pior. Observe se não existe vazamento de fluido pelo cilindro inferior . Foto 6
- Com relação ao consumo combustível, deve ser no mínimo 5km/l na cidade. Tudo depende do motor, condição da carburação, pneus, etc.. Meu Niva faz 9km/l, aferidos na cidade.
Após a compra, me convenci em colocar o Kit c/ comando esportivo Aerocar (de que o Gil tanto faz propaganda), e trocar o carburador pelo Webber.
Quanto ao carburador, melhor importar um original russo, é novo e custa quase o mesmo que um Weber (usado, novo não existe, e se houver, é caríssimo!), sem que haja necessidade de qualquer adaptação. Veja em http://www.ladaparts.ru/, clique no ícone da bandeira brasileira e seja atendido pelo Jossano!