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  • #61



    Citação Postado originalmente por fsoaresi Ver Post
    Dicas para ajudar outros leigos como eu, para avaliar o NIVA na hora da compra:
    http://www.niva4x4.com.br/Antes%20de...%20comprar.htm
    • É normal existir um pouco de vibração nas alavancas da caixa de reduzida, mas fique atento a excessos. Avalie a condição em baixas e “altas” velocidades, normalmente as vibrações se acentuam numa faixa bem definida. Faça o teste também arrancando com o carro em subidas, observando se o carro não chacoalha inteiro. Lembre-se, é comum existir um pouco de vibração, porem nada muito acentuado.
      Convém testar também com o carro parado. Posicione a alavanca da reduzida em neutro, engrene o carro ate a quarta marcha e verifique se ocorre excesso de vibrações em altas rotações.
      Clique aqui e saiba mais sobre vibrações nas alavancas do Niva.
    • Dirija o Niva em uma rua plana, acelere e tire o pé abruptamente. A alavanca de marchas não deve pular sozinha para ponto morto. Faça isso em todas as marchas, observando também se as marchas não raspam excessivamente quando engatadas.
    • Com o carro desligado, deixe a alavanca da reduzida em neutro, e verifique se todas as marchas engatam e desengatam satisfatoriamente, mesmo sem pisar na embreagem. Exceto a marcha ré.
    • Teste o funcionamento da redução dirigindo o carro em primeira macha reduzida e logo após sem a reduzida acionada, você deve perceber claramente a diferença. Procure também subir com o carro em morro ou algo similar, você notará que com a reduzida acionada o carro ganha força.
    • Teste o funcionamento do bloqueio. É comum certa dificuldade para acionar e desacionar a alavanca de bloqueio. Uma vez engatada luz amarela acesa, dirija em linha reta e observe a existência de barulhos ou estalos na aceleração e desaceleração do carro. Não esqueça de desbloquear o carro após o teste.
    • Quanto à funilaria do Niva, verifique primeiramente o estado geral do carro quanto a batidas fortes e pontos de ferrugem aparentes.
      Atenção também para os seguintes pontos:
    • Assoalho próximo à caixa de reduzida e cambio. Trincas acentuadas ou sinais de solda nessas regiões podem indicar que o carro foi solicitado alem dos limites ou é consequencia de vibração acentuada. Foto 1 e 2
    • Verifique o estado da lataria da parede corta fogo do lado do motorista. E possível que
      vazamentos de fluido de freio e embreagem antecipem a ferrugem naquela região.
      Inspecione por fora e por dentro do carro, retirando os carpetes caso necessário.
    • Inspecione o alojamento da bateria, também costuma apodrecer.
    • Verifique cuidadosamente a condição das longarinas do Niva. Elas não devem estar
      excessivamente tortas e é desejável que sejam da mesma cor do carro. Desconfie de
      Nivas pretos por baixo, talvez estejam bem podres. Foto 3 e 4
    • Verifique o estado geral das borrachas dos párabrisas e portas, principalmente pra ver se
      não há ferrugem próxima a elas.Verifique também se não há massa plástica na parte de
      baixo da porta.
    • Verifique se o local que fixa a caixa de direção não esta trincado (São três parafusos de
      fixação). Movimente o volante para cima e para baixo, ele não deve parecer solto. Fotos 5
    • A direção do Niva deve ser avaliada com o carro em movimento. Não deve ser muito
      pesada nem ter muita folga. Procure andar em vários Nivas e sentir o comportamento.
      Na hora de avaliar a saúde do motor e da carburação o ideal é consultar um mecânico de confiança.
    • Caso o Niva já tenha motor AP instalado, informe-se qual kit de adaptação foi utilizado, os mais comuns e testados são os do Estilo Off Road ( Rogério ) e da Erosão Off Road.
      Fique atento a:
    1. Proximidade do motor com a parede corta fogo.
    2. Interferências ( ex.: Carcaça do motor ou cambio encostando na lataria, etc..)
    3. Instalação da ventoinha elétrica
    4. Sistema de arrefecimento funcionando adequadamente
    5. Vibração da caixa de transferencia
    6. Chicotes elétricos
    7. Coletor de descarga e escapamento (o ideal é o conjunto ser compatível ao motor utilizado)
    • Com relação ao consumo combustível, deve ser no mínimo 5km/l na cidade. Tudo depende do motor, condição da carburação, pneus, etc.. Meu Niva faz 9km/l, aferidos na cidade.
    A embreagem do Niva não é dura nem pesada pois seu funcionamento é hidráulico, porem se comparada a um carro de passeio será evidentimente um pouco pior. Observe se não existe vazamento de fluido pelo cilindro inferior . Foto 6

    Após a compra, me convenci em colocar o Kit c/ comando esportivo Aerocar (de que o Gil tanto faz propaganda), e trocar o carburador pelo Webber.
    Caramba, eis aí um verdadeiro tratado sobre a compra de um Niva, é bom copiar e guardar!

    Quanto ao carburador, melhor importar um original russo, é novo e custa quase o mesmo que um Weber (usado, novo não existe, e se houver, é caríssimo!), sem que haja necessidade de qualquer adaptação. Veja em http://www.ladaparts.ru/, clique no ícone da bandeira brasileira e seja atendido pelo Jossano!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #62

    Só pra contrariar

    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    ...
    Quanto ao carburador, melhor importar um original russo, é novo e custa quase o mesmo que um Weber (usado, novo não existe, e se houver, é caríssimo!) ...
    WEBER 460 para Escort 1.6 CHT Álcool NOVO
    R$ 592,00
    ( Código Padre Cícero:
    411.919)

    Padre Cícero Auto Peças
    Fortaleza - CE
    (pecicero@pecicero.com.br)

    Em São Paulo provavelmente mais barato.

    Original russo, segundo Jossano, em 18/03/08, R$ 600,00.

    O motivo de minha preferência pelo carburador para carro a álcool é os 25% de álcool na nossa gasosa. Quanto tempo um carburador a gasolina russo, não preparado para funcionar com álcool na gasolina vai durar sem apresentar corrosão?
    Peças de reposição...

  • #63
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    WEBER 460 para Escort 1.6 CHT Álcool NOVO
    R$ 592,00
    ( Código Padre Cícero:
    411.919)

    Padre Cícero Auto Peças
    Fortaleza - CE
    (pecicero@pecicero.com.br)

    Em São Paulo provavelmente mais barato.

    Original russo, segundo Jossano, em 18/03/08, R$ 600,00.

    O motivo de minha preferência pelo carburador para carro a álcool é os 25% de álcool na nossa gasosa. Quanto tempo um carburador a gasolina russo, não preparado para funcionar com álcool na gasolina vai durar sem apresentar corrosão?
    Peças de reposição...
    Bacalhau, compre correndo, o preço aqui em São Paulo (se for encontrado um carburador Weber novo!) deve estar em torno de R$2.000! Compre, nem que seja para revender com lucro para um paulista!

    Em tempo: eu paguei por meu carburador russo, com o dólar a R$2,00, cerca de R$550,00. Com o dólar mais barato, este preço deveria estar mais baixo!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #64
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    ... Em tempo: eu paguei por meu carburador russo, com o dólar a R$2,00, cerca de R$550,00. Com o dólar mais barato, este preço deveria estar mais baixo!
    Gil, sinceramente estou decepcionado com você. Imaginei que você fosse uma pessoa inteligente, mas enganei-me.
    Que diabo de lógica é essa? Que raciocínio mais torto. Só porque tem um carro russo acha que é europeu?
    Pense comigo. Siga o meu raciocínio. Se não entender, não se preocupe, eu faço um desenho.
    Brasil, país sul-americano cuja capital, segundo a maioria dos estadunidenses, é Buenos Aires. Nesse país, também conhecido como a República das Bananas, quando, em tempos recentes, o Dólar subia, todos os preços em Reais subiam, mas que, atualmente com o Dólar caindo, os preços em Reais, também... continuam subindo. Este fato é claramente demonstrado nos meios financeiros tupiniquins como Teorema de Viágras. Ou você não tem acompanhado nos noticiários o preço do barril de petróleo, óleo de soja, pão, massas, feijão, arroz,carne, peças do Niva, ...
    Há um mês atrás paguei a saca de milho com 60 kg, R$ 38,00, hoje paguei R$ 42,00, aumento de 10,5%. Uma corrida de moto-táxi dentro deste C* de mundo, quero dizer, município era, há 30 dias, R$ 1,00, hoje R$ 1,50. Ah, só aumentou R$ 0,50, direis vós. Nada disso, aumentou 50%. O pãozinho custava 5 por R$ 1,00, hoje 4 por R$ 1,00, aumento de 25%.
    Antes os preços subiam porque o Dólar subia, hoje os preços sobem porque...
    E você vem dizer que hoje o preço do tal carburador russo deveria estar mais barato porque o Dólar está mais barato? Aquele preço, R$ 600,00, foi em março. Hoje não sei se está mais caro mas duvido que esteja mais barato.

    Bem, acho que você já me conhece o sufuciente para saber que o que eu escrevi aí em cima sobre você foi uma brincadeira, porém, o restante serve para mostrar que neste nosso país, lógica é uma coisa que, na maioria das vezes, não existe.
    Um carburador por R$ 2.000,00 ? Nem sei o que dizer.

    Zabumbas repletos de indignação

  • #65
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Gil, sinceramente estou decepcionado com você. Imaginei que você fosse uma pessoa inteligente, mas enganei-me.
    Que diabo de lógica é essa? Que raciocínio mais torto. Só porque tem um carro russo acha que é europeu?
    Pense comigo. Siga o meu raciocínio. Se não entender, não se preocupe, eu faço um desenho.
    Brasil, país sul-americano cuja capital, segundo a maioria dos estadunidenses, é Buenos Aires. Nesse país, também conhecido como a República das Bananas, quando, em tempos recentes, o Dólar subia, todos os preços em Reais subiam, mas que, atualmente com o Dólar caindo, os preços em Reais, também... continuam subindo. Este fato é claramente demonstrado nos meios financeiros tupiniquins como Teorema de Viágras. Ou você não tem acompanhado nos noticiários o preço do barril de petróleo, óleo de soja, pão, massas, feijão, arroz,carne, peças do Niva, ...
    Há um mês atrás paguei a saca de milho com 60 kg, R$ 38,00, hoje paguei R$ 42,00, aumento de 10,5%. Uma corrida de moto-táxi dentro deste C* de mundo, quero dizer, município era, há 30 dias, R$ 1,00, hoje R$ 1,50. Ah, só aumentou R$ 0,50, direis vós. Nada disso, aumentou 50%. O pãozinho custava 5 por R$ 1,00, hoje 4 por R$ 1,00, aumento de 25%.
    Antes os preços subiam porque o Dólar subia, hoje os preços sobem porque...
    E você vem dizer que hoje o preço do tal carburador russo deveria estar mais barato porque o Dólar está mais barato? Aquele preço, R$ 600,00, foi em março. Hoje não sei se está mais caro mas duvido que esteja mais barato.

    Bem, acho que você já me conhece o sufuciente para saber que o que eu escrevi aí em cima sobre você foi uma brincadeira, porém, o restante serve para mostrar que neste nosso país, lógica é uma coisa que, na maioria das vezes, não existe.
    Um carburador por R$ 2.000,00 ? Nem sei o que dizer.

    Zabumbas repletos de indignação
    Pois é, a memória dos tempos de superinflação ainda está viva em muitas pessoas, acho que o pessoal, só de ouvir falar em aumento da inflação, já resolveu, por sua conta, aumentar os preços!
    O aumento da saca de milho ainda dá para entender, a cotação do milho aumentou mundialmente. O mesmo aconteceu com o trigo, que está em falta, fazendo com que o pão aumente. Mas o que justifica o aumento da corrida do moto-táxi e outros aumentos injustificados (o do carburador inclusive!)?
    Há expectativa de aumento na inflação mundial, só espero que a situação não saia de controle! Pessoalmente, sou otimista, somos gatos escaldados, não queremos a volta daqueles nada saudosos tempos!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #66
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    Álcool X carros antigos

    Isto sempre foi algo que não entendi. Cada vez mais o governo autoriza colocar álcool na gasolina.
    Para os carros novos que podem sair de fábrica considerando isto, não tem problema. Mas, para os antigos e importados, como fica? O Niva faz parte destas duas últimas categorias.
    Em relação ao carburador do Niva tenho outra questão: Com o tempo alguns mais eficientes e modernos apareceram no mercado, não vale a pena sempre substituir o do Niva pela economia e eficiência? Contradizendo isto, encontrei um proprietário de Niva que colocou um carburador VW e depois de um acerto na regulagem, disse que consegue chegar fácil aos 9Km/l.
    Esta questão vai levar a outras: o que deveria sempre ser substituído no Niva aproveitando a tecnologia disponível, levando em consideração o custo benefício? Mas, acho que isto é pergunta sem resposta.


    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post

    ...O motivo de minha preferência pelo carburador para carro a álcool é os 25% de álcool na nossa gasosa. Quanto tempo um carburador a gasolina russo, não preparado para funcionar com álcool na gasolina vai durar sem apresentar corrosão?
    Peças de reposição...
    NIVA
    PAJERO IO

  • #67

    Respostas

    Citação Postado originalmente por fsoaresi Ver Post
    Isto sempre foi algo que não entendi. Cada vez mais o governo autoriza colocar álcool na gasolina.
    Para os carros novos que podem sair de fábrica considerando isto, não tem problema. Mas, para os antigos e importados, como fica? O Niva faz parte destas duas últimas categorias.
    Em relação ao carburador do Niva tenho outra questão: Com o tempo alguns mais eficientes e modernos apareceram no mercado, não vale a pena sempre substituir o do Niva pela economia e eficiência? Contradizendo isto, encontrei um proprietário de Niva que colocou um carburador VW e depois de um acerto na regulagem, disse que consegue chegar fácil aos 9Km/l.
    Esta questão vai levar a outras: o que deveria sempre ser substituído no Niva aproveitando a tecnologia disponível, levando em consideração o custo benefício? Mas, acho que isto é pergunta sem resposta.
    Meu camarada Soares.
    Desta vez vou começar pelo fim. Eu, do alto da minha ignorância, penso diferente. Tem respostas sim, muitas e diferentes umas das outras. Vai depender da ótica de cada um.
    O nosso grande Gil é fã do carburador original russo. Está contente com o dele e não tem nada de errado nisso. Talvez, não o conheço bem para afirmar isso, ele seja adepto a manter a originalidade do seu NIVA, embora eu creia que ele não seja um fundamentalista nesta questão, haja visto que ele adaptou o comando da Aerocar, do qual ele também é fã.
    Como "fundamentalista" eu defino aqueles proprietários de carros que os matêm como eles saíram de fábrica, de um pára-choques ao outro. Todas as peças substituídas têm que ser identicas às originais, mesmo os mais escondidos parafusos. Estes proprietários não se preocupam em melhorar o desempenho de seus carros, se isso significa mudanças nos mesmos.
    Outros são radicais. Mudam, sem nenhum escrúpulo, motores, caixas, suspensões, rodas, caixas, diferenciais e até a aparência do veículo. Seja para melhorar o desempenho de suas máquinas para atender as suas necessidades, seja para dar o seu toque pessoal.
    Não sou ninguém para dizer que este está certo e aquele errado. Cada um tem seu time, sua orientação política, sua religião, sua opção sexual ou seu gosto por automóveis. Cada um com o seu cada um. E sejam todos felizes.
    Eu, particularmente, penso da seguinte maneira: O meu NIVA saiu de fábrica a cerca de 16 anos, com um carburador que não planejado para usar 25% de álcool misturado à gasolina, tanto em termos de desempenho como de resistência à corrosão. Se existem hoje carburadores que eu posso adaptar que melhorem o desempenho e que sejam mais resistentes à corrosão causada pelo álcool, então porque manter o original?
    Então, meu caro, analise o que você quer. Se quer um carro para curtir, seja um passeio, uma trilha, uma ida ao shopping, levar os filhos para a escola, viajar sem maiores problemas e quer tentar melhorar algo que você considere deficiente, seja o desempenho, o consumo, freios ou qualquer outro item, arregasse as mangas e seja feliz. Só tome o cuidado ao fazer quaisquer alterações com consiência do que está fazendo, afinal é a sua segurança e de quem está em volta que tem que vir em primeiríssimo lugar.
    Agora se você quer manter o seu veículo de forma a daqui alguns anos ser digno de ostentar um bela placa preta e de exibí-lo orgulhoso para os seus netos e amigos, brilhante e reluzente no fundo de sua garagem, tudo bem também. Afinal o carro é seu.
    O mais importante é você ser feliz. Fazer aquilo que lhe dá prazer.
    Só não esqueça, ao fazer modificações, compartilhá-las conosco, dando certo ou não.
    A propósito, esse carburador VW que você viu em um NIVA, era em um motor original? Que carburador era?

    Zabumbas originais

  • #68
    Citação Postado originalmente por fsoaresi Ver Post
    Isto sempre foi algo que não entendi. Cada vez mais o governo autoriza colocar álcool na gasolina.
    Para os carros novos que podem sair de fábrica considerando isto, não tem problema. Mas, para os antigos e importados, como fica? O Niva faz parte destas duas últimas categorias.
    Em relação ao carburador do Niva tenho outra questão: Com o tempo alguns mais eficientes e modernos apareceram no mercado, não vale a pena sempre substituir o do Niva pela economia e eficiência? Contradizendo isto, encontrei um proprietário de Niva que colocou um carburador VW e depois de um acerto na regulagem, disse que consegue chegar fácil aos 9Km/l.
    Esta questão vai levar a outras: o que deveria sempre ser substituído no Niva aproveitando a tecnologia disponível, levando em consideração o custo benefício? Mas, acho que isto é pergunta sem resposta.
    Antes de mais nada, seja muito cauteloso com estas medições, há muitos que não sabem como fazer uma medição de consumo corretamente, acham que é só encher o tanque, rodar e encher novamente, que a medição foi feita. Este sistema de medição está muito sujeita a erros, o correto, para ter maior precisão, é:

    encher sempre o tanque (há aqueles que mandam colocar R$XX,XX, depois rodam e colocam novamente RXX,XX, e assim por diante). Já vi gente escrever que rodou por uma semana com R$YY,YY de combustível, como se os R$ fossem uma medida de volume de gasolina... A gasolina se mede em litros!

    estabelecer um critério ao encher o tanque (eu sempre peço para encherem até a segunda parada do automático) e segui-lo sempre;

    encher várias vezes o tanque, de preferência no mesmo posto, para poder ter várias medições e tirar uma média, que será bem mais precisa do que apenas uma medição

    Quanto ao carburador VW, pode até trazer economia, mas seu desempenho deverá ser pífio, já que tem apenas um estágio e é um carburador menos sofisticado que os de duplo estágio. É o mesmo que reduzir a giglagem, pode até gastar menos, mas também não anda...
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #69

    Consumo

    Maneira prática, precisa e de metodologia semelhante à usada em avaliação de consumo utilizada pelas revistas especializadas e pelo INMETRO.
    Pega-se um recipiente de volume reduzido, pode-se utilizar uma garrafa PET de 2 litros. Passa-se uma mangueira pela tampa através de um furo feito na mesma. Ao lado deste furo deverá ser feito outro menor, para a entrada de ar. Essa mangueira deverá ser de plástico transparente, semelhante àquelas que muita gente usa para ligar a bomba de combustível, filtro, carburador e deverá ter comprimento suficiente para chegar dentro do carro no banco do carona. A ponta da mangueira deverá atingir o fundo da garrafa e a outra ponta na entrada da bomba de combustível. Coloca-se um ou dois litros de gasolina na garrafa e pede-se para um zequinha ficar segurando a mesma.
    Após esvaziar-se a cuba do carburador, bastando para isso deixar o motor funcionando até parar, conecta-se a mangueira da garrafa PET à entrada da bomba de combustível, liga-se novamente o carro e anda-se com o mesmo até esvaziar a garrafa e o motor parar por falta de combustível. Anota-se a distância marcada no odômetro parcial, que havia sido previamente zerado, no momento em que o motor parou e não quando o carro imobilizou-se.
    A única diferença em relação aos testes de laboratório, além dos materiais serem mais sofisticados do que um zequinha, garrafa PET, etc., é conectado ao carro uma roda semelhante à de uma bicicleta ligada a um odômetro aferido, para uma maior precisão da distância.
    Claro que dependendo de onde e como for feito o teste, pista plana, subida, descida, altitude do local, peso do veículo, peso do pé do motorista, estado do filtro de ar/velas/carburador, estrada, cidade, tipo/dimensão dos pneus, giro do motor na mudança das marchas, etc., o consumo vai mudar.

    Agora, amigo Gil, só não entendi a sua frase, que reproduzo abaixo:
    "
    Quanto ao carburador VW, pode até trazer economia, mas seu desempenho deverá ser pífio, já que tem apenas um estágio e é um carburador menos sofisticado que os de duplo estágio. É o mesmo que reduzir a giglagem, pode até gastar menos, mas também não anda..."
    Talvez esse carburador VW a que você se refere seja o do Fusca, uma vez que a VW tem vários tipos de carburador, inclusive com dois estágios.
    Em relação a esse ponto, vale lembrar que o segundo estágio só é acionado acima de 80 km/h, aproximadamente. Na minha Quantum AP 2.0, desliguei o segundo estágio e não senti nenhuma perda de potência. Só quando eu passo dos 80km/h é que ela passa a beber mais (8 km/l contra 10,5 km/l a 80km/h) e não vai além de 110, 120 km/h. Mas como a velocidade que eu ando é limitada pelo estado das estradas por aqui..., oitentinha tá bom.
    Continuo achando válido a instalação de um carburador nacinal, de carro a álcool (por ser niquelado) e com giglagem adequada ao NIVA. A questão é saber qual o melhor? W460? O Flugêncio parece-me já testou vários. E aí, "cumpade", poderia nos partilhar as suas experiências nesse assunto?
    Segundo Mauro Rossi, da SBA Carburadores:
    "O correto é o Weber 460 Cht difusor 24/25 Gasolina."
    Opiniãocompartilhada pelo Gilberto Perrella, da Aerocar, que, no entanto não mencionou os difusores.

  • #70
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    Carburador Solex

    Hoje fui ver um Niva que estava na minha lista a um tempão. Este NIVA também tinha o carburador VW, era um Solex de kombi e fuscão 1600.
    Este carburador não tinha dois estágios, e quem fez esta adptação é o antigo sócio do Cláudio, o tal da loja perto de Maricá que ficou com o estoque de NIVAs da Qualidade. A adaptação é simples, ele tem uma base que se aparafusa no lugar do carburador original, esta base tem uma só saida com fixação para o Solex.
    De acordo com o dono - que para completar colocou um filtro esportivo -, o carro não perdeu potência é mais economico e ainda tem a vantagem de custar menos da metade do Webber, aliais, ele tirou o Webber que tinha (eu vi o carburador) para colocar este por insistência do mecânico (acho que é Cunha o nome do mecânico. Ele abriu uma oficina perto da do Cláudio quando se separaram), e ficou satisfeito.
    Ah! O motor era original sim.
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    ...... A propósito, esse carburador VW que você viu em um NIVA, era em um motor original? Que carburador era?
    Zabumbas originais
    4X4 Brasil Razão: Info
    NIVA
    PAJERO IO

  • #71
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Maneira prática, precisa e de metodologia semelhante à usada em avaliação de consumo utilizada pelas revistas especializadas e pelo INMETRO.
    Pega-se um recipiente de volume reduzido, pode-se utilizar uma garrafa PET de 2 litros. Passa-se uma mangueira pela tampa através de um furo feito na mesma. Ao lado deste furo deverá ser feito outro menor, para a entrada de ar. Essa mangueira deverá ser de plástico transparente, semelhante àquelas que muita gente usa para ligar a bomba de combustível, filtro, carburador e deverá ter comprimento suficiente para chegar dentro do carro no banco do carona. A ponta da mangueira deverá atingir o fundo da garrafa e a outra ponta na entrada da bomba de combustível. Coloca-se um ou dois litros de gasolina na garrafa e pede-se para um zequinha ficar segurando a mesma.
    Após esvaziar-se a cuba do carburador, bastando para isso deixar o motor funcionando até parar, conecta-se a mangueira da garrafa PET à entrada da bomba de combustível, liga-se novamente o carro e anda-se com o mesmo até esvaziar a garrafa e o motor parar por falta de combustível. Anota-se a distância marcada no odômetro parcial, que havia sido previamente zerado, no momento em que o motor parou e não quando o carro imobilizou-se.
    A única diferença em relação aos testes de laboratório, além dos materiais serem mais sofisticados do que um zequinha, garrafa PET, etc., é conectado ao carro uma roda semelhante à de uma bicicleta ligada a um odômetro aferido, para uma maior precisão da distância.
    Claro que dependendo de onde e como for feito o teste, pista plana, subida, descida, altitude do local, peso do veículo, peso do pé do motorista, estado do filtro de ar/velas/carburador, estrada, cidade, tipo/dimensão dos pneus, giro do motor na mudança das marchas, etc., o consumo vai mudar.

    Agora, amigo Gil, só não entendi a sua frase, que reproduzo abaixo:
    "
    Quanto ao carburador VW, pode até trazer economia, mas seu desempenho deverá ser pífio, já que tem apenas um estágio e é um carburador menos sofisticado que os de duplo estágio. É o mesmo que reduzir a giglagem, pode até gastar menos, mas também não anda..."
    Talvez esse carburador VW a que você se refere seja o do Fusca, uma vez que a VW tem vários tipos de carburador, inclusive com dois estágios.
    Em relação a esse ponto, vale lembrar que o segundo estágio só é acionado acima de 80 km/h, aproximadamente. Na minha Quantum AP 2.0, desliguei o segundo estágio e não senti nenhuma perda de potência. Só quando eu passo dos 80km/h é que ela passa a beber mais (8 km/l contra 10,5 km/l a 80km/h) e não vai além de 110, 120 km/h. Mas como a velocidade que eu ando é limitada pelo estado das estradas por aqui..., oitentinha tá bom.
    Continuo achando válido a instalação de um carburador nacinal, de carro a álcool (por ser niquelado) e com giglagem adequada ao NIVA. A questão é saber qual o melhor? W460? O Flugêncio parece-me já testou vários. E aí, "cumpade", poderia nos partilhar as suas experiências nesse assunto?
    Segundo Mauro Rossi, da SBA Carburadores:
    "O correto é o Weber 460 Cht difusor 24/25 Gasolina."
    Opiniãocompartilhada pelo Gilberto Perrella, da Aerocar, que, no entanto não mencionou os difusores.
    Esse modoi de medição é muito bom, semelhante ao das buretas, utilizado por diversas oficinas e pela imprensa especializada. Entretanto, é mais trabalhoso e peca por medir apenas um pequeno período e um percurso específico, enquanto o sistema que eu recomendei mede o uso normal, no dia-a-dia.

    Quanto ao carburador VW, de fato, eu entendi que o cidadão se referia ao carburador de um só estágio utilizado nos Fuscas, e adaptado em alguns Nivas.

    Graaande Bacalhau, não acho correto desligar o segundo estágio, já dirigi carros em que o segundo estágio não funcionava (por defeito), e o resultado não é bom, o carro não rende e, devido ao seu baixo desempenho, acabamos por pisar mais forte no acelerador, aumentando o consumo. este talvez não seja o caso específico de sua qauntum, visto que o motor 2000 movido a álccol é bastante potente, o que provavelmente faz com que o segundo estágio não faça muita falta. Já num niva, carro pesado e "amarrado", além de ter menor cilindrada e de ter um motor de baixo desempenho (visando a maior durabilidade), acho que o resultado seria bem diferente.

    Quanto ao fato de o Giba (Aerocar) recomendar os caburadores Weber 460, trata-se, sem dúvida, do fato de serem este carburadores mais conhecidos no nosso mercado. Além disso, àquela época, não havia a facilidade hoje existente de se importar um carburador russo original.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #72
    Gil, corrigindo...

    Graças a Deus a minha Quantum é a gasolina, porque senão ia ter que abastecê-la com cachaça, o único "álcool" que é vendido por aqui, e como vende, já que os postos daqui só vendem Diesel e gasolina. E como disse, não senti nenhuma perda de desempenho com o segundo estágio inativo, uma vez que o mesmo só atua acima de 80 km/h, o que as estradas daqui não permitem. Aí sim, se eu pisar a bicha bebe. Se eu andar a 80km/h o consumo fica em 10,5 km/l, a 100 km/h já passa a comer com farinha, cai para 8 km/l.
    Fora isso, nenhuma alteração. Ou seja, o segundo estágio permite uma velocidade final maior e nada econômica, uma vez que mais combustível é injetado. A diferença é que você atinge essa velocidade final, apartir dos 80 km/h, mais rápido.
    Pelo menos foi essa a informação de um cara que só mexe com carburadores, em Fortaleza, me explicou e outro em Salvador confirmou.
    Em relação ao que você escreveu: "
    Quanto ao fato de o Giba (Aerocar) recomendar os caburadores Weber 460, trata-se, sem dúvida, do fato de serem este carburadores mais conhecidos no nosso mercado. Além disso, àquela época, não havia a facilidade hoje existente de se importar um carburador russo original."
    Gil, sei que você é fã dos carburadores russos, mas "àquela época" foi agora em fevereiro deste ano. De lá para cá não mudou nada em termos de importação.
    Zabumbas

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