Postado originalmente por
RChedidGarcia
Paulo, boa tarde
Os camaradas já responderam quase tudo...De minha parte, posso dizer o seguinte:
Se vc conseguir comprar um Niva em excelente estado de conservação - e são poucos os que se encntram assim - vc terá, em mãos, um ótimo 4X4, mais confortável do que um CJ (o popular jipe), com capota rígida e com capacidade para 5 ocupantes. OQuanto ao seguro, como já foi dito, vc conseguirá fazer na modalidade contra terceiros, com direito à assistência 24hs (sempre necessário). No que se refere à manutenção, o velho chavão, que diz que "sempre é melhor prevenir do que remediar" cai como uma luva no caso do Niva. A grande maioria dos Nivas que rodam pelo Brasil tiveram sua manutenção negligenciada (não cabe aqui questionarmos os motivos). Como todo e qquer veículo, o Niva requer sim de manutenção, em maior ou menor intensidade ( se ele foi mal-cuidado pelo(s) dono(s) anteriores, necessitará de maior manutenção, claro...).
Ar-condicionado...eis aqui um tema que me é particularmente caro...rs...
Moro em Sorocaba (região muito quente), e, desde que comprei meu Niva, pesquiso muito sobre a possibilidade de instalação de um ar-condicionado.
Existem algumas opções, genéricas (aqui no Fórum vc encontrará tópicos a respeito).
Sua última dúvida é quanto ao uso do Niva no dia-a-dia. Olha, o russo é 4X4 integral, portanto, consome gasolina em quantidade proporcional ao esforço realizado. Um Niva com motor original, muito bem regulado, pode fazer algo em torno de 7 - 7,5Km/l...Muitos afirmam fazer médias superiores...porém, é necessário observar como foram aferidas estas médias...Também é necessário dizer que este consumo depende dos pneus utilizados, da qualidade do combustível, da maneira de se dirigir...enfim, são muitas as variáveis.
Finalizo dizendo que, quando se trata de Niva, não existem verdades absolutas...cada niveiro tem a sua...Caberá à vc, ter "feeling" para sacar o que é certo...
Não se esqueça, bom senso é necessário, sempre.
Abraços
Renato
Ps.: Este é meu Niva: