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Convex Datacenter
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  • #49



    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Amigos;

    Mais um pepino, pra variar...

    Ontem, depois de enfrentar muita chuva e uma estrada de terra meio escabrosa aqui em São Bernardo, retornei para a minha residência, e tirando a sujeira do carro, estava tudo certo!

    Desliguei, tomei um banho, fui dormir, e hoje ao bater na chave o carro virava o motor de arranque, tudo certinho, mas não pegava de forma alguma! (acabei até descarregando a bateria).

    Abri o capô, e comecei a dar aquela verificada "por cima". Ao colocar a mão na bobina, ela estava muito quente, mas não me preocupei, afinal a bobina geralmente esquenta. No entanto, na hora do almoço, a bobina ainda estava BEM QUENTE mesmo com o carro totalmente desligado! (e o carro continua sem "pegar")

    Verifiquei o distribuidor, e sequei com um pano macio pra garantir, tentei resfriar a bobina, mas ela continua bem quente.

    Será que a água penetrou (ui) na bobina e mandou ela pro céu (ou inferno) das bobinas?
    Acho que a penetração foi em outro lugar aí... ... a bobina não deveria estar esquentando com o carro desligado...

    []s
    4X4 Brasil

  • #50
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Acho que a penetração foi eu outro lugar aí... a bobina não deveria estar esquentando com o carro desligado...

    []s
    Melhor nem pedir palpites!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #51
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Melhor nem pedir palpites!
    Acho que o seu problema está no comutador de partida, não está desligando corretamente.

    Desligue o cabo da bateria e veja se para de esquentar.

  • #52
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Acho que o seu problema está no comutador de partida, não está desligando corretamente.

    Desligue o cabo da bateria e veja se para de esquentar.
    Pô Flugêncio! Acabei de trocar o comutador todo!
    É zero bala e as ligações estão perfeitas, conferidas e tudo mais!

    Aliás, acabei de verificar o carro, a bobina está fria. Mas é só ligar a chave na posição de serviço (bateria) que el esquenta assustadoramente! (e o carro não dá a partida)
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  • #53
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Pô Flugêncio! Acabei de trocar o comutador todo!
    É zero bala e as ligações estão perfeitas, conferidas e tudo mais!

    Aliás, acabei de verificar o carro, a bobina está fria. Mas é só ligar a chave na posição de serviço (bateria) que el esquenta assustadoramente! (e o carro não dá a partida)
    Thiago, me lembro de ouvir o Wilson comentando, há algum tempo, sobre um Niva que apareceu na oficina dele, e que tinha um comutador adquirido recentemente, que apresentou problemas. Não era original, era uma espécie de comutador "Tabajarowsky". Espero que este não seja o caso do seu, mas acho que o que o Flugêncio escreveu faz sentido! O comutador que você comprou é igual ao original que estava com problemas?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #54
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Desligue o cabo da bateria e veja se para de esquentar.
    4X4 Brasil Razão: Colocar mais :parede: e :mrgreen:

  • #55
    Banido
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    Moçada, estava passando por esse mesmo problema, de forma intermitente e irritante.

    De cara matei a charada: o coletor de escape passa muito próximo do motor de arranque, sem nenhuma "barreira" para o calor. Pior, é a saída do escape do Turbo, quente pra kct. Quanto mais o motor trabalhava, pior, demorava cada vez mais para pegar qdo quente.

    Enquanto não chega a fita Thermo Tec específica que eu já encomendei, eu envelopei o arranque com aquela manta preta que a gente vê hoje em dia em volta das baterias dos carros novos, fixando com uma braçadeira.

    Essa solução tabajara já A.N.I.Q.U.I.L.O.U. o problema , mas aguardo ainda a fita pra solução definitiva.

    Custo de uma manta de bateria perdida na oficina: R$ 0,00
    Mão de Obra do Caboclo (eu): R$ 0,00

    Cadê aquele tópico de Tabatech ?

  • #56
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Thiago, me lembro de ouvir o Wilson comentando, há algum tempo, sobre um Niva que apareceu na oficina dele, e que tinha um comutador adquirido recentemente, que apresentou problemas. Não era original, era uma espécie de comutador "Tabajarowsky". Espero que este não seja o caso do seu, mas acho que o que o Flugêncio escreveu faz sentido! O comutador que você comprou é igual ao original que estava com problemas?
    Exatamente igual Gil!

    Agora de manhã, fui dar a partida no carro e ele estava com a bateria totalmente zerada!

    A Minha suspeita: A Bobina não está com a isolação em ordem, e permitiu a passagem de água, que colocou em curto os enrolamentos (por isso está esquentando), e com o curto, acabou descarregando a bateria.

    Posso estar errado, mas é um palpite...

    Sobre o comutador, eu mesmo fiz a instalação. Quando nos encontramos aqui no Poliesportivo de São Bernardo, você deve lembrar que meu Niva apagava os faróis quando eu desligava o carro na chave. Isso é incorreto segundo o manual de serviço do russo, ou seja, o antigo comutador já estava "meia bomba", e o camarada unificou dois pólos que ocasionavam esse problema.

    Eu separei os pólos no comutador novo, seguindo o esquema de ligação do próprio manual de serviço e agora esse item voltou a funcionar como funcionava originalmente.

    Testei o comutador com o multímetro, está perfeito! Não vou descartar o palpite sobre o comutador, mas acho improvável!
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  • #57
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Gustavo,
    Típica solução "safa-onça", que vai evitar fogo no Niva.

  • #58
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Exatamente igual Gil!

    Agora de manhã, fui dar a partida no carro e ele estava com a bateria totalmente zerada!

    A Minha suspeita: A Bobina não está com a isolação em ordem, e permitiu a passagem de água, que colocou em curto os enrolamentos (por isso está esquentando), e com o curto, acabou descarregando a bateria.

    Posso estar errado, mas é um palpite...
    Como eu sugeri, a forma mais fácil de se constatar esta teoria é trocando a bobina. Você não tem como emprestar uma, para fazer o teste?

    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    ...você deve lembrar que meu Niva apagava os faróis quando eu desligava o carro na chave. Isso é incorreto segundo o manual de serviço do russo...
    Então todos os meus 5 Nivas estão/estavam "incorretos" , pois em todos eles os faróis (não confundir faróis com lanternas!!! ) só acendem/acendiam com a chave na posição "ligada". O manual de serviço mencionado por você é o manual do mecânico fornecido pela Lada? Em caso positivo, qual é a seção e página onde está esta observação, agora fiquei curioso...
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #59
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Como eu sugeri, a forma mais fácil de se constatar esta teoria é trocando a bobina. Você não tem como emprestar uma, para fazer o teste?

    Comprei uma nova - Valor: R$ 45,00 - Foi até bom substituir a bobina original que já tinha quase 20 anos! Até agora, problema resolvido! Parou de esquentar em excesso, carro pegando normalmente!

    Então todos os meus 5 Nivas estão/estavam "incorretos" , pois em todos eles os faróis (não confundir faróis com lanternas!!! ) só acendem/acendiam com a chave na posição "ligada". O manual de serviço mencionado por você é o manual do mecânico fornecido pela Lada? Em caso positivo, qual é a seção e página onde está esta observação, agora fiquei curioso...
    Exatamente Gil! Neste manual, nas páginas 27 e 28, podemos ver as ligações. Na Figura 7.21, podemos ver os pólos do comutador/tambor. Aí, é comum unificar dois pólos e acabar com o pólo 30 INT. (acho que é isso)
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #60
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Exatamente Gil! Neste manual, nas páginas 27 e 28, podemos ver as ligações. Na Figura 7.21, podemos ver os pólos do comutador/tambor. Aí, é comum unificar dois pólos e acabar com o pólo 30 INT. (acho que é isso)
    Eu li esta parte, ela menciona as "luzes externas" o que, no meu entender é pouco preciso, pois abrange qualquer luz externa: luzes de estacionamento, setas, luz de freio, de ré, faróis (todos são "luzes externas"!). Entendi que se trata das lanternas dianteiras e traseiras que, de fato, funcionam sempre, esteja a chave ligada ou desligada.
    De qualquer modo, como escrevi antes, todos os Niva que eu tive só acendiam os faróis com a chave ligada, o que, aliás, impede que se desligue o carro e esqueça os faróis acesos, descarregando a bateria (isto acontecia com os antigos Opalas, já vi vários deles com os faróis acesos, embora estivessem fechados e sem ninguém dentro do carro.
    4X4 Brasil
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

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