Acho que a penetração foi em outro lugar aí... :mrgreen: ... a bobina não deveria estar esquentando com o carro desligado...
[]s
Versão Imprimível
Pô Flugêncio! Acabei de trocar o comutador todo! :putz:
É zero bala e as ligações estão perfeitas, conferidas e tudo mais!
Aliás, acabei de verificar o carro, a bobina está fria. Mas é só ligar a chave na posição de serviço (bateria) que el esquenta assustadoramente! (e o carro não dá a partida)
Thiago, me lembro de ouvir o Wilson comentando, há algum tempo, sobre um Niva que apareceu na oficina dele, e que tinha um comutador adquirido recentemente, que apresentou problemas. Não era original, era uma espécie de comutador "Tabajarowsky". Espero que este não seja o caso do seu, mas acho que o que o Flugêncio escreveu faz sentido! O comutador que você comprou é igual ao original que estava com problemas?
Moçada, estava passando por esse mesmo problema, de forma intermitente e irritante.
De cara matei a charada: o coletor de escape passa muito próximo do motor de arranque, sem nenhuma "barreira" para o calor. Pior, é a saída do escape do Turbo, quente pra kct. Quanto mais o motor trabalhava, pior, demorava cada vez mais para pegar qdo quente.
Enquanto não chega a fita Thermo Tec específica que eu já encomendei, eu envelopei o arranque com aquela manta preta que a gente vê hoje em dia em volta das baterias dos carros novos, fixando com uma braçadeira.
Essa solução tabajara já A.N.I.Q.U.I.L.O.U. o problema :twisted::twisted::twisted:, mas aguardo ainda a fita pra solução definitiva.
Custo de uma manta de bateria perdida na oficina: R$ 0,00
Mão de Obra do Caboclo (eu): R$ 0,00
Cadê aquele tópico de Tabatech ?
Exatamente igual Gil!
Agora de manhã, fui dar a partida no carro e ele estava com a bateria totalmente zerada!
A Minha suspeita: A Bobina não está com a isolação em ordem, e permitiu a passagem de água, que colocou em curto os enrolamentos (por isso está esquentando), e com o curto, acabou descarregando a bateria.
Posso estar errado, mas é um palpite...
Sobre o comutador, eu mesmo fiz a instalação. Quando nos encontramos aqui no Poliesportivo de São Bernardo, você deve lembrar que meu Niva apagava os faróis quando eu desligava o carro na chave. Isso é incorreto segundo o manual de serviço do russo, ou seja, o antigo comutador já estava "meia bomba", e o camarada unificou dois pólos que ocasionavam esse problema.
Eu separei os pólos no comutador novo, seguindo o esquema de ligação do próprio manual de serviço e agora esse item voltou a funcionar como funcionava originalmente.
Testei o comutador com o multímetro, está perfeito! Não vou descartar o palpite sobre o comutador, mas acho improvável!
Como eu sugeri, a forma mais fácil de se constatar esta teoria é trocando a bobina. Você não tem como emprestar uma, para fazer o teste?
Então todos os meus 5 Nivas estão/estavam "incorretos" :shock: :shock: :shock: , pois em todos eles os faróis (não confundir faróis com lanternas!!! :discordo: ) só acendem/acendiam com a chave na posição "ligada". O manual de serviço mencionado por você é o manual do mecânico fornecido pela Lada? Em caso positivo, qual é a seção e página onde está esta observação, agora fiquei curioso... :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Eu li esta parte, ela menciona as "luzes externas" o que, no meu entender é pouco preciso, pois abrange qualquer luz externa: luzes de estacionamento, setas, luz de freio, de ré, faróis (todos são "luzes externas"!). Entendi que se trata das lanternas dianteiras e traseiras que, de fato, funcionam sempre, esteja a chave ligada ou desligada.
De qualquer modo, como escrevi antes, todos os Niva que eu tive só acendiam os faróis com a chave ligada, o que, aliás, impede que se desligue o carro e esqueça os faróis acesos, descarregando a bateria (isto acontecia com os antigos Opalas, já vi vários deles com os faróis acesos, embora estivessem fechados e sem ninguém dentro do carro.