:parede: :parede: :parede: Vamos dizer que... eu estava com sono. :oops: :putz: :rolleyes:
Versão Imprimível
Graaande Gil, desculpe-me mas você está equivocado.
O álcool que é misturado à gasolina é ANIDRO, ou seja, SEM água.
O álcool que abastece os carros movidos a álcool, nas bombas só de álcool, esse sim é hidratado.
O álcool anidro é um álcool com no mínimo 99,5% de pureza e o álcool hidratado tem cerca de 93% de pureza (7% de água), este último é o que colocamos em nossos carros.
O álcool anidro (sem água) é miscível com a gasolina em qualquer proporção e tem, como resultado, um combustível com ótimas características antidetonantes. Para cada 5% de álcool consegue-se um aumento de octanagem em aproximadamente 2 pontos sem os inconvenientes da adição de chumbo tetraetila (CTE), que é extremamente poluente (cancerígeno), destrói os elementos dos catalisadores e que era usado em nossa gasolina até alguns anos atrás.
Misturas de álcool anidro à gasolina, na proporção de até 20%, não requerem grandes modificações internas no motor, apenas algum ajuste na curva de avanço e correções na giclagem. Como há melhora considerável no índice de octanagem, um motor ajustado para ele obterá melhor desempenho que com uma hipotética gasolina pura (nacional).
O álcool anidro possui características de pureza na ordem de 99,95%, com 0,05% de água na escala G.L. (Gay Lussac). Ou seja, é considerado isento de água. O Brasil, para banir o chumbo tetraetila da gasolina, passou a incorporar o álcool anidro como aumentador de octanagem (compostos oxigenados que possuem características de aumentar a resistência do combustível a detonação). Isso elevou nossa gasolina ao patamar das de boa qualidade (ao contrário do que se fala) vendidas na Europa (índices de 90 octanas).
Teoricamente o álcool anidro seria menos corrosivo por não conter água (ou pelo menos quase nada de água)... Contudo não existe álcool anidro comercial na forma de combustível para vender... O álcool anidro é usado apenas na mistura com a gasolina, pois se tivesse água ela ficaria em fase diferente da combinação álcool/gasolina... o álcool que a gente compra nos posto como combustível é o álcool hidratado.
Em tempo: Para quem acha que misturar álcool à gasolina é "invenção" mais ou menos recente, pasmem... Em 1931, já se misturava álcool à gasolina na proporção de 5%. Em 1966, essa mistura já era de 25%. A partir de 1976, o CNP (Concelho Nacional de Petróleo) já estabelecia percentuais que variavam de 10% a 25%, dependendo da região do país e da safra.
Fala camarada Pedro, então eu achei essa sua mistura bem interessante, de início até pensei em fazer, mas ai eu fui para a calculadora e cheguei a conclusão de q isso não é um bom negócio, bem vamos lá:
Para as contas ficarem mais faceis vamos imaginar q o tanque da viatura tenha uma capacidade de 100L
Se vc encher o tanque apenas de gasolina, supondo q o litro da mesma custe R$ 2,29 (q e uma media de preco aqui em SP, tendo posto de confianca nesse valor) para encher o tanque vc gastaria R$ 229,00 e rodando a 6,6 Km/l vc conseguiria rodar 660 km.
Agora se vc encher o tanque com 33L de alcool a um preco de R$ 1,09 gastaria R$ 35,97 + 77L de gasolina a um preco de R$ 2,29 gastaria R$ 176,33, dando um total gasto de R$ 212,30 no tanque. Com essa mistura, rodando numa media de 5,7 km/l vc conseguiria rodar 570 Km.
Conclusao: Na minha opiniao, acredito que nao vale a pena economizar R$ 16,70 fazendo a mistura, porem rodando 90 Km a menos doque um tanque somente com gasolina (so para se ter uma ideia, com apenas gasolina, para rodar 90 km vc gastaria 90km : 6,6km/L = 13,63L x R$ 2,29 = R$ 31,22), isso ainda sem contar q a viatura nao esta preparada para receber esse combustivel "batizado" podendo ainda provocar outros danos q possam sair bem mais caro.
Eu sei q as minha contas estao meio cofusas para se entender porem acredito q analisando-as com calma, elas facam sentido. Peco ainda q se alguem achar algum erro nos meus calculos me informe pois com certeza o objetivo deste topico e ajudar ao maximo os camaradas niveiros a economizar dinheiro com o combustivel.
Uma abraço a todos!!!
Acredito q so vale a pena usar álcool quando o mesmo seja usado puro, e para q isso seja possível, é necessário transformar a viatura num veículo movido a álcool. Qualquer mistura em um motor a gasosa que não cause falhas no desempenho, acredito q não $eja compen$atoria devido ao aumento do con$umo.
Analizando as minhas contas eu encontrei um pequeno erro::oops::oops::oops: enchendo o tanque com 33L de alcool, para completa-lo precisaria de 67L de gasolina e nao 77L, portanto o valo do tanque cheio seria de R$ 189,40 e nao R$ 212,30.
Portanto a economia em um tanque seria de R$ 39,60. Apesar da economia em $$ ser maior, devido ao aumendo do comsumo, eu ainda sim acredito q seja mais vantajoso abastecer o tanque apenas com gasolina.
:concordo::concordo::concordo:
Complementando as palavras do nosso amigo Fernando Buco, um aviso de alerta para os colegas que gostam de fazer experimentações sem antes procurarem se informar sobre o assunto.
O álcool que se compra nos postos de gasolina, aquele que abastece os carros a álcool, é álcool hidratado, ou seja, contém cerca de 7% de água em sua composição.
Como todos se lembram das aulas da tia Teteca, água e gasolina não se misturam. Como o álcool tem mais "afinidade" pela gasolina ele vai se misturar com esta, ficando a pobre da água "abandonada", literalmente no fundo do tanque.
Ou seja, se você encher o tanque com 40 litros de uma mistura de 67% de gasolina com 33% de álcool, vai ficar com cerca de 0,924 litro de água no fundo do mesmo. Ou seja, quase UM litro.
A cada abastecimento, essa quantidade de água vai aumentando e sendo puxada para dentro do carburador, e aí...
Por isso, cuidado com as idéias mirabolantes. É bom ter idéias, inventar novas possibilidades, contudo, antes de colocá-las em prática, pesquisem mais sobre o assunto, seja ele qual for. Se vocês não estiverem colocando em risco a sua segurança, podem, neste caso, estar arriscando a integridade de suas viaturas.
Para maiores informações, consultem o "santo" Google. Não, não estou me referindo ao Luciano SHAKALL, :discordo: é o Google mesmo(ferramenta de buscas na Internet). :concordo: A meu ver uma das grandes invenções da humanidade.
Vejam este link, por exemplo: http://www.mecanicaonline.com.br/2002/12_dezembro.html
Complementando a complementação :mrgreen: de nosso sábio colega Bacalhau: desconfiem SEMPRE de soluções que pareçam muito fáceis de ser implementadas, tais como esta adição de álcool hidratado à gasolina. Se a coisa fosse tão fácil assim, todo mundo estaria fazendo. Mesmo a conversão de um motor a gasolina para o uso de álcool é complicada nem sempre seus resultados são satisfatórios, que dizer deste "milagre" da adição de álcool hidratado à gasolina.
Muito melhor é gastarmos nossas energias e dindin em melhorias de resultado comprovado, tais como o uso de combustível de qualidade (não adianta economizar no preço da gasolina para depois gastar mais na limpeza e regulagem do carburador danificado pelo uso da gasolina de má qualidade), a instalação e manutenção de um bom carburador, velas e seus cabos em bom estado, pneus adequdos e bem calibrados, freios em ordem, etc...