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  • #73



    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Camaradas, ontem fui até Macatuba... da minha terrinha até lá são quase 213km... passa pela Castelo até Botucatu e depois pela Rondon... medi o consumo de ida... 7,1km/l (temperatura amena, período da manhã, gasolina aditivada da Texaco)... e na volta 7,6km/l (frio, período da noite e gasolina comum)... fiquei inconformado... meu Niva já fez muito mais que isso... estranho que na ida meu Niva chegava a dar uma engasgadinha em subidas ou qdo ultrapassava caminhões ou ônibus, mas depois de uns 160km voltou ao normal... acho que estava com alguma sujeira no carburador. Na cidade não sei qto está fazendo, mas percebi que tem bebido muito. Estranho que qdo, por exemplo, acelero em segunda, ele demora para pegar força... é como se não tivesse fôlego para puxar o carro, a ponto de aparentar que vai morrer. O que será que pode ser? Estou pensando em comprar um carburador novo e ver se melhora o consumo também.
    Edson, mesmo se a "culpa" não fou unicamente do carburador, ele deve ser o principal vilão nesta história... Se ele for original, então tem mais de 15 anos, e já está fazendo
    hora extra há muito tempo! Entretanto, é bom verificar se não há outro fator influenciando o consumo. Já posso lhe indicar um deles: o bagageiro!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #74
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Edson, mesmo se a "culpa" não fou unicamente do carburador, ele deve ser o principal vilão nesta história... Se ele for original, então tem mais de 15 anos, e já está fazendo
    hora extra há muito tempo! Entretanto, é bom verificar se não há outro fator influenciando o consumo. Já posso lhe indicar um deles: o bagageiro!
    Gil,

    Pra mim, o menos vilão é o carburador de uma forma geral. Nele, tem diafragmas, gicleurs, regulagens etc. dependendo do estado e medidas destas partes, haverá diferença enorme no final.
    Tb pode-se acrescentar no aumento do consumo o desgaste/abertura das velas, dos cabos de velas, do rotor, da tampa do distribuidor, tamanho dos pneus, calibragem, bagagem, acessórios, tipo de estrada, troca de marchas e não esquecer que a pecinha que vai entre o volante o banco é bem responsável por tudo isto.

  • #75
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Gil,

    Pra mim, o menos vilão é o carburador de uma forma geral. Nele, tem diafragmas, gicleurs, regulagens etc. dependendo do estado e medidas destas partes, haverá diferença enorme no final.
    Tb pode-se acrescentar no aumento do consumo o desgaste/abertura das velas, dos cabos de velas, do rotor, da tampa do distribuidor, tamanho dos pneus, calibragem, bagagem, acessórios, tipo de estrada, troca de marchas e não esquecer que a pecinha que vai entre o volante o banco é bem responsável por tudo isto.
    Os outros "vilões" eu já havia mencionado, logo antes, em outra resposta. Quanto à interface entre o Niva e o volante, concordo totalmente!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #76
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Ahhhhh, você (ou o mecânico) estava se referindo à folga das válvulas! Estas, sim, podem e devem ser reguladadas! O "barulho de diesel", nada mais do que uma barulho destas válvulas é normal no Niva, característica do motor.

    Eu tive um Niva (o segundo), que tinha um alarme desativado, o cara que me vendeu só me informou disto depois, pois foi ele quem o desativou (foi instalado por um dono anterior a ele). Este alarme deu certo trabalho, uma vez, até que eu o descobri, e mandei desativar definitivamente.

    Quanto ao platinado, é fácil: abra a tampa do distribuidor (basta afastar as duas presilhas que a prendem) e verifique se há um dispositivo com uma fina lâmina de aço, montado sobre uma espécie de bandeja circular de metal. Se houver, este é o platinado.

    Se eu fosse você, levava o Niva, ao menos uma vez, a um mecânico especilizado em Lada, para um exame geral. isto irá permitir a você uma real idéia do estado de seu Niva. Depois, você resolve o que vai fazer, e se vai ser neste mesmo mecânico. Eu recomendo o Wilson, no Moema,tem grande experiência com os Lada, é meu mecânico há mais de 10 anos. O fone é 5531.7796

    [ ]s
    Gil,

    Então, o mecânico em que fiz o serviço (exceto o bura que quis deixar com um especialista "mosca-branca") é especializado em 4x4 e de confiança. O serviço ficou bom, o único problema é o consumo agora.

    MAS... isso é que nem médico. Segunda opinião é sempre bom.

    Vou ver se encosto no Wilson sim, já ouvi falar tão bem dele por aqui que vou conferir. É perto daqui, fica fácil prá mim. Ele mexe com a parte elétrica também? Antes eu preciso ver o que aconteceu, por que esses dias eu tava andando e "PUF..." queimou o "fuzil" (como dizia meu avô) das luzes do painel. Encostei o tanque de guerra, troquei, andei 15 minutos e "qué...". Queimou de novo. Tem algum curto em algum canto. Na verdade tá um bolo de fio dentro do painel que Ave Maria.... preciso dar uma geral nisso, que pode parar o carro, prá não dizer incendiar. Sei lá. Tem um auto-elétrico animal aqui em SCS, mas se o Wilson tiver um cara que veja isso lá, já fica no esquema.

    Tem outra coisa também... esse tipo de carro demora prá acertar. É medir o consumo, fazer uma coisa aqui, mexer ali, decobrir outra acolá.... Tem que ter paciência. Devagar se vai ao longe (bom, se eu quisesse ir rápido em alguma coisa tinha comprado outro carro).

    Vou imprimir essa lista que você sugeriu e que a gente desenvolveu no tópico e investigar esses pontos. Devagarzinho eu chego nos 6,5 km/l.

    Valeu!

  • #77
    6,5 km/l? Eu conseguia 6,6 só na gasolina...Agora to colocando 33% de alcool junto e to fazendo 5,7 km/l só na cidade... Pra mim tá sendo um bom negócio =P

    Eu sei que muitos vão condenar minha opção de batizar mais ainda a gasola, mas anda bem pra caramba!!!Façam vocês um teste... To até pensando em aumentar o teor de alcool...

    Eu queria fazer 10 km/l dessa mistura na rodovia, será que é muito impossível? Trocando vela, cabo de vela, platinado, filtro de ar,e tc, será que consigo???

  • #78
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
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    Citação Postado originalmente por pedrokadaka Ver Post
    6,5 km/l? Eu conseguia 6,6 só na gasolina...Agora to colocando 33% de alcool junto e to fazendo 5,7 km/l só na cidade... Pra mim tá sendo um bom negócio =P

    Eu sei que muitos vão condenar minha opção de batizar mais ainda a gasola, mas anda bem pra caramba!!!Façam vocês um teste... To até pensando em aumentar o teor de alcool...

    Eu queria fazer 10 km/l dessa mistura na rodovia, será que é muito impossível? Trocando vela, cabo de vela, platinado, filtro de ar,e tc, será que consigo???
    E aí Pedro, blz??

    Então...vc tá usando qual bura na viatura? Já pensei em fazer essa experiência...de repente, ver no que dá...

    Abs

  • #79
    Citação Postado originalmente por pedrokadaka Ver Post
    6,5 km/l? Eu conseguia 6,6 só na gasolina...Agora to colocando 33% de alcool junto e to fazendo 5,7 km/l só na cidade... Pra mim tá sendo um bom negócio =P

    Eu sei que muitos vão condenar minha opção de batizar mais ainda a gasola, mas anda bem pra caramba!!!Façam vocês um teste... To até pensando em aumentar o teor de alcool...

    Eu queria fazer 10 km/l dessa mistura na rodovia, será que é muito impossível? Trocando vela, cabo de vela, platinado, filtro de ar,e tc, será que consigo???
    O duro é que os 67% de "gasolina" que vc coloca já tem 16,5% de alcool, com os 33% fica 50 % alcool e 50% gasolina. Acho que essa mistura é demais pro russinho. Lembre que ele nem sabia o que era alcool na Mãe Rússia e aprendeu que era 20% aqui nos trópicos...

  • #80
    Citação Postado originalmente por lisboa Ver Post
    Gil,

    Então, o mecânico em que fiz o serviço (exceto o bura que quis deixar com um especialista "mosca-branca") é especializado em 4x4 e de confiança. O serviço ficou bom, o único problema é o consumo agora.

    MAS... isso é que nem médico. Segunda opinião é sempre bom.

    Vou ver se encosto no Wilson sim, já ouvi falar tão bem dele por aqui que vou conferir. É perto daqui, fica fácil prá mim. Ele mexe com a parte elétrica também? Antes eu preciso ver o que aconteceu, por que esses dias eu tava andando e "PUF..." queimou o "fuzil" (como dizia meu avô) das luzes do painel. Encostei o tanque de guerra, troquei, andei 15 minutos e "qué...". Queimou de novo. Tem algum curto em algum canto. Na verdade tá um bolo de fio dentro do painel que Ave Maria.... preciso dar uma geral nisso, que pode parar o carro, prá não dizer incendiar. Sei lá. Tem um auto-elétrico animal aqui em SCS, mas se o Wilson tiver um cara que veja isso lá, já fica no esquema.

    Tem outra coisa também... esse tipo de carro demora prá acertar. É medir o consumo, fazer uma coisa aqui, mexer ali, decobrir outra acolá.... Tem que ter paciência. Devagar se vai ao longe (bom, se eu quisesse ir rápido em alguma coisa tinha comprado outro carro).

    Vou imprimir essa lista que você sugeriu e que a gente desenvolveu no tópico e investigar esses pontos. Devagarzinho eu chego nos 6,5 km/l.

    Valeu!
    Ricardo, você disse algo muito certo, mas que muitos não conseguem entender e aceitar: em qualquer carro usado e antigo, é necessária certa dose de tempo, dinheiro e paciência, para se descobrir e corrigir os problemas decorrentes da idade e, eventualmente, do mau uso. Eu sempre comprei carros em ótimo estado (Nivas e outros), mas SEMPRE havia algo para ser feito, mesmo em carros aparentemente perfeitos.

    Quanto aos dotes "eletricísticos" do Wilson: ele mesmo faz o básico, quando a coisa é mais complicada, ele leva o carro para um eletricista japonês (não podia deixar de ser...) próximo.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #81
    Citação Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post
    E aí Pedro, blz??

    Então...vc tá usando qual bura na viatura? Já pensei em fazer essa experiência...de repente, ver no que dá...

    Abs
    Falaí camarada, beleza?
    O bura que está sendo usado é o original... Fiquei receoso pra fazer esse teste, mas fui aumentando o teor de alcool a cada abastecida... Comecei com 10 % de alcool e fui aumentando...Até agora nos 33% não alterou em nada o desempenho. Aliás, tá andando igual, senão melhor... Apenas é mais difícil de dar partida, nada muito grave.

    Estou para colocar o Weber 460, mas falta coragem, o original tá andando muito!!!!

    Faz um teste aí e vê no que dá...
    Abraço

  • #82
    Citação Postado originalmente por baseggiov Ver Post
    O duro é que os 67% de "gasolina" que vc coloca já tem 16,5% de alcool, com os 33% fica 50 % alcool e 50% gasolina. ...
    Não entendi nada de nada.
    Não entendi essa conta que chegou ao resultado de 50 % de álcool e 50% de gasosa
    .
    4X4 Brasil

  • #83
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Ricardo, você disse algo muito certo, mas que muitos não conseguem entender e aceitar: em qualquer carro usado e antigo, é necessária certa dose de tempo, dinheiro e paciência, para se descobrir e corrigir os problemas decorrentes da idade e, eventualmente, do mau uso. Eu sempre comprei carros em ótimo estado (Nivas e outros), mas SEMPRE havia algo para ser feito, mesmo em carros aparentemente perfeitos.

    Quanto aos dotes "eletricísticos" do Wilson: ele mesmo faz o básico, quando a coisa é mais complicada, ele leva o carro para um eletricista japonês (não podia deixar de ser...) próximo.
    Então. Abasteci: 5 km/l, mesmo tendo rodado uns 60 km no sábado entre subida de serra e a trilha no Dib (curta, mas foi uma trila de qquer forma). A diferença? Troquei de Texaco comum prá BR aditivada. Sempre preferi BR mesmo, como já tinha comentado. Então Texaco, no more. Não que seja ruim, não acho (ambas foram de postos com procedência) mas Texaco nos meus carros nunca rendeu tanto quanto BR ou até mesmo Shell. Mas ainda fico com BR.

    Vamos ver. Completei agora, deu 5 km/l mais ou menos... tirei o bagageiro, tô dirigindo aproveitando mais o motor (trocando de marcha entre 3000 e 3500 RPM e não deixando a quintona comer solta a 50 km/h como se fosse carro com injeção)... vamos ver. Como toda vez que eu acho que melhorou e posto aqui dá zica, se na próxima der 3 km/l nem ligo. rs

    Esses lances do modo de dirigir e do bagageiro não influenciaram nessa medida de agora pois rodei pouco hoje. Na próxima, com certeza. Mesmo assim, fica a listinha de itens prá verificar.

    Não percam o próximo capítulo da novela russo-brasileira: Yeltsin, o Beberrão.

  • #84
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Não entendi nada de nada.
    Não entendi essa conta que chegou ao resultado de 50 % de álcool e 50% de gasosa
    .
    É que nossa "gasolina brasileira" na verdade é uma mistura de 75% de "gasolina derivada do petróleo" e 25% de "alcool anidro".

    Supunhetemos, para facilitar a conta, que vc coloque 100 litros de combustível na viatura (Ô tancão)

    Assim, se vc coloca 67 litros de "gasolina Brasileira" e 33 litros de "alcool anidro", você está colocando como "gasolina brasileira" na verdade 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 17 litros de "alcool anidro". Somando com os 33 litros de alcool anidro, chega-se ao total de 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 50 litros de alcool anidro.

    Eu não tinha explicado direito antes...

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