x
Convex Datacenter
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678
Resultados 85 a 93 de 93

Citação Postado originalmente por baseggiov Ver Post
    É que nossa "gasolina brasileira" na verdade é uma mistura de 75% de "gasolina derivada do petróleo" e 25% de "alcool anidro".

Supunhetemos, para facilitar a conta, que vc coloque 100 litros de combustível na viatura (Ô tancão)

Assim, se vc coloca 67 litros de "gasolina Brasileira" e 33 litros de "alcool anidro", você está colocando como "gasolina brasileira" na verdade 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 17 litros de "alcool anidro". Somando com os 33 litros de alcool anidro, chega-se ao total de 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 50 litros de alcool anidro.

Eu não tinha explicado direito antes...
    Vamos dizer que... eu estava com sono.

Citação Postado originalmente por baseggiov Ver Post
    É que nossa "gasolina brasileira" na verdade é uma mistura de 75% de "gasolina derivada do petróleo" e 25% de "alcool anidro".

Supunhetemos, para facilitar a conta, que vc coloque 100 litros de combustível na viatura (Ô tancão)

Assim, se vc coloca 67 litros de "gasolina Brasileira" e 33 litros de "alcool anidro", você está colocando como "gasolina brasileira" na verdade 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 17 litros de "alcool anidro". Somando com os 33 litros de alcool anidro, chega-se ao total de 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 50 litros de alcool anidro.

Eu não tinha explicado direito antes...
    O álcool que é adicionado à gasolina não é anidro, é hidratado!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    O álcool que é adicionado à gasolina não é anidro, é hidratado!
    Graaande Gil, desculpe-me mas você está equivocado.
    O álcool que é misturado à gasolina é ANIDRO, ou seja, SEM água.
    O álcool que abastece os carros movidos a álcool, nas bombas só de álcool, esse sim é hidratado.
    O álcool anidro é um álcool com no mínimo 99,5% de pureza e o álcool hidratado tem cerca de 93% de pureza (7% de água), este último é o que colocamos em nossos carros.
    O álcool anidro (sem água) é miscível com a gasolina em qualquer proporção e tem, como resultado, um combustível com ótimas características antidetonantes. Para cada 5% de álcool consegue-se um aumento de octanagem em aproximadamente 2 pontos sem os inconvenientes da adição de chumbo tetraetila (CTE), que é extremamente poluente (cancerígeno), destrói os elementos dos catalisadores e que era usado em nossa gasolina até alguns anos atrás.
    Misturas de álcool anidro à gasolina, na proporção de até 20%, não requerem grandes modificações internas no motor, apenas algum ajuste na curva de avanço e correções na giclagem. Como há melhora considerável no índice de octanagem, um motor ajustado para ele obterá melhor desempenho que com uma hipotética gasolina pura (nacional).
    O álcool anidro possui características de pureza na ordem de 99,95%, com 0,05% de água na escala G.L. (Gay Lussac). Ou seja, é considerado isento de água. O Brasil, para banir o chumbo tetraetila da gasolina, passou a incorporar o álcool anidro como aumentador de octanagem (compostos oxigenados que possuem características de aumentar a resistência do combustível a detonação). Isso elevou nossa gasolina ao patamar das de boa qualidade (ao contrário do que se fala) vendidas na Europa (índices de 90 octanas).
    Teoricamente o álcool anidro seria menos corrosivo por não conter água (ou pelo menos quase nada de água)... Contudo não existe álcool anidro comercial na forma de combustível para vender... O álcool anidro é usado apenas na mistura com a gasolina, pois se tivesse água ela ficaria em fase diferente da combinação álcool/gasolina... o álcool que a gente compra nos posto como combustível é o álcool hidratado.

Em tempo: Para quem acha que misturar álcool à gasolina é "invenção" mais ou menos recente, pasmem... Em 1931, já se misturava álcool à gasolina na proporção de 5%. Em 1966, essa mistura já era de 25%. A partir de 1976, o CNP (Concelho Nacional de Petróleo) já estabelecia percentuais que variavam de 10% a 25%, dependendo da região do país e da safra.

4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Graaande Gil, desculpe-me mas você está equivocado.
    O álcool que é misturado à gasolina é ANIDRO, ou seja, SEM água.
    O álcool que abastece os carros movidos a álcool, nas bombas só de álcool, esse sim é hidratado.
    O álcool anidro é um álcool com no mínimo 99,5% de pureza e o álcool hidratado tem cerca de 93% de pureza (7% de água), este último é o que colocamos em nossos carros.
    O álcool anidro (sem água) é miscível com a gasolina em qualquer proporção e tem, como resultado, um combustível com ótimas características antidetonantes. Para cada 5% de álcool consegue-se um aumento de octanagem em aproximadamente 2 pontos sem os inconvenientes da adição de chumbo tetraetila (CTE), que é extremamente poluente (cancerígeno), destrói os elementos dos catalisadores e que era usado em nossa gasolina até alguns anos atrás.
    Misturas de álcool anidro à gasolina, na proporção de até 20%, não requerem grandes modificações internas no motor, apenas algum ajuste na curva de avanço e correções na giclagem. Como há melhora considerável no índice de octanagem, um motor ajustado para ele obterá melhor desempenho que com uma hipotética gasolina pura (nacional).
    O álcool anidro possui características de pureza na ordem de 99,95%, com 0,05% de água na escala G.L. (Gay Lussac). Ou seja, é considerado isento de água. O Brasil, para banir o chumbo tetraetila da gasolina, passou a incorporar o álcool anidro como aumentador de octanagem (compostos oxigenados que possuem características de aumentar a resistência do combustível a detonação). Isso elevou nossa gasolina ao patamar das de boa qualidade (ao contrário do que se fala) vendidas na Europa (índices de 90 octanas).
    Teoricamente o álcool anidro seria menos corrosivo por não conter água (ou pelo menos quase nada de água)... Contudo não existe álcool anidro comercial na forma de combustível para vender... O álcool anidro é usado apenas na mistura com a gasolina, pois se tivesse água ela ficaria em fase diferente da combinação álcool/gasolina... o álcool que a gente compra nos posto como combustível é o álcool hidratado.

Em tempo: Para quem acha que misturar álcool à gasolina é "invenção" mais ou menos recente, pasmem... Em 1931, já se misturava álcool à gasolina na proporção de 5%. Em 1966, essa mistura já era de 25%. A partir de 1976, o CNP (Concelho Nacional de Petróleo) já estabelecia percentuais que variavam de 10% a 25%, dependendo da região do país e da safra.

VICHE!!!

Temos mais um "Google" no grupo!

De fato, Bacalhau, eu sabia que havia diferença entre os dois tipos de álcool, mas inverti as bolas (ops!!!).

Obrigado pela lição de combustíveis!
    Gil Roberto

Usuário Avatar de f_buco
    Entrada
    27/02/2008
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pedrokadaka Ver Post
    6,5 km/l? Eu conseguia 6,6 só na gasolina...Agora to colocando 33% de alcool junto e to fazendo 5,7 km/l só na cidade... Pra mim tá sendo um bom negócio =P

Eu sei que muitos vão condenar minha opção de batizar mais ainda a gasola, mas anda bem pra caramba!!!Façam vocês um teste... To até pensando em aumentar o teor de alcool...

Eu queria fazer 10 km/l dessa mistura na rodovia, será que é muito impossível? Trocando vela, cabo de vela, platinado, filtro de ar,e tc, será que consigo???

Fala camarada Pedro, então eu achei essa sua mistura bem interessante, de início até pensei em fazer, mas ai eu fui para a calculadora e cheguei a conclusão de q isso não é um bom negócio, bem vamos lá:
    Para as contas ficarem mais faceis vamos imaginar q o tanque da viatura tenha uma capacidade de 100L
    Se vc encher o tanque apenas de gasolina, supondo q o litro da mesma custe R$ 2,29 (q e uma media de preco aqui em SP, tendo posto de confianca nesse valor) para encher o tanque vc gastaria R$ 229,00 e rodando a 6,6 Km/l vc conseguiria rodar 660 km.
    Agora se vc encher o tanque com 33L de alcool a um preco de R$ 1,09 gastaria R$ 35,97 + 77L de gasolina a um preco de R$ 2,29 gastaria R$ 176,33, dando um total gasto de R$ 212,30 no tanque. Com essa mistura, rodando numa media de 5,7 km/l vc conseguiria rodar 570 Km.
    Conclusao: Na minha opiniao, acredito que nao vale a pena economizar R$ 16,70 fazendo a mistura, porem rodando 90 Km a menos doque um tanque somente com gasolina (so para se ter uma ideia, com apenas gasolina, para rodar 90 km vc gastaria 90km : 6,6km/L = 13,63L x R$ 2,29 = R$ 31,22), isso ainda sem contar q a viatura nao esta preparada para receber esse combustivel "batizado" podendo ainda provocar outros danos q possam sair bem mais caro.
    Eu sei q as minha contas estao meio cofusas para se entender porem acredito q analisando-as com calma, elas facam sentido. Peco ainda q se alguem achar algum erro nos meus calculos me informe pois com certeza o objetivo deste topico e ajudar ao maximo os camaradas niveiros a economizar dinheiro com o combustivel.
    Uma abraço a todos!!!

Usuário Avatar de f_buco
    Entrada
    27/02/2008
    Acredito q so vale a pena usar álcool quando o mesmo seja usado puro, e para q isso seja possível, é necessário transformar a viatura num veículo movido a álcool. Qualquer mistura em um motor a gasosa que não cause falhas no desempenho, acredito q não $eja compen$atoria devido ao aumento do con$umo.

Usuário Avatar de f_buco
    Entrada
    27/02/2008
    Citação Postado originalmente por f_buco Ver Post
    Agora se vc encher o tanque com 33L de alcool a um preco de R$ 1,09 gastaria R$ 35,97 + 77L de gasolina a um preco de R$ 2,29 gastaria R$ 176,33, dando um total gasto de R$ 212,30 no tanque. Com essa mistura, rodando numa media de 5,7 km/l vc conseguiria rodar 570 Km.
    Conclusao: Na minha opiniao, acredito que nao vale a pena economizar R$ 16,70 fazendo a mistura, porem rodando 90 Km a menos doque um tanque somente com gasolina (so para se ter uma ideia, com apenas gasolina, para rodar 90 km vc gastaria 90km : 6,6km/L = 13,63L x R$ 2,29 = R$ 31,22), isso ainda sem contar q a viatura nao esta preparada para receber esse combustivel "batizado" podendo ainda provocar outros danos q possam sair bem mais caro.
    Analizando as minhas contas eu encontrei um pequeno erro: enchendo o tanque com 33L de alcool, para completa-lo precisaria de 67L de gasolina e nao 77L, portanto o valo do tanque cheio seria de R$ 189,40 e nao R$ 212,30.
    Portanto a economia em um tanque seria de R$ 39,60. Apesar da economia em $$ ser maior, devido ao aumendo do comsumo, eu ainda sim acredito q seja mais vantajoso abastecer o tanque apenas com gasolina.

Exclamation

Complementando as palavras do nosso amigo Fernando Buco, um aviso de alerta para os colegas que gostam de fazer experimentações sem antes procurarem se informar sobre o assunto.
    O álcool que se compra nos postos de gasolina, aquele que abastece os carros a álcool, é álcool hidratado, ou seja, contém cerca de 7% de água em sua composição.
    Como todos se lembram das aulas da tia Teteca, água e gasolina não se misturam. Como o álcool tem mais "afinidade" pela gasolina ele vai se misturar com esta, ficando a pobre da água "abandonada", literalmente no fundo do tanque.
    Ou seja, se você encher o tanque com 40 litros de uma mistura de 67% de gasolina com 33% de álcool, vai ficar com cerca de 0,924 litro de água no fundo do mesmo. Ou seja, quase UM litro.
    A cada abastecimento, essa quantidade de água vai aumentando e sendo puxada para dentro do carburador, e aí...
    Por isso, cuidado com as idéias mirabolantes. É bom ter idéias, inventar novas possibilidades, contudo, antes de colocá-las em prática, pesquisem mais sobre o assunto, seja ele qual for. Se vocês não estiverem colocando em risco a sua segurança, podem, neste caso, estar arriscando a integridade de suas viaturas.
    Para maiores informações, consultem o "santo" Google. Não, não estou me referindo ao Luciano SHAKALL, é o Google mesmo(ferramenta de buscas na Internet). A meu ver uma das grandes invenções da humanidade.
    Vejam este link, por exemplo:
    http://www.mecanicaonline.com.br/2002/12_dezembro.html

Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Complementando as palavras do nosso amigo Fernando Buco, um aviso de alerta para os colegas que gostam de fazer experimentações sem antes procurarem se informar sobre o assunto.
    O álcool que se compra nos postos de gasolina, aquele que abastece os carros a álcool, é álcool hidratado, ou seja, contém cerca de 7% de água em sua composição.
    Como todos se lembram das aulas da tia Teteca, água e gasolina não se misturam. Como o álcool tem mais "afinidade" pela gasolina ele vai se misturar com esta, ficando a pobre da água "abandonada", literalmente no fundo do tanque.
    Ou seja, se você encher o tanque com 40 litros de uma mistura de 67% de gasolina com 33% de álcool, vai ficar com cerca de 0,924 litro de água no fundo do mesmo. Ou seja, quase UM litro.
    A cada abastecimento, essa quantidade de água vai aumentando e sendo puxada para dentro do carburador, e aí...
    Por isso, cuidado com as idéias mirabolantes. É bom ter idéias, inventar novas possibilidades, contudo, antes de colocá-las em prática, pesquisem mais sobre o assunto, seja ele qual for. Se vocês não estiverem colocando em risco a sua segurança, podem, neste caso, estar arriscando a integridade de suas viaturas.
    Para maiores informações, consultem o "santo" Google. Não, não estou me referindo ao Luciano SHAKALL, é o Google mesmo(ferramenta de buscas na Internet). A meu ver uma das grandes invenções da humanidade.
    Vejam este link, por exemplo:
    http://www.mecanicaonline.com.br/2002/12_dezembro.html
    Complementando a complementação de nosso sábio colega Bacalhau: desconfiem SEMPRE de soluções que pareçam muito fáceis de ser implementadas, tais como esta adição de álcool hidratado à gasolina. Se a coisa fosse tão fácil assim, todo mundo estaria fazendo. Mesmo a conversão de um motor a gasolina para o uso de álcool é complicada nem sempre seus resultados são satisfatórios, que dizer deste "milagre" da adição de álcool hidratado à gasolina.
    Muito melhor é gastarmos nossas energias e dindin em melhorias de resultado comprovado, tais como o uso de combustível de qualidade (não adianta economizar no preço da gasolina para depois gastar mais na limpeza e regulagem do carburador danificado pelo uso da gasolina de má qualidade), a instalação e manutenção de um bom carburador, velas e seus cabos em bom estado, pneus adequdos e bem calibrados, freios em ordem, etc...
    Gil Roberto

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem