Postado originalmente por
Jonatars
Gil, concordo com essa teoria de trocar de marcha em torno de 3000 a 3500 rpm, eu também tinha o hábito de mudar de marcha em baixa rotação e meu Niva fazia uma média de 6 Km/l no máximo e com a patroa, chegou a fazer 8 km/l pegando transito

, fiquei inconformado e fui dar uma volta com ela para ver o "milagre" e o que ela fazia é justamente esticar antes de trocar as marchas, depois que comecei a fazer isso também, tenho conseguido uma média de 7,5 km/l, ainda não consegui ganhar dela! a patroa tendo que me ensinar a dirigir...

, deixa pra lá, bom só para ilustrar melhor como isso faz sentindo, o carro da patroa é 1.6 e tem computador de bordo que dá o consumo instantaneo, em uma subida por exemplo, se vc esticar, o consumo vai lá em cima, mas conforme vc vai mudando de marcha(mantendo uma velocidade normal, sem exagero), o consumo vai baixando, se no mesmo lugar (eu testei isso) vc subir sem esticar muito e trocar de marcha em baixa rotacao o consumo pelo computadorzinho continua alto, e só vai aumentando, isso em subidas, mas no plano a história é outra, (no Niva) estica a primeira até 3500 e a segunda, acima de 2500 rpm já tá bom, agora de terceira para quarta, acredito que em baixa é melhor no sentido de economia, a não ser que seja uma subida e esteja presisando de torque para entrar embalado ou efetuar uma ultrapassagem ai é pé lá em baixo e giro acima de 3000 rpm mesmo. 5ª marcha, já ouvi que o correto é usa-lá, quando se atinge a velocidade de cruzeiro, que seria a partir de 90km/h, claro tudo isso, visando consumo, não performance, pois ai a historia é outra....