Postado originalmente por
Girti
Ahhhhh, você (ou o mecânico) estava se referindo à folga das válvulas! Estas, sim, podem e devem ser reguladadas! O "barulho de diesel", nada mais do que uma barulho destas válvulas é normal no Niva, característica do motor.
Eu tive um Niva (o segundo), que tinha um alarme desativado, o cara que me vendeu só me informou disto depois, pois foi ele quem o desativou (foi instalado por um dono anterior a ele). Este alarme deu certo trabalho, uma vez, até que eu o descobri, e mandei desativar definitivamente.
Quanto ao platinado, é fácil: abra a tampa do distribuidor (basta afastar as duas presilhas que a prendem) e verifique se há um dispositivo com uma fina lâmina de aço, montado sobre uma espécie de bandeja circular de metal. Se houver, este é o platinado.
Se eu fosse você, levava o Niva, ao menos uma vez, a um mecânico especilizado em Lada, para um exame geral. isto irá permitir a você uma real idéia do estado de seu Niva. Depois, você resolve o que vai fazer, e se vai ser neste mesmo mecânico. Eu recomendo o Wilson, no Moema,tem grande experiência com os Lada, é meu mecânico há mais de 10 anos. O fone é 5531.7796
[ ]s