Pô...9,5km/litro no álcool??? Tá bom prá caramba!!!:palmas::palmas:
Abs...
Versão Imprimível
Dando seqüência aos testes do "GRAUÇÁ", resolvi abastecer completando o reservatório de combustível, para daí analisar sua autonomia de quilômetros por litro de gasolina. Após encher o tanque percebi que vazou combustível próximo ao carburador, como estava ao lado da Oficina São José, procurei Zezinho (mecânico) para dar uma olhada, observamos que a mangueira de retorno para o tanque havia soltado, recolocada no lugar segui para a garagem normalmente, observei o Grauçá e aparentemente tudo normal.
No dia seguinte após rodar alguns quilômetros percebi que havia derramado combustível sobre a pintura e causado um verdadeiro estrago.
Veja a foto no BLOGGER do “GRAUÇÁ”: http://grauca4x4.blogspot.com/
O que será que realmente ocorreu ??? Qual será a solução ???
que será que realmente ocorreu ??? Qual será a solução ???
No Bob aconteceu coisa parecida, porém o estrago foi bem menor pq eu vi logo depois...
O Problema do meu era a tampa do tanque que não é original, eu usava uma VW que veio do dono anterior e parecia encaixar perfeitamente... Um belo dia enchi o tanque antes de voltar pra casa e parei na rampa da garagem, quando eu voltei tava vazando gasolina...
Pra arrumar o problema foi só arrumar uma tampa nova mas a pintura já era...
Roberto,Citação:
Postado originalmente por GRAUÇÁ 4x4";627853][FONT=Times New Roman][FONT=Tahoma]Dando seqüência aos testes do "GRAUÇÁ", resolvi abastecer completando o reservatório de combustível, para daí analisar sua autonomia de quilômetros por litro de gasolina. Após encher o tanque percebi que vazou combustível próximo ao carburador, como estava ao lado da Oficina São José, procurei Zezinho (mecânico) para dar uma olhada, observamos que a mangueira de retorno para o tanque havia soltado, recolocada no lugar segui para a garagem normalmente, observei o Grauçá e aparentemente tudo normal. [/FONT][/FONT]
[font=Times New Roman][FONT=Tahoma]No dia seguinte após rodar alguns quilômetros percebi que havia derramado combustível sobre a pintura e causado um verdadeiro estrago. [/FONT]
[FONT=Times New Roman]Veja a foto no BLOGGER do “GRAUÇÁ”: [/FONT][URL="http://grauca4x4.blogspot.com/
Pelo que pude observar na foto do blog, dá pra dizer que isto é o resultado de entupimento no sistema de respiro do tanque ( e que literalmente, cospe a gasolina pra fora).
ola
o CCCP estva com o consumo mto alto (6,5km/L na estrada Gasolina), pensei ser as velas, porem qdo fui troca-las a ao tirar a primeira e segunda estavam enxarcadas de gasolina! bura regulado, parafuso da gasolina 1 volta mais aberto... depois dessa ainda não fiz a media na gasolina, mas como roda no GNV tb
esta fazendo 8,5km/m³ GNV na cidade
vou medir na Gasolina e GNV na estrava na prox viajem (300km Sampa - araraquara) com pneus novos 6.50 R16 AS22 Pirelli
(Conforme citei no tópico cheiro de gasolina, tô movendo o assunto do consumo prá cá)
Votei a medir o consumo. O cheiro realmente sumiu (ficou só o rstolho que comentei mas vou eixar no sol, ver mangueiras e etc), mas tá ainda fazendo 4km/l.
Não estou entendendo. Não desregulou, a regulagem do seu Irineu tá supimpa, o carro tá um relógio.
Pode ser a gasolina, mas daria TANTA diferença assim? Pode ser um vazamento tb.
O problema é que meu $$ é que evaporou. A brincadeira tá ficando caríssima, menos de 200 km com um tanque (bem menos, tá dando 150, 160....). O carro tá show, macio, motor redondo, mas esse consumo tá me matando, e se eu enconstar de novo numa oficina lá se vão mais xxxx reais...
Estou me segurando prá não pensar "foi bom enquanto durou" e colocar à venda enquanto está tudo zeradinho. :(
hunf... um dos motivos da minha dúvida em ir prá viagem de São Tomé é o custo da gasosa. Até agora tá inviável. :parede:
ps: editando a mensagem depois de reler esse tópico inteiro: tenho o hábito de trocar de marchas em baixa rotação, em 2000 rpm, e colocar a 5a assim que dá, deixando o carro solto. Ficou claro que no Niva é totalmente o contrário. Então o cabação do motorista aqui conta no consumo também. :oops: Mei niva tá com bagageiro. Tô pensando em arrancar e colocar eventualmente, se for viajar. Os pneus são meio off - road (não sei dizer quais), mas não são muito largos. Mas nisso eu não vou mexer. Mesmo assim - 4 km/l na cidade, PQP!!!! Não quero consumo de 1.0, sei que se é prá ter 4x4 tem um preço, mas que faça pelo menos 6,5 km/l na cidade e juro que não reclamo mais. Vou acender uma vela de 7 dias e já volto.
Como meu já havia dado a resposta no outro tópico ANTES de ver que você mudou de tópico, copiei e colei minha resposta abaixo.
Ricardo, o Niva realmente não está entre os mais econômicos, mas 4,0 Km/l é muito ruim até para o Niva! Qual é o seu percurso típico? Muito trânsito, ladeiras?
Em todo caso, seguem abaixo algumas ocorrências que poderão, talvez, explicar o alto consumo, convém você verificar uma a uma:
Carburador muito ruim e desgastado, a ponto de não permitir mais uma regulagem correta (nem mesmo pelo Sr. Irineu). Aliás, se o carro está andando muuuuuito bem, é possível que a mistura esteja rica demais, o que causa grande consumo. Uma boa forma de saber se a mistura é rica é verificar se, com o motor frio, o carro anda sem engasgar. O normal, estando o motor frio, é rodar com, o afogador puxado, até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento. Se ele está andando bem com o motor frio, sem que seja necessário puxar o afogador, é muuuuuito provável que a mistura esteja rica demais;
Gasolina ruim. Qual a marca que você usa? O posto é de confiança?;
Freios presos, tornando necessário pisar mais fundo para andar;
Pneus descalibrados (o correto é F:26 / T:24) ou excessivamente grandes e/ou largos e/ou borrachudos (de trilha);~
Velas gastas e/ou desreguladas, cabos de vela gastos ou ruins;
Platinado (se houver) desregulado ou gasto;
Ponto de ignição desregulado (atrasado ou adiantado);
Direção desalinhada;
Uso indevido (ou seja, mudanças de marcha na rotação errada, por exemplo)
Devem existir outros fatores, dos quais não me lembro agora, mas a lista acima já vai lhe possibilitar uma análise, verifique, depois você nos conta tudo!
Em tempo: uma só medição de consumo é extremamente imprecisa, basta que no abastecimento anterior o frentista tenha deixado de colocar dois ou três litros de gasolina no seu tanque (ou seja, não tenha enchido o tanque) para que a medição de consumo seguinte saia errada, com um consumo alto. O correto é fazer várias medições, sempre enchendo o tanque (na segunda parada do automático), para depois obter uma média de consumo. Quanto mais abastecimentos, maior a precisão da medição desta média.
Opa! Adicionei um PS, dá uma olhada. Mas aqui vão uns comentários:
Portanto, pontos a verificar:
Ponto da ignição
Mistura muito rica
Platinado (nem sei o que é....)
Retirar bagageiro
Freios presos
Outra coisa: como a parte das bronzinas / bielas do virabrequim foi refeita e o cabeçote é novo, ele está com um pouco mais de folga nos pistões, que o mecânico disse que depois de rodar um pouco deve ser regulado. Isso também aumenta o consumo?
Bom, tem uma luz no fim do túnel. Afinal o que vale não é só resolver o problema, mas todo o caminho até achar a solução :concordo:
Pensamento positivo. Vamo lá....
Valeu pela resposta!!!
Se não sabe, está na hora de saber, o platinado, caso o seu Niva o tenha (original dos Nivas 90 a 92), é peça importantíssima para o bom desepenho de seu Niva!
Isto não tem pé nem cabeça, não pode haver folga nos pistões (isto seria sinal de um motor urgentemente necessitado de uma retífica) e ninguém regula um cabeçote... Aliás, um cabeçote novo é algo muuuuuuito raro, não seria um cabeçote retificado? Você não quer conversar com o seu mecânico e verificar exatamente do que se trata?
De qualquer modo, caso o seu motor tenha sido retificado, isto pode justificar, em parte, o alto consumo, um motor retificado recentemente deve estar algo "preso", até ele se soltar (após uns 1.000 Km), o consumo vai ser um pouco alto.
Pois é, tá com uma folguinha (não seria nas válvulas essa regulagem?). Tá com um leve barulho de motor diesel. Vou levar prá regular.
Foi mal, o cabeçote não é novo não, é retificado. É que o antigo foi substituído, por isso me escapou a palavra "novo" :)
[off-topic] Bom, estava lá na garagem até agora. Desci prá tirar o bagageiro, arranquei fora. Agora a viatura tá "careca" (e mais leve). Mexe aqui, mexe ali, acabei vendo um fusível que tinha queimado... aí aproveitei e arraquei uma caixinha de buzina diferente, cheia de botaozinho que tinha lá e tava desligada (pelo amor viu...)... fixei o acendedor de cigarro que tava meio solto.... instalei o inclinômetrozinho que herdei do antigo Niva da famĩlia (estava naquela famosa caixa velha cheia de restos mortais)... e quando fui fechar a caixa de fusíveis esbarrei em algum fio e descobri que o carro tem alarme. Disparou na garagem às 2 da manhã, pqp. :palmas: O antigo dono não disse nada nem deu controle remoto algum. Agora TOCA ir no auto-elétrico e arrancar o alarme fora. Espero que não corte a ignição [/off-topic]
Vou ver o lance do platinado. Dei uma googlezada aqui mas não manjo de sistemas de ignição, vou ler com calma amanhã. Mas levando ao auto-elétrico, já peço prá ver isso também.
Valeu, camarada. =)
Camaradas, ontem fui até Macatuba... da minha terrinha até lá são quase 213km... passa pela Castelo até Botucatu e depois pela Rondon... medi o consumo de ida... 7,1km/l (temperatura amena, período da manhã, gasolina aditivada da Texaco)... e na volta 7,6km/l (frio, período da noite e gasolina comum)... fiquei inconformado... meu Niva já fez muito mais que isso... estranho que na ida meu Niva chegava a dar uma engasgadinha em subidas ou qdo ultrapassava caminhões ou ônibus, mas depois de uns 160km voltou ao normal... acho que estava com alguma sujeira no carburador. Na cidade não sei qto está fazendo, mas percebi que tem bebido muito. Estranho que qdo, por exemplo, acelero em segunda, ele demora para pegar força... é como se não tivesse fôlego para puxar o carro, a ponto de aparentar que vai morrer. O que será que pode ser? Estou pensando em comprar um carburador novo e ver se melhora o consumo também.
Ahhhhh, você (ou o mecânico) estava se referindo à folga das válvulas! Estas, sim, podem e devem ser reguladadas! O "barulho de diesel", nada mais do que uma barulho destas válvulas é normal no Niva, característica do motor.
Eu tive um Niva (o segundo), que tinha um alarme desativado, o cara que me vendeu só me informou disto depois, pois foi ele quem o desativou (foi instalado por um dono anterior a ele). Este alarme deu certo trabalho, uma vez, até que eu o descobri, e mandei desativar definitivamente.
Quanto ao platinado, é fácil: abra a tampa do distribuidor (basta afastar as duas presilhas que a prendem) e verifique se há um dispositivo com uma fina lâmina de aço, montado sobre uma espécie de bandeja circular de metal. Se houver, este é o platinado.
Se eu fosse você, levava o Niva, ao menos uma vez, a um mecânico especilizado em Lada, para um exame geral. isto irá permitir a você uma real idéia do estado de seu Niva. Depois, você resolve o que vai fazer, e se vai ser neste mesmo mecânico. Eu recomendo o Wilson, no Moema,tem grande experiência com os Lada, é meu mecânico há mais de 10 anos. O fone é 5531.7796
[ ]s