:putz::putz::putz::putz:
Voce ainda chega la.........
Versão Imprimível
Ô Peter, o "velhinho" não foi por conta de idade não...:oops:
Foi por camaradagem mesmo... em agradecimento ao toque (opa)
E realmente eu espero chegar lá sim... de Niva de preferência... hehehe:-D
Desculpe pelo mal entendido...
A propósito, bem massa o tópico quanto aos pivôs... boa dica...:palmas:
Rodorfo
Há anos, eu mandava fazer os serviços de funilaria/pintura em uma ótima oficina ao lado de onde eu trabalhava. Dois ótimos profissionais, um funileiro e um pintor, sendo que o primeiro tinha apenas um olho são. Depois de um tempo, quando eu já os conhecia melhor, em uma de nossas conversas, descobri que o funileiro havia perdido um olho devido a uma fagulha de solda que pulou em seu olho (sem óculos de proteção!!!). Lamentei o ocorrido e lhe perguntei, de forma polida, por que continuava sem usar os óculos de proteção quando fazia soldas. A resposta foi que achava que as chances de outra fagulha pular no outro olho eram de zero :putz: :putz: :putz: . Me afastei, furioso, pensando na bobagem que havia escutado :roll: :roll: :roll: . Pois é, a inorância humana não tem limite, espero, sinceramente, que ele que ele ainda não tenha perdido o outro olho!
[ ]s
Rodolfo, o tópico postado pelo Peter deve ter "clareado tudo" :mrgreen: ...
Mas, aproveito pra falar, que o Alexandre "Galo Maritaca Cega" Roveri faz (ou fazia na época em que tinha Niva) e comercializa esses "kits",
mas não sei o custo :pensativo: (e nem to ganhando comissão :mrgreen:)
[]'s
PessoALL:
"Quanto mais aprendo mais descubro o tamanho da minha ignorância". Ainda no item suspensão, depois de ter sido salvo de fazer besteira pelo grande Alexandre Roveri, surgiram mais dúvidas a respeito da adaptação dos pivôs.
Já ficou claro que nas bandejas superiores vou ter que usar os pivôs da D20 e nas inferiores da Pampa. Eu pensei em fazer essas adaptações soldando em uma chapa, de um lado, três parafusos (como se fossem prisioneiros) na furação original, e do outro quatro parafusos na furação dos pivôs da Pampa ou da D20 (conforme o caso). O lado dos três parafusos iria na bandeja e o lado dos quatro parafusos para prender os pivôs. Será que fui claro? Daria certo esta minha idéia?
Eu vi a adaptação do site Natal4X4, onde se tampa os furos originais, solda-se um pedaço de chapa e refazem-se os furos na posição dos originais. Mas não me parece muito aconselhável estar submetendo (ops) ao calor intenso um pivô novo, mesmo tirando a coifa (vai deteriorar a qualidade da graxa original, pode afetar a resistência do material do pivô e sei lá mais o quê) e, além disso, a cada vez que for se substituir o pivô, ter que repetir toda essa operação.
Pesquisando no fórum vi referências a um "kit scherer". O que vem a ser isso exatamente? Me pareceu uma adaptação para os pivôs, é isso mesmo?
IPC: Vocês sabem me informar se existe "genérico" para as buchas da suspensão, ou vou ter que morrer em R$ 180,00 na Sarancar?
Desculpem se escrevi muita besteira, mas tenham paciência com este novato. Um dia, espero, chegarei ao nível, com Niva, de vocês. (trocadilho infame, mas não resisti :mrgreen:).
Zabumbas agradecidos pela atenção de todos do BACALHAU
Bacalhau, sempre que você se refere às peças originais, você menciona a Sarancar. Você sabe que existem diversos outros fornecedores Lada, principalmente em São Paulo? Nada contra a Sarancar, a Marli é gente finíssima, mas, como você está praticamente "reconstruindo" um Niva, acho importantíssimo que você faça uma grande lista de todas as peças que vai precisar e depois faça a cotação de preços em diversos fornecedores (de memória, são cinco, só em São Paulo), para depois poder comparar os preços e comprar do que estiver melhor (e ainda assim, negociar um bom desconto!). em ocasiões passadas, encontrei enormes diferenças de preço entre os fornecedores, para uma mesma peça!
[ ]s
Não use nada de solda nos pivos ou bandejas :concordo:
No caso da bandeja superior vc já pegou a idéia de forma correta, a primeira foto é de um "kit" que quando sobra espaço em máquina em faço para os amigos ! Nada mais é do que uma chapa (obrigatoriamente com 12mm no mínimo) que tem sete furos roscados, uso os 3 originais pra prender na bandeja e os outros 4 fixo o pivô
Nas outras fotos, a maneira que eu achei de fixar o pivô de pampa sem usar solda. Peguei um pivô original velho e tirei todo o núcleo dele no torno, dá pra ter uma idéia na segunda foto, com essa "flange"eu prendo o pivô de pampa como se fosse um sandwich(acho que tá errado o jeito que escrevi:parede:) que acho que vc vai conseguir ver na terceira foto (em vermelho a flange feita a partir da peça original, em azul o pivô de pampa
Caro Gil, talvez eu tenha me expressado mal. Tenho lido muitos comentários a respeito da qualidade, ou melhor falta de qualidade, das peças originais Lada. Sendo que, também, muitas dessas peças na realidade seriam "paralelas". Da mesma forma que os pivôs originais (leia-se "do Niva") podem ser adaptados de pivôs de caros nacionais com ganho de qualidade e de preço, ou seja, bom e barato. Então eu pergunto, dá para adaptar as buchas da suspensão por buchas de algum carro nacional, a exemplo de tantas outras peças?:?:
Quando compro alguma coisa, inclusive, peças para automóveis, qualquer que seja a marca, meu primeiro critério é qualidade e depois é que vem preço. No Pangaré não:discordo: é diferente. Estou trocando os pivôs pivôs pelos da D20 e Pampa, tendo em vista a melhor qualidade (que parece que é opinião unânime). Achei os pivôs para Niva (que não sei se são originais) por R$40,00, na RDL Peças, em Curitiba, enquanto que os da D20 custam R$36,00 em Fortaleza. A diferença, sem contar com o frete, é mínima e não justifica o trabalho da adaptação. :pensativo:
Outro fato a ser considerado é a minha localização geográfica. Quando morava em uma capital, eu ia em várias lojas e comparava preços e marcas (qualidade), aqui só existe uma pequena loja de autopeças que não tem nem uma simples mangueira de combustível daquelas que são usadas em carros com injeção. Nesta cidade (cidade?) existem três postos de combustível, NENHUM vende álcool. :putz:
Por último, me referi à Sarancar, porque é a única que consegui localizar, em São Paulo, que vende peças para Niva e que tem site na Internet. Se você ou qualquer um dos muitos participantes deste Fórum puder me enviar outros contatos, desde já agradeço. :concordo:
[]s, BACALHAU
Amigo Alexandre, saudações
Em primeiro lugar, gostei muito da reforma do seu jipe, principalmente das fotos onde vc aparece sentado num banquinho dentro carroceria (com cara de doido) com uma cachorra de carona, das outras "ajudantes" e do lugar em volta. É um sítio? Um camarada que gosta de bichos, da natureza e tem cara de doido, deve ser gente boa. Gostei. Também essa sua disposição de, prontamente, enviar mensagens de aconselhamento e orientação, demonstram um senso de companheirismo fantástico, pelo que eu sou muito grato.
Terminada a "rasgação de seda", vamos voltar aos pivôs. Como eu disse na mensagem anterior, não me parece boa idéia submeter os pivôs ao calor da solda. Então imaginei o seguinte. Pegar uma chapa grossa (uii) no formato aproximado do flange que vc fez, a partir do pivô velho, e ao invés de fazer os furos que vc fez eu soldaria, na mesma posição parafusos. De um lado três, para prender na bandeja e do outro lado quatro, para prender o pivô. Isso seria feito tanto para os pivôs superiores, quanto para os inferiores. A vantagem, a meu ver, seria o fato de não precisar abrir rosca. O que vc acha?
No desenho, em anexo, não considere o formato do flange nem a qualidade do mesmo, somente o conceito.
Abraços artísticos do BACALHAU
E aê Bacalhau... :concordo:
Bom, a Sarancar (http://www.sarancar.com.br/) - e provavelmente a "Marli" - você já conhece;
Tem também a Apoio 4x4 (http://www.apoio4x4.com/) em Ribeirão Preto/SP - procurar "Albino" - ;
A Bomer (http://www.bomer.com.br/) em São Bernardo do Campo/SP - Procurar "João" - ...
Existem outras também, que não me recordo agora :oops: :parede: ...
[]'s
Bacalhau, acho que o tópico "Ranking de Oficinas" (principalmente o Post #7 - relembrado no #42 - , de autoria do CAmaRAda Gil) pode ajudar bastante :concordo:
[]'s