4 Anexo(s)
Coluna de direção do Fiat Tempra e caixa de direção Gemmer (francesa)
Bem, pessoALL, antes de postar a nova "receita" fiz uma pesquisa nos tópicos sobre o assunto e são tantos que fiquei na dúvida em qual colocar, então, como na realidade são dois itens diferentes, vai aqui no tópico do velho "Pangaré".
Não vai ser, por enquanto, uma "arpostilha" porque só vou mostrar a adaptação mecânica. Quando eu fizer a elétrica, coloco tuuudo. :shock: :oops: :mrgreen:
Resolvi trocar a coluna de direção original, com ignição do lado esquerdo e tudo mais, pela do Fiat Tempra, com regulagem de altura do volante.
Com se vê nas fotos a seguir, não é P&P, mas chega perto.
Dois itens precisam ser mudados.
A coluna de direção do Tempra, do volante à caixa de direção, é mais longa do que a do NIVA, então a solução foi tirar o cardã do Tempra e manter o do NIVA, que é mais curto. Assim, ficaram as duas praticamente do mesmo tamanho. Além do quê, o estriado que vai na caixa de direção do Tempra é diferente (estrias finas) da caixa de direção do NIVA.
Outro ponto é o suporte de fixação no painel (carroceria). Além da furação dos parafusos não coincidir, o do Tempra tem que ser afastado um pouco mais para baixo (25mm), para a coluna não ficar roçando (ops :oops:). Talvez pelo fato de ter regulagem de altura do volante. Resolvi com a confeção de dois espaçadores que resolveram os dois problemas, além de tornar a adaptação totalmente reversível para o caso de resolver recolocar a coluna de direção original.
Continua...