Demarques, o Roberto explicou direitinho... É só reler com calma que você pega.
Versão Imprimível
Velocidade final do Niva =
(RPM do Motor / relação transmissão da caixa de transferencia ) / (relação de transmissão do cambio ) / (Relação de transmissão do diferencial ) x (2x 3,14 x Raio do pneu em metros ) x 0,06 = velocidade em Km/h
Ex : rpm 3000
i da caixa de transf : 1,2
i da quarta marcha : 1
i do diferencial : 4,1
Raio do pneu : 0,35 metros
Esse niva em quarta vai estar em : 80 km /hora
Bom, não sei como ficou a curva de torque e potência do seu novo motor, o que é determinado apenas em dinamômetro, mas podemos fazer uma regrinha de 3 pra chegar a valores aproximados, do tipo: o motor original do Niva 1.6, que tem pistões de 79mm de diâmetro e curso de 80mm, resultando em 1568cc, tem 73cv de potência e 12 mkgf de torque. Como a taxa de compressão é de 8,5:1, o tamanho da câmara seria 52cc. Com os pistões do Tempra de 84mm, o motor teria sua capacidade cúbica aumentada para 1773cc, e considerando o mesmo tamanho da câmara de combustão, teria ficado com taxa de compressão de 9,5:1. Em tese, o motor "cresceu" 13%. Se aplicarmos esse índice à potência e ao torque, teríamos 82,5cv e 13,5mkgf, respectivamente. Porém, o aumento da taxa de compressão resulta em um pouco mais de torque. Embora sejam cálculos simples, vale a pena observar que o Niva 1.7i, com pistões de 82mm, o que resulta em 1690cc, tem 80,2cv e 13,6mkgf. Considerando que a injeção eletrônica melhora o desempenho do motor, então creio que temos, pelos cálculos simples, dados que demonstram que seu novo motor, carburado, tem desempenho equivalente ao de um motor do Niva 1.7i, e, como sabemos, o Niva 1.7i melhorou, com certeza, mas não virou nenhum "Niva GTi" hehehe
Outro detalhe é que como o torque máximo do motor original ocorre a 3200 RPM, acima dessa rotação o torque tende a cair, ao passo que a potência tende a aumentar. Então, a 120 km/h a rotação seria 3800RPM. Se tivéssemos um gráfico do desempenho do motor pela rotação, talvez veríamos que o torque a 3800 RPM seria inferior, o que explicaria a velocidade cair bastante nas súbidas, mas quando chegasse na rotação de torque máximo, ou seja, 3200RPM, o que representaria cerca de 100km/h, talvez a velocidade caia ainda mais em função de outros fatores, como aerodinâmica, peso da transmissão (caixa de transferência, 2 diferenciais, 4 pneus grandes) etc.
Então, creio que para que o Niva não perca tanto em súbidas, o aumento de cilindrada não será suficiente. O melhor seria contar com um turbocompressor no motor original, ou então, com um motor de maior cilindrada e que tenha bem mais torque, caso do Nivopala.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
:concordo: Vocês valem ouro!
Analizando e brincando na planilha, não sei se concordam, mas o que está matando o carro é essa relação 1,2 da caixa de transferência.
Sabe, quando tenho que empurrar o carro (quem têm niva faz isso de vez em quando :mrgreen: ) passo a alavanca de transferência de normal para neutro e o carro fica bem mais leve, como um carro normal. Quando saio de casa tenho que descer 5 Km de serra, e na posição normal parece que está pisando no freio, com ele descendo, passo pro neutro e ele despenca ladeira abaixo....
Alguem sabe de uma caixa de transferência 1:1 (willys por exemplo) ou idéia de modificar alguma engrenagem nela de forma a passa-la para 1:1?
:idea: Vou fazer um cardã direto da caixa de marchas pro dif. traseiro e partir pra rodovia!;-)
A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.
Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa.
Lembra que fiz a observação sobre a diferença dos pneus do Laika e do Niva? Ou seja, a redução de 20% é justamente para permitir que o conjunto motriz do Laika, usado no Niva, seja capaz de tocar pneus 20% maiores. Pela planilha é fácil você perceber isso, informando 3200 RPM, relação da caixa de marcha 1 (4.a marcha), o valor 1 para a redução da caixa de transferência, já que o Laika não tem, 4,1 para a relação do diferencial, e informando como medida de pneu 175/70 R13, daí, observe a velocidade. Depois, informe 1,2 para a redução da caixa de transferência e medida de pneu 175/80 R16, e veja a velocidade. Verá que são praticamente as mesmas.
Se você não tiver problemas na caixa de transferência, as chances de ficar pior sem a caixa de transferência são grandes. Isso porque a 3200 RPM, considerando os pneus originais, ou seja, 175/80 R16, você não estaria a 100 km/h, mas sim a 120 km/h. Agora, obviamente, pra chegar a essa velocidade com a mesma rotação você precisará também de mais força, mas você continua com o mesmo motor.
Recomendo verificar sua caixa de transferência.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Camarada Ueniri,
pelo o que eu entendi e usando a planilha, basta mudar lá a relação que resulta numa velocidade de 64,06 km/h!!!!!:parede: Isso eu digo pq se eu não estou enganado a relação da quinta marcha do chevette é a mesma do niva. Porém essa velocidade eu calculei com 1900 rpm (eese dado eu vi em algum lugar da internet), pois esse motor tem o maior torque (21,4 Kgfm) nessa rotação. A diferença está nesse "puta" (entendam como apenas bom) torque...
Achei mt pouco!!!!! Mas se colocar a 3000 rpm pula para 101,14km/h, mas aí a curva de torque já diminui né???:pensativo:
Tá certo isso que eu falei?????:pensativo:
Para determinar a velocidade final, deve ser considerado a rotação de potência máxima do motor. Você menciona motor 1.9. É um VW 1.9D, TD ou TDi? Ou é um XUD 1.9? Tem os dados de torque máximo e potência máxima desse motor, e suas respectivas rotações? Depois, precisamos saber a medida dos pneus.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
É por aí mesmo, mas só corrigindo, a relação da 5.a marcha do câmbio do Chevette é 0,84:1, ao passo que o câmbio do Niva é 0,82:1. Então, a velocidade a 1900 RPM, com diferenciais 3,9:1, pneus 175/80 R16 e 5.a marcha do Chevette seria 62,53 km/h.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Camarada, tô mandando em anexo os dados do AP 1.6D. Observe o diâmetro e curso dos pistões. Que diâmetro e curso teria ficado seu motor dito 1.9 agora? Ou, qual foi a receita empregada? Trocou pistões? Por quais? Trocou virabrequim? Trocou bielas?
Com essas informações, podemos nos aproximar do que teria se tornado seu motor.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.