Um motor de uma Honda CG 125 Titan deve passar o maior tempo de sua vida trabalhando com rotações acima dos 8.000 RPM, e nem por isso abre o bico ;-)
Será que seus anéis de pistão estão bons?
Muito relativo. Para um motor que esteja com lubrificação adequada e que não esteja muito desgastado, trabalhar por 80 segundos em condições extremas não faz nem cóssegas.
Também é muito relativo. Às vezes, uma das principais razões de se perder tração é fazer com que as rodas girem muito rápido, e o motor trabalhar com a reduzida engatada é ótimo, pois torna o serviço pra ele mais leve ;-)
Bom, eu sei que ambos os motores tem muito torque, mas o AP tem mais potência. O motor do Opala pode durar centenas de milhares de km, justamente porque gira pouco, e menor rotação, menor desgaste, não é mesmo? Já um AP 2.0, para mim, em termos de durabilidade, é como um AP 1.6 e 1.8, todos consagrados pela eficiência e robustez... mas se eu fosse você, seria mais racional em relação ao seu AP 2.0 operando a 6.500 RPM. Lembre-se que a relação R/L do AP 2.0 está longe de ser ideal (http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-1.htm e http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-3.htm) ;-)
Não seja um APZeiro tão radical ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.