x
Convex Datacenter
Página 7 de 15 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 170

Tópico: Nivopala

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0

Cálculo para novo motor

Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Roberto, poderia enviar essa formula de cálculo, pois estou pensando em mexer novamente nessa configuração..... vou ter que abrir tudo de novo mesmo, pois o meca deixou anel quebrado na ultima montagem.
    Pra facilitar as coisas, coloquei em anexo uma planilha para fazer os cálculos. Onde há Informar, informe nos campos da planilha os valores solicitados. No anexo já vai o exemplo com dados do motor 1.6 do Niva, e com o aumento do diâmetro pelo uso dos pistões do Tempra, o que resulta em novos valores para cilindrada, taxa de compressão, potência e torque, de carater apenas sugestivo, já que valores precisos seriam obtidos apenas em dinamômetro.

É possível calcular também os ganhos dos ajustes na polia de comando? Ex: 4 graus atrazado (posição D)
    Além de ser complexo pacas determinar o comportamento do motor em função do comando de válvula, precisaríamos das informações do comando original, como duração da abertura das válvulas de admissão e escape, altura da abertura etc. Portanto, o fornecedor do comando é quem deveria oferecer as informações de ganho de desempenho em relação ao original.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Nivopala Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3
    Roberto,

mais uma vez agradeço pela atenção, pois como sabe vinha fazendo as coisas meio que de olhômetro. Com esta tabela posso ter uma idéia do resultado antes de fazer, pois sabe que em muitas coisas não têm volta.
    Então vou contar o que estou planejando:
    Como terei que abrir novamente o motor (daqui um mês) penso em alterar algumas coisas. Com camisas de diâmetro 90,8mm externo encaixadas no motor, posso brincar com os pistões fazendo um "Nivempra, Nivombi ou até um Nivett" conforme a planilha anexa. Parece não ser muito animador o ganho, correndo-se o risco de passar pelo o que nosso amigo dono do Nivopala passou até decidir trocar de motor. Mas como tenho acesso a esses pistões e tenho que abrir o motor de novo....posso trocar do Tempra por outro até de maior diâmetro.
    É interessante brincar na planilha por exemplo com o curso dos pistões.
    Bem, até agora o consumo (gasolina/gnv) está o mesmo (com a caixa de transferência e diferenciais originais) e 20% menos sem a caixa de transferência (simulando uma mexida nos diferenciais). Se aumentar ainda mais o pistão não sei como vai ficar o consumo.
    Vocês já têm idéia do consumo do Nivopala?
    Nivopala Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Pistões

Roberto,

mais uma vez agradeço pela atenção, pois como sabe vinha fazendo as coisas meio que de olhômetro. Com esta tabela posso ter uma idéia do resultado antes de fazer, pois sabe que em muitas coisas não têm volta.
    Então, não é que com essas planilhas de cálculo de motor e velocidade que você irá determinar como será exatamente na prática, mas certamente dá uma idéia de como a coisa seria. Assim, os riscos e surpresas são menores. Foi assim que eu estabeleci que ter um Niva com motor e câmbio de Chevette seria viável para o Niva, e tanto foi, que já há um segundo Cheveniva rodando por aqui. Com o Nivopala foi a mesma coisa.

Então vou contar o que estou planejando:
    Como terei que abrir novamente o motor (daqui um mês) penso em alterar algumas coisas. Com camisas de diâmetro 90,8mm externo encaixadas no motor, posso brincar com os pistões fazendo um "Nivempra, Nivombi ou até um Nivett" conforme a planilha anexa. Parece não ser muito animador o ganho, correndo-se o risco de passar pelo o que nosso amigo dono do Nivopala passou até decidir trocar de motor. Mas como tenho acesso a esses pistões e tenho que abrir o motor de novo....posso trocar do Tempra por outro até de maior diâmetro.
    Então, com uma camisa desse tamanho, um pistão de até uns 86,50mm ia bem, e aí minha sugestão seria o pistão do motor Fiat Sevel 1.5 (o argentino) a álcool, que tem diâmetro de 86,40mm, e o pino excêntrico tem mesma medida do pistão do tempra. Só que tem um detalhe, que inclusive, você tem que considerar, que é a altura de compressão, que nada mais é que a medida entre o centro do furo do pistão para o pino e a superfície. No caso do pistão do tempra essa altura é 39,00mm, e com uma concavidade ou convexidade que depender do modelo do motor (carburador, injetado, a álcool ou gasolina). Já no pistão 1.5 do Fiat Sevel a altura é de 35,20mm no modelo a álcool, o que vai causar uma diminuição da taxa de compressão do motor, mesmo aumentando o volume do cilindro. Então, o diâmetro do pistão não é o único fator relevante. Em anexo mando uma tabela com vários tipos de pistão com suas respectivas medidas.

É interessante brincar na planilha por exemplo com o curso dos pistões.
    O curso é um dos parâmetros difícil de ser alterado, pois só é possível com a adoção de um virabrequim de curso maior. Por isso que o pessoal do AP 1.6D consegue aumentar o curso, pois o vibraquim do AP 2.0 é maior, que é o utilizado na receita de aumento da capacidade cúbica do AP 1.6D.

Bem, até agora o consumo (gasolina/gnv) está o mesmo (com a caixa de transferência e diferenciais originais) e 20% menos sem a caixa de transferência (simulando uma mexida nos diferenciais). Se aumentar ainda mais o pistão não sei como vai ficar o consumo.
    Vocês já têm idéia do consumo do Nivopala?
    Se compararmos o consumo do Laika com o Niva, ambos tendo motor 1.6, veremos que o Niva faz uma média de 7, contra 10 ou mais do Laika. Isso porque para mover um carro com tração integral e pneus maiores com um mesmo motor que move um sedan, só exigindo um pouco mais do motor. Portanto, o Niva gasta mais porque geralmente se exige mais do motor do que seria exigido se fosse num Laika. Então, o motor do Niva trabalha mais com mistura rica. Quando você repotencializa o motor, a eficiência volumétrica dele também é melhorada, e aí o motor passa a render mais, mantendo o mesmo consumo, pois a mesma quantidade de combustível que era dada ao motor 1.6 é o suficiente para fazer trabalhar bem um 1.7 ou 1.8.

Ainda não temos dados de consumo do Nivopala, mas acreditamos que não será muito além do que se vê em um Niva original.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-Go.
    Nivopala Arquivos Anexos

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Aproveitando a aula:

E o que provavelmente mudará no motor de 1773cc com a utilização de um cabeçote com valvúlas de admissão maiores ( 42mm), dutos retrabalhados, um carburador 2E e uma polia regulável?
    E somando a isto uma igniçao mais moderna? ( roda fônica, bobina pástica etc... do Palio)

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Cool Determinando os dados para o novo motor

Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Aproveitando a aula:

E o que provavelmente mudará no motor de 1773cc com a utilização de um cabeçote com valvúlas de admissão maiores ( 42mm), dutos retrabalhados, um carburador 2E e uma polia regulável?
    E somando a isto uma igniçao mais moderna? ( roda fônica, bobina pástica etc... do Palio)
    Camarada Flugêncio, seu motor deve ter ficado muito bom, mas não tenho a menor condição de estimar como ele tenha ficado em termos de potência e torque, pois, como já mencionei em outras mensagens, determinar o regime de torque e potência máximos de um motor somente é possível através de testes em dinamômetro, como explica o artigo http://www.hsw.com.br/cavalo-de-forca.htm.

A planilha que enviei serve para ter noção, através de um cálculo simples, o possível resultado do aumento da capacidade cúbica do motor. Na verdade, poderia ter colocado cálculos mais complexos, mas baseando apenas na alteração de capacidade cúbica as diferenças de dados reais para o método que utilizei são mínimas.

Mas se quer ter uma análise detalhada, o consultor Iran Cartaxo do site BestCars (www.bestcars.com.br) desenvolveu um algoritmo que demonstra o resultado da preparação de um motor. Porque você não envia uma consulta para ele avaliar, através do site http://www2.uol.com.br/bestcars/consprep.htm?

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Roberto, estava pensando uma coisa: os aumentos de pistão têm um ganho muito pequeno de cv, e acho que agora está na hora de otimizar outros pontos do motor, pois colocando canecos cada vez maiores começará a beber mais, temos o limite da junta do cabeçote...
    Então estava vendo os recursos usados pelo Flugêncio que também parecem interessantes.
    Com a tabela que enviou estive pensando em mexer no virabrequim. Se eu mandar encher o vira e usinar aumentando em 1 cm o curso, passando de 80 para 90 (Tempra por exemplo), o ganho em cv é bem significante (+10 cv = 92,8 cv pela tabela). Conversei com o pessoal da retífica e eles pediram para eu levar o eixo para estudarem essa possibilidade, mas tenho que estudar também o espaço no bloco. Temos também a polia variável que ainda não usei, mas não sei quanto será o ganho na posição D por exemplo. De qualquer forma terei que abrir o motor e desbastar os pistões pois está pegando nas válvulas na posição D.
    Flugêncio, esse trabalho que você fez no cabeçote, provavelmente você deve ter se baseado nos valores do motor do Tempra. Têm idéia de ganho em cv? Como está o consumo?
    O problema é que o curso de virabrequim vai sempre emperrar a brincadeira. Quer saber de uma coisa? O ideal era ter metido o motor do Tempra (105 cv) e parar de viajar na maionese......
    Resultado das minhas pesquisas:
    O motor do Tempra 8v é a opção mais barata: 1.500,00 com ganho real, e o AP 2.0 a melhor porém a mais cara: 3.500,00 a 4.500,00 reais (injetado) ... nessas minhas brincadeiras com o motor já foram 1.000,00 pratas. (preços com a instalação em Resende e Itatiaia-RJ). É claro que em seguida os diferenciais com relação 3,54......onde isso vai parar
    4X4 Brasil

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Turbo é a solução

Quer saber de uma coisa? O ideal era ter metido o motor do Tempra (105 cv) e parar de viajar na maionese......
    Resultado das minhas pesquisas:
    O motor do Tempra 8v é a opção mais barata: 1.500,00 com ganho real, e o AP 2.0 a melhor porém a mais cara: 3.500,00 a 4.500,00 reais (injetado) ... nessas minhas brincadeiras com o motor já foram 1.000,00 pratas. (preços com a instalação em Resende e Itatiaia-RJ). É claro que em seguida os diferenciais com relação 3,54......onde isso vai parar
    Camarada, você tem que definir qual é o seu objetivo. Se deseja manter o motor original e ter o desempenho de um motor mais eficiente, como o do Tempra ou do AP 2.0, a solução mais racional é turbinar o motor do Niva. Se você tivesse investido em um kit turbo estaria feliz da vida, e teria gastado, dependendo do que você conseguiria em preço do kit e de mão de obra, algo em torno de 1500 a 2000, e te garanto que o resultado seria ótimo. Eu já tive Niva 1.7 turbinado, e vale muito a mais a pena que ficar tentando tirar leite de pedra com preparação aspirada, que fica mais cara e faz o motor ser bom apenas de um jeito: ou vai dar muito torque ou vai dar muita potência. Com turbo, fica bom de qualquer jeito, se escolher uma turbina adequada. Pra você ter idéia, meu Niva 1.7 turbinado fazia 5,5 km/l de álcool na cidade, desafiando todos os playboyzinhos de 1.0, e chegou a fazer 8 km/l de álcool na estrada, andando de 5.a direto. Depois de 3.000 km felizes meu motor abriu o bico, mas te garanto que não foi culpa da turbina. Eu simplesmente turbinei um motor que nem conhecia por dentro. Com um motor novo ou com uns 30.000 km rodados, pode turbinar que é vida longa por muito tempo. O segredo é saber dosar a pressão.

Como já comentei, o motor do Chevette 1.6 tem dados de potência e torque praticamente iguais ao do motor do Niva 1.6. Dê uma olhada como fica um motor 1.6 de Chevette com 0,5kg/cm2 (em rosa) em http://www2.uol.com.br/bestcars/cp2chevt.htm, que você entenderá como deve ter ficado meu motor de Niva andando com 0,4kg/cm2.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1

Motor ap2.0

Caros amigos , nesse fim de semana fiz uma trilha com amigos , trilha do verde .

Meus amigos todos com jipes Willis bem preparados , com pneus argentinos .

O meu estava com o militar 600x16 .

Numa subida de mais ou menos 1 km de pura lama ,onde inclusive um willis ficou, para subir com o niva tive que engatar primeiro uma primeira reduzida e tuchar o pé no acelerador em segunda reduzida logo em seguida.

Fiz isso na subida inteira por cerca de longos 80 segundos , com as quatro rodas patinando, bloqueado e o motor ap 2.0 cheio , a cerca de 6500 giros direto.

Para se ter uma idéia o bicho até jogou óleo para o carburador

Pois bem , duvido que um motor de tempra aguenta isso , ou um de chevette , ou híbridos modificados , etc .

Voce quando faz uma trilha , expõe o jipe no limite , ´porque adrenalina sobe e a razão desce e o motor tem que aguentar a reduzida .

Por essas e outras tem que ser de Opala ou ap 2.0 , que foram feitos pra aguentar o pau . Voces sabem disso .

O motor do tempra , nem no tempra aguenta , imagina no Niva .

O barato sai caro .

Valeu .

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Eita bixim

Sei não heim!!! :putz: mas com outros olhos isto pode ter sido uma grande braçada.
    Esperar que o motor resolva tudo é esquecer da pecinha que vai entre o banco e o volante kkkkkkkkk :mrgreen:

Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Robertofs, o problema do turbo é que aqui (no eixo Rio-Sampa) usamos GNV direto: 200Km com R$ 17,00. Já me informei sobre turbo e adaptação pro Niva começa em R$ 3.000,00. Já existe turbo pra GNV, mas teria que trocar também o kit GNV que para turbo ainda é muito caro... Neste caso vale o mega motor do Opala ou o AP2.0 . Realmente Marcio o AP 2.0 também é o bicho.

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Esperar que o motor resolva tudo é esquecer da pecinha que vai entre o banco e o volante kkkkkkkkk
    Tô contigo e não abro, Flugêncio!

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Robertofs, o problema do turbo é que aqui (no eixo Rio-Sampa) usamos GNV direto: 200Km com R$ 17,00. Já me informei sobre turbo e adaptação pro Niva começa em R$ 3.000,00. Já existe turbo pra GNV, mas teria que trocar também o kit GNV que para turbo ainda é muito caro... Neste caso vale o mega motor do Opala ou o AP2.0 . Realmente Marcio o AP 2.0 também é o bicho.
    Então, camarada, contente-se com o que tem e seja feliz, porque se for colocar na ponta do lápis tudo o que vai adicionando pra conseguir um pouco mais de desempenho, pode chegar a conclusão que não valeu a pena, e não é por ficar ruim, mas é que talvez não fique tão bom quanto exige suas expectativas.

Cito eu como exemplo: tava montando um motor Ford OHC 2.3, que equipou os Maverick 4 cilindros, Jeeps, F-75 e F-100. Na verdade, esse motor equipou também as Rangers 4 cilindros a gasolina, tendo sido acrescentado ao motor cabeçote com 2 velas por cilindro e injeção eletrônica multiponto, o que o tornou mais eficiente que o AP 2.0 MI. Porém, a brincadeira começou a ficar cara, e abortei o projeto, porque ainda teria que gastar um tanto mais, e por esse tanto mais, comprei um motor GM151 a álcool com 2.000 km rodados, que inclusive eu acompanhei a reforma, e sei que o motor é zero. Eu gostaria de ter um AP 2.0, mas não me parece coerente investir tanto em um motor nacional e continuar com embreagem russa, câmbio russo, diferenciais russos, homocinéticas russas, freios russos... enfim, a coisa fica muito russa ainda hehehe

De russo, no meu Niva, quero só a caixa de transferência. De resto, o que eu puder nacionalizar o farei, pois as peças russas são muito boas, mas o problema é encontra-las a um preço justo, e também alguém que encare substituí-las, também a um preço justo, sem ficar colocando empecilhos, como se o Niva fosse um importado de luxo. Então, melhor é, se precisar de manutenção, poder parar em qualquer oficina, e se o mecânico vier dizendo que não lida com Niva, perguntarei a ele se lida com o Opala

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem