
Postado originalmente por
robertofs
A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.
Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa.
Lembra que fiz a observação sobre a diferença dos pneus do Laika e do Niva? Ou seja, a redução de 20% é justamente para permitir que o conjunto motriz do Laika, usado no Niva, seja capaz de tocar pneus 20% maiores. Pela planilha é fácil você perceber isso, informando 3200 RPM, relação da caixa de marcha 1 (4.a marcha), o valor 1 para a redução da caixa de transferência, já que o Laika não tem, 4,1 para a relação do diferencial, e informando como medida de pneu 175/70 R13, daí, observe a velocidade. Depois, informe 1,2 para a redução da caixa de transferência e medida de pneu 175/80 R16, e veja a velocidade. Verá que são praticamente as mesmas.
Se você não tiver problemas na caixa de transferência, as chances de ficar pior sem a caixa de transferência são grandes. Isso porque a 3200 RPM, considerando os pneus originais, ou seja, 175/80 R16, você não estaria a 100 km/h, mas sim a 120 km/h. Agora, obviamente, pra chegar a essa velocidade com a mesma rotação você precisará também de mais força, mas você continua com o mesmo motor.
Recomendo verificar sua caixa de transferência.
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Roberto França
Goiânia-GO.