Roberto,
O motor e o seguinte: bloco AP 2.0, cabeçote,bielas e bomba AP 1.6D, virabrequim 2.0, pistões, aneis e junta do cabeçote 1.9D.
Abçs e obrigado
Irineu
Gorba;93
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"[quote=robertofs;385702]A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.
Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa."
-- Roberto, têm um detalhe forte que esqueci de mencionar: estou rodando sem o diferencial dianteiro, ou seja com o bloqueio acionado, mas acho que isso não empaca mais do que rodar com os dois diferenciais....concorda?
Bom, como você não mencionou a medida dos pistões, fiz uma pesquisa e encontrei o site ( http://www.moto-parts.pl/katalog.php...ff7279d5d11e04 ), que informa que a medida dos pistões para o VW 1.9D é 79,51mm. Como eles informam a medida 76,50mm para o 1.6D, creio que a informação é confiável.
Então, seu motor, em tese, deve estar com diâmetro e curso do pistão 79,51x92,8mm, respectivamente. Com esses parâmetros, seu motor teria ficado então com 1843cc, o que não o tornaria um 1.9, mas sim um 1.85, no máximo hehehe
Voltando ao 1.6D, a taxa de compressão é 23:1, o que dá uma câmara de combustão de 18cc. Não sei se no 1.9D original a cabeça do pistão é mais rebaixada que a do 1.6D, ou se o cabeçote do 1.9D é menos taxado, mas alguma coisa deve ser diferente, pois tendo taxa de compressão 22,5:1, o volume da câmara de combustão do 1.9D original seria 22cc. O fato é que considerando o volume da câmara do 1.6D, seu novo motor teria ficado com taxa de compressão na casa dos 26,5:1 (???). Então, o pistões do 1.9D devem ser mais rebaixados, ou então, na retífica, cuidaram desse detalhe.
Voltemos ao seu 1,85D. Baseando no 1.6D, seu motor teria aumentado de tamanho em 16%, mas determinar corretamente a potência e o torque somente através de testes em dinamômetro, mas usando uma regrinha de 3 simples, talvez possamos considerar que ele tenha ficado com potência em torno de 79cv, e torque em torno de 12mkgf, o que é apenas algo mais em termos de potência em relação ao motor original 1.6 a gasolina do Niva.
Se olharmos as informações do Volkswagen Golf Variant 1.9 D ( http://carinfo.autold.com/car-volksw...iant-19-d.html ), podemos ver que a potência é de 64cv a 4400RPM e o torque 12,4 a 2000RPM. Observer que faz todo o sentido seu motor ter ficado com mais potência em função de ter um curso menor, ou seja, 92,8mm, contra 95,5mm do 1.9D original. Geralmente um motor que tem maior curso gira menos, e potência é, também, em função da rotação, ou seja, velocidade da execução do trabalho. Já o torque no seu motor teria ficado abaixo do 1.9D original, o que também faz todo o sentido, uma vez que tendo curso menor, a força de alavanca também seria menor. Resumindo, nossa regrinha de 3 parece ser válida heheheh
Mas respondendo a sua pergunta sobre desempenho, pelo que temos, seu carro apenas andará como anda um Niva 1.6 a gasolina original. Para melhorar o desempenho do seu motor diesel, somente com a adoção de um turbocompressor, que só é recomendável se a taxa de compressão ficou abaixo dos 21:1, para não sobreaquecer. O uso de um intercooler seria item obrigatório.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q[/ame]
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Simplesmente D+!!!!!!!!!!!!
realmente showww!!!!
Cortaaaaaa.....diretorrrrr!!! Ficou irado...tanto o Niva quanto o video!
Amigos, fiz um teste:
Tirei a caixa de transferência colocando um cardã (Opala) direto ao dif. traseiro. Estive ontem no Rio e estou hoje em São Paulo e digo o seguinte:
Com o motor aprox. 20% mais forte e sem os 20% de redução da caixa de transferência o Niva ficou como um Niva original, só que.... esguelando menos, ficou mais silencioso e prazeroso dirigi-lo. Fiz de Itatiaia até aqui em um tempo bom, pois tentei andar a 110Km/h ou a 3000RPM o máximo possível, mas como ele cai nas subidas, chegando a 80 (isso que continua matando)... mas agora sim mais econômico - consumiu GNV aprox. 20% menos. Então chego a seguinte conclusão:
O Niva realmente precisa de mais motor (AP 2.0 ou do Opala como foi feito), e os 20% "perdidos" na caixa de transferência devem ser compensados nos diferenciais ou na própia caixa de transferência - alguém já estudou a caixa de transferência para ver se é possível trocar engrenagens de forma a deixá-la 1:1?
Camarada Maurício, excelente depoimento! Acredito que seu motor esteja rendendo mais hoje, mas é como falei: comparado ao 1.7i do Niva original, um Niva 1.8 não seria nenhum super motor em relação ao original 1.6, mas o problema não é nem esse. É que você deve ter criado uma expectativa que não foi atendida. E aqui é que está a questão: o que seria bom para o Niva? Ou para você? Aí dependende da expectativa de cada um.
Vou dizer o que motivou a criação do Nivopala: o dono, meu amigo Bill, comprou o Niva original. Ele é um acadêmico, e realiza um trabalho de pesquisa junto a tribos indígenas no norte de Goiás e Tocantins. O Niva então foi adquirido para ser uma ferramenta de trabalho. Em pouco tempo, ele concluiu que com o motor original as viagens não seriam rápidas, e colocou um AP 1.8 a gasolina. Concluiu que melhorou, mas não o bastante. Rebaixou o cabeçote, trocou o carburador e passou a andar no álcool. Melhorou, mas não o bastante. Trocou comando de válvulas e colocou um carburador DFV446. Melhorou, mas não o bastante. Então, o que faltava era uma forma de manter velocidades constantes nas rodovias, pois mesmo como AP 1.8 aspiradão caía a velocidade nas subidas. A solução para ele então era mais torque, e por isso foi escolhido o motor do Opala 4cil. Mas como esse motor tem muita força, e desenvolve baixa rotação, os diferenciais tiveram que ser trocados, caso contrário, o motor ficaria "esguelando" nas velocidades mais altas. O alongamento tornou o carro muito agradável de se dirigir, sem ter comprometido a força, pois isso o motor tem de sobra. Talvez algum dia o Bill conclua que seu Niva deveria ter mais força ainda :-)
Então, como o Niva deve andar depende da expectativa de cada um. Tem niveiro que admite tornar seu Niva ainda menos eficiente, optando por um AP 1.6D, talvez porque o fator economia seja mais relevante, porém, como diria o Porcão - "não há almoço grátis". Investir uma bela grana em diesel pra ter um desempenho ruim sob o pretexto de que isso tornará o Niva mais econômico é algo que merece uma reflexão. Mas se o fator desempenho é o mais relevante, então, antes de se investir, o melhor é pesquisar pra ver se é possível chegar no que você espera, dentro do seu orçamento, claro, pois opções existem aos montes. O que falta mesmo no mercado é orientação e boa mão-de-obra.
Trocar as engrenagens da caixa de transferência é possível, bastando encomendar o serviço é uma boa fresadora. Porém, o custo dessa encomenda pode ultrapassar o valor de muitas caixas de transferência, e já pensou se isso quebra algum dia? O mais racional é alongar os diferenciais.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: Em quanto ficou esta brincadeira toda????... Seria interessante preparar um ficha técnica do bicho :twisted: :twisted: :twisted: . Parabens!
Sdçs,
Camarada, sinceramente, nem para nós está claro o custo dessa brincadeira, já que foi motivada mais pela paixão que pela razão heheheh
Mas ainda vou conversar com o Beto Kbção (o autor) e o Bill (o sonhador) pra ver se chegamos a custos aproximados, pelo menos do mais importante para todos, que foram as alterações mecânicas. No entanto, creio que é claro para todos que os componentes mecânicos utilizados são mais baratos que os do Niva e, incomparavelmente, mais fáceis de serem encontrados. O maior custo deve ter sido o de adaptação, com certeza.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
simplesmente fantástico Robesto... parabéns..que inveja