Powered by vBulletin

Projeto de Computador de Bordo para Niva com PIC!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/04/2013, 12:34
    Younder
    Apenas uma correção nos valores da resistência, na hora acabei escrevendo os valores errados... abaixo a escala correta:

0 @ 310 Ohms -> 0 Lts
    1/4 @ 160 Ohms -> 6,5 Lts
    1/2 @ 93 Ohms -> 12,5 Lts

3/4 @ 45 Ohms -> 22 Lts
    4/4 @ 4 Ohms -> 42 Lts

Percebe-se que de Meio Tanque até Tanque Cheio temos um Delta de 89 Ohms para 29,5 Litros, e de Tanque Vazio para Meio Tanque temos um Delta de 217 Ohms para 12,5 Lts, Portanto uma diferença considerável!

Abcs
  • 20/04/2013, 14:59
    Younder
    1 Anexo(s)
    Plotando as duas curvas no excel para ficar mais facil explicar:

Curva 1 é referente aos resultados obtidos no teste prático com potenciômetro, e a Curva 2 no caso como eu acho que deveria ser. tendo em mente que 1/2 tanque no Niva seria teoricamente
    21 Lts.

Curva 1: y=45*EXP(-x/73) -0,5

0 Lts @ 310 Ohms
    4,53 Lts @ 160 Ohms
    12,09 Lts @ 93 Ohms
    23,79 Lts @ 45 Ohms
    42 Lts @ 4 Ohms

Curva 2: y=50,73*EXP(-x/163) -7,5

0 Lts @ 310 Ohms
    11,51 Lts @ 160 Ohms
    21,17 Lts @ 93 Ohms
    30,99 Lts @ 45 Ohms
    42 Lts @ 4 Ohms

Onde y=Volume do Tanque em Lts e X=Resistência da bóia.

Anexo 406886

Abcs
    Hugo

• 20/04/2013, 16:37
    Younder
    3 Anexo(s)
    Computador de Bordo Lada Niva, Placa Protótipo

Para os camaradas terem uma idéia de como esta ficando...
    Reparem que a placa vai ficar dentro do compartimento do cinzeiro com os botões na tampa preta: (Botão ENTER - Botão p/CIMA - Botão p/BAIXO - Porta USB com duas funções: Atualização do programa e Tomada 5V para carregar Celular).
    Provavelmente vou mandar fazer outra tampa já com as furações necessárias para não estragar a original.
    Ainda falta definir aonde instalar o display LCD e como será o caixa/proteção/cunha do mesmo.

Na última foto, durante os testes no Galinha Réia, meu vizinho quase chamou o esquadrão anti-bomba...hehehe

Anexo 406887Anexo 406888Anexo 406889

Abcs
    Hugo
  • 21/04/2013, 22:16
    Younder
    1 Anexo(s)
    Estudo ... Nova Tampa do Cinzeiro.... 1, 2 ou 3?

Anexo 407014

Abcs
    Hugo
  • 21/04/2013, 23:47
    eliasFerreira
    A 2. De fundo preto.

Parabéns!
  • 30/04/2013, 04:14
    avalanche
    muito top... tampa preta

Citação:

Postado originalmente por Younder Ver Post
    Estudo ... Nova Tampa do Cinzeiro.... 1, 2 ou 3?

Anexo 407014

Abcs
    Hugo

• 02/05/2013, 20:52
    Junior-L200Power
    Show de bola o projeto hein amigo!!
    Só uma pergunta...teu Niva é motor diesel ou Gasolina?
    Queria ver a possibilidade de colocar um desse na L200...ficaria difícil somente o medidor de consumo no caso eu acredito!!
    Parabéns pela iniciativa..

Grande abraço!
  • 02/05/2013, 21:36
    Younder
    Citação:

Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Show de bola o projeto hein amigo!!
    Só uma pergunta...teu Niva é motor diesel ou Gasolina?
    Queria ver a possibilidade de colocar um desse na L200...ficaria difícil somente o medidor de consumo no caso eu acredito!!
    Parabéns pela iniciativa..

Grande abraço!

Junior,

Pode até ser sirva em outras viaturas, talvez com algumas funções a menos, como vc mencionou...
    De qq modo teria que estudar caso a caso a compatibilidade dos sinais...
    Assim que concluir o projeto pretendo resumir as funções e os sinais/sensores necessários.

Abcs
    Hugo
  • 02/05/2013, 21:38
    Younder
    2 Anexo(s)
    Depois de uma hora abastecendo com um frentista camarada, segue abaixo a primeira curva com os dados da leitura no display. Tudo indica que "quando cheio até a boca" o tanque do niva fica com uns 7 litros acima do que o marcador mostra, ou seja, somente apos esses 7 litros que o ponteiro vai começar a cair... de qualquer forma, vou abastercer mais algumas vezes da mesma forma pra realmente poder comparar os resultados.

Anexo 409243

Alguém já conseguiu colocar 45 litros no niva? pq eu já consegui... por isso que eu acho que já havia uns 5 litros no tanque + os 40 que eu coloquei = 45. Eu acho que a boia encosta no topo do tanque e o "espaço" que fica (diâmetro da bóia) é o responsável pelos 7 litros, dai o porque não consegui ler os 4 Ohms, que seria 42 Litros. Faz sentido?

Anexo 409244
    http://ladapower.com/components/com_...f8a99e254a.jpg

Abcs,
    Hugo
  • 04/05/2013, 17:30
    Younder
    1 Anexo(s)
    Tampa do cinzeiro pronta pra fabricar...

Anexo 409581

Hugo
  • 29/06/2013, 05:44
    Pablo.pinto2007
    Muito legal o projeto e implementações... eu sou metido em eletrônica, mas não faria algo assim, devido exatamente essa questão de que muitas vezes os sistemas funcionam bem em bancada, quando vc embarca dá influência, seja em terra (neutro) ou como tá acontecendo aí de oscilar quando acelera, isso é porque o alternador está carregando o sistema e consequentemente a bateria!!! Vc teria que adotar um delay para que essas oscilações não influenciem nas leituras, principalmente de boia, temperatura, essas leituras mais estáticas, pois o RPM não dá né...

Abraços e boa sorte!

PAblo
  • 29/06/2013, 13:10
    Younder
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Muito legal o projeto e implementações... eu sou metido em eletrônica, mas não faria algo assim, devido exatamente essa questão de que muitas vezes os sistemas funcionam bem em bancada, quando vc embarca dá influência, seja em terra (neutro) ou como tá acontecendo aí de oscilar quando acelera, isso é porque o alternador está carregando o sistema e consequentemente a bateria!!! Vc teria que adotar um delay para que essas oscilações não influenciem nas leituras, principalmente de boia, temperatura, essas leituras mais estáticas, pois o RPM não dá né...

Abraços e boa sorte!

PAblo

Fala Pablo,
    Realmente na hora da prática é necessário implantar uma série de filtros etc para estabilizar o sistema. Com relação a variação do alternador, isso eu consegui resolver com um conversor DC-DC (foto anexa) estabilizando assim a referência de todos os sinais analógicos em 10Vdc. Já os sinais digitais (Ex. RPM) não tive problema algum e está funcionando muito bem... lembrando que no caso todos esses sinais passam por acoplador óptico para isolar qualquer interferência do motor.
    AbcsAnexo 419610
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:20.