O que já te expliquei e que o Trotta reforçou é o seguinte:
Não há, veja bem, não há no sistema original de arcondicionado original da XTerra nenhuma hélice, de espécie alguma, nem eletromagnetica, nem qualquer outro tipo ou nominação.
Quando em transito pesado, trancado, engarrafamento, o desempenho do ar-condicionado da XTerra perde um pouco seu rendimento, isso é fato, álias isso acontece com 80% dos carros, mesmo os importados.
O que se recomenda, com bons resultados, é a instalação de uma como no Troller, ou duas como já vi postado aqui no forum, ventuinhas elétricas que aspiram o ar e empurram pelo radiador do ar-condicionado, forçando a circulação de ar frio mesmo com o carro parado no transito e em marcha lenta.
Na minha XT mantive o original, com todo o sistema revisado antes do verão e quando esta acima dos 30 graus na rua noto a diferença e aperda de rendimento, só e ponto.
Isso nunca vai fazer o sistema original quebrar.
No falado compressor, como já citado pelo amigo Trotta, há esse sistema na polia, onde passa a correia que faz com que ele ligue e desligue o sistema evitando que congele o sistema e que comprometa o desempenho, sim quando congela também não gela. Sempre achei essa polia tinha um sistema elétrico, mas pelo que o Trotta falou é outro sistema.
De novo, isso não quebra o compressor, o que pode causar esse problema, pelo pouco que sei é a pressão ou o congelamento no sistema que "tranca" seu funcionamento, afinal um compressor nada mais é que um motor com pistões e etc.etc. Se forçar demais quebra como qualquer motor.
Vai com calma, para dar um passo errado é fácil e isso vai cu$$tar mais que o necessário.
Se precisar comprar as peças procura no ML ou no DR Google.
Comprei compressor do Troller, Delphi original, acho que o mesmo da XTerra por 550,00, polia viscoisa da hélice do radiador 250,00 e tensor da corrente por 150,00.
Se for pesquizar na revenda é uma porrada.
Conta com a gente.
Abração,
Badia