Postado originalmente por
Francisco Maciel
Walter conheço a fórmula, não de hoje. Vou contar aqui uma histórinha pra tentar ser mais claro na minha idéia que estou defendendo aqui no fórum, de que o volante rígido não faz perder o absurdo de potência, que o amigo Walter está afirmando:
"Quanto mais pesado um volante motor maior será a inércia para "puxar" um carro, um bom exemplo disso é o motor de opala que foi usado em algumas caminhonetes. Era exatamente o mesmo motor, mas, ao colocar o motor de opala na caminhonete ficava HORRÍVEL para sair, mas porque? Justamente porque os motores não eram tão idênticos assim, o motor da caminhonete era o mesmo do opala porém com um volante motor muito mais pesado, e isso se refletia em saidas com carro parado, já que a caminhonete é muito mais pesada que o opala. Com o carro parado o motor tem que ter força para sair, e ao começar a tracionar ele perde giro, o volante "dosa" o quanto de giro o motor vai perder de acordo com a inércia gerada por ele, então, quanto mais pesado o volante, maior a inércia terá o motor ao girar e mais "forte" para sair, pois a força inercial é tão grande enquanto o volante gira que puxa o carro com uma certa facilidade.
Um volante motor mais pesado também faz o carro ser mais suave ao se soltar o pé do acelerador, justamente pela inércia provocada por ele, fazendo o mesmo demorar mais a perder força. Uma forma de deixar o carro mais esperto é aliviando o peso do volante, diminuindo a inércia provocada por ele, claro que tem que ser estudado como fazer, não é só tirar peso que está pronto, você tem que ver se seu volante não está no limite de alivio, ou o quanto você vai aliviar e se será necessário balancear todo o conjunto ou somente o volante."
Walter, volte lá na wikipedia e pesquise sobre o limite de alívio de volantes. Não é pq o bimassa é 10kg mais leve que ele é melhor ou mais esperto, vc tem que ver o conjunto do motor e o bendito limite de alívio. Acredito fielmente que o volante rígido está dentro desse limite, assim como tudo que estiver no intervalo de 19 a 29kg.
Se eu fosse levar a fórmula ao pé da letra, teoricamente um volante com 10kg, deixaria o carro uma bala de potência.