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  • #277
    Usuário Avatar de Alemao94
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    Ok




    Olá amigo,

    Acho que não é nem o caso de perguntar a um bom mecânico. É o caso de perguntar ao próprio fabricante do motor que projetou e desenvolveu com milhares de horas de testes. A MWM. A resposta dela foi um volante rígido! Portanto, se a própria MWM, que respeito muito, me diz: Pode usar o volante rígido, eu uso! Me perdoe todos os bons mecânicos, mas até hoje não vi nenhum relato de prejuízo ao motor ou à caixa (como a css adora falar).
    Abs

    Ok amigo, se voce mesmo disse que eles passam por milhares de testes (o que eh verdade), me explique, PORQUE eles colocariam um volante que estraga facil, custa carissimo, para os clientes reclamarem do produto( O veiculo todo em si)??
    Se a peça trouxesse apenas menos ruido para o conjunto??? O motor diesel sempre vai vibrar e fazer muito barulho msm!
    Desculpe minha ignorancia, mas me explique por favor!
    Ja falei com outros donos de frontier, que colocaram o rigido e raxou o virabrequim. Outros trocaram 1 semana depois de colocar o rigido.
    MAAASss vou perguntar para um colega meu que trabalha na MWM, com certeza ele vai me informar exatamente oq é o certo!
    Se eu estiver enganado.. te informo aki msm!
    Abraço
    Ford Explorer XLT 4x4 Auto 1994 -- Pro Comp es9000, susp lift 2'', 31x10,5R15 General Tire GRABBER, Bull Bar, Hella 700FF

  • #278
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    Citação Postado originalmente por Alemao94 Ver Post
    Olá amigo,

    Acho que não é nem o caso de perguntar a um bom mecânico. É o caso de perguntar ao próprio fabricante do motor que projetou e desenvolveu com milhares de horas de testes. A MWM. A resposta dela foi um volante rígido! Portanto, se a própria MWM, que respeito muito, me diz: Pode usar o volante rígido, eu uso! Me perdoe todos os bons mecânicos, mas até hoje não vi nenhum relato de prejuízo ao motor ou à caixa (como a css adora falar).
    Abs

    Ok amigo, se voce mesmo disse que eles passam por milhares de testes (o que eh verdade), me explique, PORQUE eles colocariam um volante que estraga facil, custa carissimo, para os clientes reclamarem do produto( O veiculo todo em si)??
    Se a peça trouxesse apenas menos ruido para o conjunto??? O motor diesel sempre vai vibrar e fazer muito barulho msm!
    Desculpe minha ignorancia, mas me explique por favor!
    Ja falei com outros donos de frontier, que colocaram o rigido e raxou o virabrequim. Outros trocaram 1 semana depois de colocar o rigido.
    MAAASss vou perguntar para um colega meu que trabalha na MWM, com certeza ele vai me informar exatamente oq é o certo!
    Se eu estiver enganado.. te informo aki msm!
    Abraço
    Ok amigo, lhe informo com prazer.

    O mesmo motor MWM Sprint 2.8 que equipa a Xterra e Frontier também equipa o Troller. O Troller, com o mesmo motor e caixa praticamente iguais não possui volante bi-massa e sim o rígido de fábrica. Como um pouquinho de vibração (mas um pouquinho mesmo, quase imperceptível) não era um problema para a viatura, os engenheiros adotaram o volante rígido.

    A Xterra e a Frontier eram carros muito caros e o perfil do comprador que a Nissan queria atingir exigia o máximo de conforto possível, então os engenheiros da NISSAN e MWM acharam melhor adotar o volante bi-massa ao invés de adotar o rígido que equipava o Troller.

    Como o volante bi-massa era muito caro, a MWM lançou um volante rígido para a Xterra/Frontier que atende da mesma forma a durabilidade do motor e caixa.

    Acho que está bem explicado.

    Abs.

  • #279
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    .

    Realmente, faz sentido.
    Mas ainda vou lhe passar o que o meu amigo da MWM me disser sobre estes volantes!
    Abraço.
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  • #280
    Citação Postado originalmente por Alemao94 Ver Post
    Realmente, faz sentido.
    Mas ainda vou lhe passar o que o meu amigo da MWM me disser sobre estes volantes!
    Abraço.
    Acho que o pessoal andou instalando por aí foi volante paralelo ou soldado, com balanceamento deficiente. Ai vai quebrar mesmo.

    Meu meca atual veio com esta, quando falei que estava com o rígido, veio com esta história.
    Daí perguntei se ele já tinha visto virabrequim quebrado de frontier quebrado por volante rígido, pessoalmente, o ele disse que não. Depois lhe perguntei se tinha conhecimento de problemas cronicos nos trollers 2.8 por terem um volante rígido e motor MWM, ele disse que desconhecia. E olha quer ele trabalha com o pessoal do jipe clube de Brasília.
    4X4 Brasil
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  • #281
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    Mais um caso do bimassa falido

    Olá amigos,

    estou com minha Wahine (frontier 2006 4x4 turbo diesel com 90.000km) no cavalete pela segunda vez este ano por conta do atuador da embreagem.

    A primeira vez, foi feito o serviço numa oficina sem muita especialização em caminhonetes nem em diesel, troquei somente o atuador por um original de 380,00. O mecanico me informou na época com 80.000km que eu ainda tinha embreagem suficiente e não precisaria trocá-la. Ela nunca tinha apresentado barulho de bater lata nem estava patinando. Fiquei satisfeito apesar de ter achado carissima a mao de obra de 500,00 reais para sacar o cambio.

    A uns 3.000 km atrás comecei a notar uma vibração estranha ao retomar com força após uma lombada, ou numa saída mais brusca, e até mesmo numa retomada mais crítica. Fiquei com medo de ser algo no cardan, ou no diferencial entao passei a pilotar mais maneiro pro barulho não aparecer mas ja devia ser a embreagem patinando. Como estou sempre no litoral, nao sei se é a umidade ou a maresia que deixa minhas baterias fracas, o que sei é que por conta de uma bateria fraca comecei a perceber o tal barulho de bater lata ao dar a partida. Este barulho foi aumentando até que uma hora o pedal da embreagem baixou de vez e eu ja nao conseguia mais trocar as marchas.

    Parei então no mecanico. Desta vez um mecanico especializado em preparação de pickups para rally muito experiente. Ao baixar o cambio pensando ser somente o atuador eis que o problema maior foi no Volante do motor. Segundo ele o mal uso da embreagem, descanso do pé sobre o pedal e trafego em baixa velocidade em marchas altas, combinado com a falta de sangria e troca semestral do fluido de embreagem foi o causador do estrago. Como peguei o carro com 70.000km, nao sei como pilotava o antigo dono então acredito que possa bem ter sido este o problema. Ainda segundo o mecanico, uma oscilação maior que o comum do sistema bimassa gasta a embreagem mais rapidamente e o aumento da pressão acaba estourando o atuador justamente para não estourar o virabrequim ou as engrenagens do cambio.

    Ao procurar as peças me deparei com a dúvida da abertura deste tópico. Bimassa ou Rígido?

    A diferença de preços não é o que mais me incomoda, e sim a duvida em saber qual sistema vai durar mais tempo sem dar problemas. Pois 90.000 km para uma peça de 1500 reais é muito pouco no caso do bimassa, mesmo sabendo que é a melhor opção dentro de sua vida útil, sendo que uma rigida de 1000 reais pode durar cerca de 300.000 km ou mais, só que não sabemos se este aumento de vibração vai ficar estourando meu atuador a cada 10.000 km e diminuindo a durabilidade da embreagem, além disso fica a dúvida em saber se o sistema não vai ficar fragilizado podendo comprometer motor, cambio, cardan, diferencial...

    Pelo que pude ver, parece que o projeto do sr. Luis de Manaus é o mais garantido! Pois diz ser bem mais duravel que o bimassa e bem mais suave que o rígido mwm. A seu favor tem a luk que esta produzindo plato e disco especificos para ele (sera que é verdade?) e os 3 anos de garantia que ele oferece. Mas como acreditar se estou a tantos kms de distancia, e nao temos muitas pessoas utilizando. Soube que ele vendeu 250 destes para S10 e 76 para Frontier, mas o número me parece baixo. Como poderia a Luk produzir discos e platos especificos para um numero tao baixo de pedidos? Me disseram também que ele ganhou um premio de inovação com o volante da Frontier 2012. A duvida só aumenta. Mas acho que se ele me oferecer uma boa forma de pagamento e uma garantia real que o produto vai chegar aqui e vai ser facilmente instalado pelo meu mecanico e que nao vai me dar problema, e que se der problema ele vai me pagar a mao de obra. Aí eu compro dele!

    Vamos ver na segunda-feira o que eu decido! postarei aos amigos do forum!

    Abraços

    Tiago

  • #282
    Tiago, vc já andou em uma fronteir ou Xterra com o volante rígido original da MWM?


    Citação Postado originalmente por Tiagom Ver Post
    Olá amigos,

    estou com minha Wahine (frontier 2006 4x4 turbo diesel com 90.000km) no cavalete pela segunda vez este ano por conta do atuador da embreagem.

    A primeira vez, foi feito o serviço numa oficina sem muita especialização em caminhonetes nem em diesel, troquei somente o atuador por um original de 380,00. O mecanico me informou na época com 80.000km que eu ainda tinha embreagem suficiente e não precisaria trocá-la. Ela nunca tinha apresentado barulho de bater lata nem estava patinando. Fiquei satisfeito apesar de ter achado carissima a mao de obra de 500,00 reais para sacar o cambio.

    A uns 3.000 km atrás comecei a notar uma vibração estranha ao retomar com força após uma lombada, ou numa saída mais brusca, e até mesmo numa retomada mais crítica. Fiquei com medo de ser algo no cardan, ou no diferencial entao passei a pilotar mais maneiro pro barulho não aparecer mas ja devia ser a embreagem patinando. Como estou sempre no litoral, nao sei se é a umidade ou a maresia que deixa minhas baterias fracas, o que sei é que por conta de uma bateria fraca comecei a perceber o tal barulho de bater lata ao dar a partida. Este barulho foi aumentando até que uma hora o pedal da embreagem baixou de vez e eu ja nao conseguia mais trocar as marchas.

    Parei então no mecanico. Desta vez um mecanico especializado em preparação de pickups para rally muito experiente. Ao baixar o cambio pensando ser somente o atuador eis que o problema maior foi no Volante do motor. Segundo ele o mal uso da embreagem, descanso do pé sobre o pedal e trafego em baixa velocidade em marchas altas, combinado com a falta de sangria e troca semestral do fluido de embreagem foi o causador do estrago. Como peguei o carro com 70.000km, nao sei como pilotava o antigo dono então acredito que possa bem ter sido este o problema. Ainda segundo o mecanico, uma oscilação maior que o comum do sistema bimassa gasta a embreagem mais rapidamente e o aumento da pressão acaba estourando o atuador justamente para não estourar o virabrequim ou as engrenagens do cambio.

    Ao procurar as peças me deparei com a dúvida da abertura deste tópico. Bimassa ou Rígido?

    A diferença de preços não é o que mais me incomoda, e sim a duvida em saber qual sistema vai durar mais tempo sem dar problemas. Pois 90.000 km para uma peça de 1500 reais é muito pouco no caso do bimassa, mesmo sabendo que é a melhor opção dentro de sua vida útil, sendo que uma rigida de 1000 reais pode durar cerca de 300.000 km ou mais, só que não sabemos se este aumento de vibração vai ficar estourando meu atuador a cada 10.000 km e diminuindo a durabilidade da embreagem, além disso fica a dúvida em saber se o sistema não vai ficar fragilizado podendo comprometer motor, cambio, cardan, diferencial...

    Pelo que pude ver, parece que o projeto do sr. Luis de Manaus é o mais garantido! Pois diz ser bem mais duravel que o bimassa e bem mais suave que o rígido mwm. A seu favor tem a luk que esta produzindo plato e disco especificos para ele (sera que é verdade?) e os 3 anos de garantia que ele oferece. Mas como acreditar se estou a tantos kms de distancia, e nao temos muitas pessoas utilizando. Soube que ele vendeu 250 destes para S10 e 76 para Frontier, mas o número me parece baixo. Como poderia a Luk produzir discos e platos especificos para um numero tao baixo de pedidos? Me disseram também que ele ganhou um premio de inovação com o volante da Frontier 2012. A duvida só aumenta. Mas acho que se ele me oferecer uma boa forma de pagamento e uma garantia real que o produto vai chegar aqui e vai ser facilmente instalado pelo meu mecanico e que nao vai me dar problema, e que se der problema ele vai me pagar a mao de obra. Aí eu compro dele!

    Vamos ver na segunda-feira o que eu decido! postarei aos amigos do forum!

    Abraços

    Tiago
    Xterra 2005/2005

  • #283
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    Cool volante da frontier

    oi.eu falou de fortaleza galera e tenhou uma frontier attach e quando comprei tinha 70.000km e rodei ate 120.000km com o volante e o kit de embreagem original,começou a ficar trister e com uma dor de cabeça com um barulho muito ruin no carro nao andava parecia um carro a gas natural era ruin,levei pra oficina de um amigo meu q e autorizada da mwm aqui em fortaleza e ele disse q era o volante ai procurei o volante dela original e nao encontrei,liquei pra ele e ele disse q so estava colocando o rigido em todas frontier ,ai comprei o volante e os parafusso e o kit de embreagem tudo MWM e ele trocou pra mi mas nao gostei por que ela ficou vibrando e e com o pedalo da embreagem trepidano e eu fiquei errado marchas e agora ela ta como se tivesse o cadãn rocano o barulho chato o q posso fazer pra resolver isso com essa peças ja comprada e no lugar...obrigado ....

  • #284
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    Citação Postado originalmente por marcio_bispo Ver Post
    Tiago, vc já andou em uma fronteir ou Xterra com o volante rígido original da MWM?
    Marcio, ainda não andei numa frontier com volante rigido, ouvi alguns relatos de quem esta usando, alguns relatam uma vibração ruim outros relatam nao perceberem mudança alguma. O lance é que ao rodar com o veículo com o bimassa estourado outras coisas acabam estragando além do desgaste prematuro da embreagem e do atuador, como é o caso do desgaste da bucha do rolamento do cardan e o desgaste dos conxins do cambio. O efeito dominó não para aí e pode acontecer o desalinhamente e até o empenamento do eixo cardan. Com isso a vibração fica muito forte. Pode ser este o problema do Eraldo Batata.

    Eraldo, sugiro a vc que procure algum especialista em cardan para um possivel alinhamento ou se for o caso um desempenamento do eixo cardan.

    Outra sugestão que o meu meca me deu foi a de adaptar um cardan sem este rolamento e sem a bucha. Nunca mais eu teria problema com isso. Nao fiz pois o rolamento com a bucha custa de 70 a 250 reais no mercado e essa adaptação ficaria em torno de 1000 reais.

  • #285
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    Cool sera q a frontier é uma dor de cabeça?

    tiagom,cara eu achou q meu problema nao é com cadan nao cara,pq fiz a serviço nele esse dias tambem coloquei as cruzeta da D-10 com graxeiro e a mesma coisa da frontier,pq era original ainda, e o rolamento de centro q quazer q nao achou mas achei...e tambem tivi um problema de foga nos cavalete de piça de freio quazer nao achou pino mas achei e mandei embucha os cavaletes,e outra cara as peças dela tudo e dificil,e quando acha e da marca GM...cara nao sei o q fazer mas ja gastei 4mil reais e nada...valeu galera.....

  • #286
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Volante do Motor


    Parece que há uma confusão sobre esse assunto.

    A MWM recomenda dois volantes para seus motores, o bi-massa que pesa aprox. 17 kg e o rígido que pesa aprox. 27kg.

    Essa diferença de peso tem um motivo. A empresa que projetou o motor não iria criá-la atoa.

    Acredito que o que fode o motor, como o Márcio Bispo citou, é o uso de volantes diferentes destes. Por exemplo, os da marca MK (rígido)que pesam 17 kg, os bi-massas soldados que passam a ser rígidos com 17 kg e todos os outros que fujam dessa regra da MWM, 17 kg bi-massa e 27 kg rígido.

    É bom verificar esses detalhes.

  • #287
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    Estou sentindo que vou ter que trocar meu volante em breve e estou inclinado a comprar com o Sr Kazu , de BrusqueSC, Gostaria que o nosso colega Karlan, se possível, postasse mais informações sobre o mesmo, já que êle colocou em sua PKP.
    FRONTIER ATTACK 4 X 4 180 HP.

  • #288
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
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    Caro Tiago, sou amigo e cliente do centro automotivo platinado, de propriedade do sr. Luis.
    Posso garantir que em termos de off-road, picapes e jipes ele é o melhor aqui da nossa região. Dono de uma genialidade incrível.
    O produto dele realmente é bom e confiável e pode acreditar que a Luk fornece pra ele. Os volantes são fundidos em uma empresa de São Paulo e usinados em Manaus e como disse, os kits de embreagem são todos Luk.
    Quanto ao prêmio de Inovação, também é verdade. Ele ganhou na categoria prata. Veja o facebook do centro automotivo platinado e a matéria de que saiu no site da FIEAM:

    https://www.facebook.com/centroautom...tinado?fref=ts

    Sistema FIEAM » Fieam » PQA 2012 revela vencedores

    Não vou ficar fazendo apologia para um e desmerecendo outros, apenas afirmo com convicção que o produto é bom e tem garantia, independente de onde vc esteja.

    Um grande abraço.

    Citação Postado originalmente por Tiagom Ver Post
    Olá amigos,

    estou com minha Wahine (frontier 2006 4x4 turbo diesel com 90.000km) no cavalete pela segunda vez este ano por conta do atuador da embreagem.

    A primeira vez, foi feito o serviço numa oficina sem muita especialização em caminhonetes nem em diesel, troquei somente o atuador por um original de 380,00. O mecanico me informou na época com 80.000km que eu ainda tinha embreagem suficiente e não precisaria trocá-la. Ela nunca tinha apresentado barulho de bater lata nem estava patinando. Fiquei satisfeito apesar de ter achado carissima a mao de obra de 500,00 reais para sacar o cambio.

    A uns 3.000 km atrás comecei a notar uma vibração estranha ao retomar com força após uma lombada, ou numa saída mais brusca, e até mesmo numa retomada mais crítica. Fiquei com medo de ser algo no cardan, ou no diferencial entao passei a pilotar mais maneiro pro barulho não aparecer mas ja devia ser a embreagem patinando. Como estou sempre no litoral, nao sei se é a umidade ou a maresia que deixa minhas baterias fracas, o que sei é que por conta de uma bateria fraca comecei a perceber o tal barulho de bater lata ao dar a partida. Este barulho foi aumentando até que uma hora o pedal da embreagem baixou de vez e eu ja nao conseguia mais trocar as marchas.

    Parei então no mecanico. Desta vez um mecanico especializado em preparação de pickups para rally muito experiente. Ao baixar o cambio pensando ser somente o atuador eis que o problema maior foi no Volante do motor. Segundo ele o mal uso da embreagem, descanso do pé sobre o pedal e trafego em baixa velocidade em marchas altas, combinado com a falta de sangria e troca semestral do fluido de embreagem foi o causador do estrago. Como peguei o carro com 70.000km, nao sei como pilotava o antigo dono então acredito que possa bem ter sido este o problema. Ainda segundo o mecanico, uma oscilação maior que o comum do sistema bimassa gasta a embreagem mais rapidamente e o aumento da pressão acaba estourando o atuador justamente para não estourar o virabrequim ou as engrenagens do cambio.

    Ao procurar as peças me deparei com a dúvida da abertura deste tópico. Bimassa ou Rígido?

    A diferença de preços não é o que mais me incomoda, e sim a duvida em saber qual sistema vai durar mais tempo sem dar problemas. Pois 90.000 km para uma peça de 1500 reais é muito pouco no caso do bimassa, mesmo sabendo que é a melhor opção dentro de sua vida útil, sendo que uma rigida de 1000 reais pode durar cerca de 300.000 km ou mais, só que não sabemos se este aumento de vibração vai ficar estourando meu atuador a cada 10.000 km e diminuindo a durabilidade da embreagem, além disso fica a dúvida em saber se o sistema não vai ficar fragilizado podendo comprometer motor, cambio, cardan, diferencial...

    Pelo que pude ver, parece que o projeto do sr. Luis de Manaus é o mais garantido! Pois diz ser bem mais duravel que o bimassa e bem mais suave que o rígido mwm. A seu favor tem a luk que esta produzindo plato e disco especificos para ele (sera que é verdade?) e os 3 anos de garantia que ele oferece. Mas como acreditar se estou a tantos kms de distancia, e nao temos muitas pessoas utilizando. Soube que ele vendeu 250 destes para S10 e 76 para Frontier, mas o número me parece baixo. Como poderia a Luk produzir discos e platos especificos para um numero tao baixo de pedidos? Me disseram também que ele ganhou um premio de inovação com o volante da Frontier 2012. A duvida só aumenta. Mas acho que se ele me oferecer uma boa forma de pagamento e uma garantia real que o produto vai chegar aqui e vai ser facilmente instalado pelo meu mecanico e que nao vai me dar problema, e que se der problema ele vai me pagar a mao de obra. Aí eu compro dele!

    Vamos ver na segunda-feira o que eu decido! postarei aos amigos do forum!

    Abraços

    Tiago
    Troller 2005 - Bodó do MAO
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