Postado originalmente por
Tiagom
Olá amigos,
estou com minha Wahine (frontier 2006 4x4 turbo diesel com 90.000km) no cavalete pela segunda vez este ano por conta do atuador da embreagem.
A primeira vez, foi feito o serviço numa oficina sem muita especialização em caminhonetes nem em diesel, troquei somente o atuador por um original de 380,00. O mecanico me informou na época com 80.000km que eu ainda tinha embreagem suficiente e não precisaria trocá-la. Ela nunca tinha apresentado barulho de bater lata nem estava patinando. Fiquei satisfeito apesar de ter achado carissima a mao de obra de 500,00 reais para sacar o cambio.
A uns 3.000 km atrás comecei a notar uma vibração estranha ao retomar com força após uma lombada, ou numa saída mais brusca, e até mesmo numa retomada mais crítica. Fiquei com medo de ser algo no cardan, ou no diferencial entao passei a pilotar mais maneiro pro barulho não aparecer mas ja devia ser a embreagem patinando. Como estou sempre no litoral, nao sei se é a umidade ou a maresia que deixa minhas baterias fracas, o que sei é que por conta de uma bateria fraca comecei a perceber o tal barulho de bater lata ao dar a partida. Este barulho foi aumentando até que uma hora o pedal da embreagem baixou de vez e eu ja nao conseguia mais trocar as marchas.
Parei então no mecanico. Desta vez um mecanico especializado em preparação de pickups para rally muito experiente. Ao baixar o cambio pensando ser somente o atuador eis que o problema maior foi no Volante do motor. Segundo ele o mal uso da embreagem, descanso do pé sobre o pedal e trafego em baixa velocidade em marchas altas, combinado com a falta de sangria e troca semestral do fluido de embreagem foi o causador do estrago. Como peguei o carro com 70.000km, nao sei como pilotava o antigo dono então acredito que possa bem ter sido este o problema. Ainda segundo o mecanico, uma oscilação maior que o comum do sistema bimassa gasta a embreagem mais rapidamente e o aumento da pressão acaba estourando o atuador justamente para não estourar o virabrequim ou as engrenagens do cambio.
Ao procurar as peças me deparei com a dúvida da abertura deste tópico. Bimassa ou Rígido?
A diferença de preços não é o que mais me incomoda, e sim a duvida em saber qual sistema vai durar mais tempo sem dar problemas. Pois 90.000 km para uma peça de 1500 reais é muito pouco no caso do bimassa, mesmo sabendo que é a melhor opção dentro de sua vida útil, sendo que uma rigida de 1000 reais pode durar cerca de 300.000 km ou mais, só que não sabemos se este aumento de vibração vai ficar estourando meu atuador a cada 10.000 km e diminuindo a durabilidade da embreagem, além disso fica a dúvida em saber se o sistema não vai ficar fragilizado podendo comprometer motor, cambio, cardan, diferencial...
Pelo que pude ver, parece que o projeto do sr. Luis de Manaus é o mais garantido! Pois diz ser bem mais duravel que o bimassa e bem mais suave que o rígido mwm. A seu favor tem a luk que esta produzindo plato e disco especificos para ele (sera que é verdade?) e os 3 anos de garantia que ele oferece. Mas como acreditar se estou a tantos kms de distancia, e nao temos muitas pessoas utilizando. Soube que ele vendeu 250 destes para S10 e 76 para Frontier, mas o número me parece baixo. Como poderia a Luk produzir discos e platos especificos para um numero tao baixo de pedidos? Me disseram também que ele ganhou um premio de inovação com o volante da Frontier 2012. A duvida só aumenta. Mas acho que se ele me oferecer uma boa forma de pagamento e uma garantia real que o produto vai chegar aqui e vai ser facilmente instalado pelo meu mecanico e que nao vai me dar problema, e que se der problema ele vai me pagar a mao de obra. Aí eu compro dele!
Vamos ver na segunda-feira o que eu decido! postarei aos amigos do forum!
Abraços
Tiago